• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O anime está em declínio segundo os coreanos

Turgon

犬夜叉
Num artigo que está a gerar bastante controvérsia nas redes sociais do Japão, o Hankyoreh reportou que “O anime está em declínio” devido a problemas estruturais como a falta de inovação, a exploração laboral nos estúdios de animação e a dependência excessiva de títulos antigos.

O jornal sul-coreano afirma que a indústria anime perdeu a capacidade de atrair novas gerações de fãs e na sua análise destaca 3 pontos:

3 razões para o declínio do Anime

  • A idade média dos colaboradores do setor ultrapassa os 40 anos, o que reflete a falta de renovação geracional.
  • As produções atuais dependem excessivamente de remakes e continuações de obras clássicas, limitando o surgimento de novas histórias.
  • Jovens talentos preferem trabalhar em videojogos e outras mídias digitais devido às péssimas condições de trabalho no setor anime.
Além disso, o artigo argumenta que a inovação, que foi um motor de sucesso nas últimas décadas, foi substituída por fórmulas repetitivas que se baseiam na nostalgia em vez de riscos criativos.

Claro que dada a rivalidade entra Coreia do Sul e Japão, o artigo muito rapidamente se tornou viral, com muitos a considerar as críticas infundadas e destacam o sucesso global de franquias atuais como Kimetsu no Yaiba, Jujutsu Kaisen e Attack on Titan.

 
Matéria corajosa do sul coreano apontando alguns defeitos da animação japonesa, ainda mais por conta da rivalidade entre Japão e Coréia do Sul.

Em partes eu vejo como verdade alguns apontamentos, mesmo não tendo lido a matéria inteira, pois não está disponível. A reciclagem no Japão é real, assim como está acontecendo muito nos cinemas americanos. Dragon Ball Daima, Samurai X, One Piece (que está recebendo outro remake), entre outros títulos colaboram bastante para esta imagem. Ano passado tivemos temporadas sem nenhum título importante e praticamente tudo de isekai, com histórias bem fracas. Claro que temos ainda bons títulos saindo como Demon Slayer em destaque.

Em relação as péssimas condições de trabalho, meio que sabemos que isto é real. A facilidade hoje de entrar em outro ramo, como os videgames, torna mais atrativo realmente para quem quer ser artista. Mesmo que seja para escrever histórias para algum game em si.

Eu não diria que hoje está em declínio, mas as chances são grandes de isto acontecer nos próximos 5 - 10 anos caso o setor não se atualize. Já surgiram até ideias de tornar os episódios mais curtos, já que 20 minutos é muito tempo de vídeo para a nova geração.
 
O problema na indústria japonesa dos animes não é a falta de originalidade, e sim a falta de oportunidade aos que tem novas ideias, a própria indústria quando da essa oportunidade não espera a ideia ser experimentada pelo publico e já rejeita com pouco tempo de tela, e outra é financeiramente não vale apena ser um profissional nesta área, explorasse muito e se paga pouco, o próprio Japão já não suporta mais esse tipo de exploração de mão de obra, se não concertarem isto a animação tendera a vira uma arte feita por IAs e repetitiva.

E salientando que se quiserem conquistar a geração alfa terão de usar o estilo netflix, muita explicação falada a ponto de assistirem o anime sem de fato esta assistindo a tela, já que eles vem animes sem estarem olhando para tela e apenas a usam como som de fundo para estarem olhando alguma rede social.
 
este ponto das infindaveis reciclagens, remakes, reboots e etc é um mal que está afetando hollywood na mesma medida.

Creio ser uma mistura de executivos com pouca coragem em bancar algo realmente novo, custos de produção que vem crescendo e ainda não atingiram o topo da curva, devido a constantes avanços de efeitos e resolução de imagem e um entendimento distorcido do que o publico quer...

Eu não vi nenhum remake/reboot/etc de animes ainda, mas nos universos ficcionais famosos de hollywood, o que tenho visto é uma produção com um nome famoso, mas muitas vezes enredos que destoam totalmente do que aquele universo ficcional era, inclusive varias vezes reescrevendo canone desses universos e descaracterizando personagens como se fosse algo aceitável e bom, e trazendo elementos que estão na moda, muitas vezes mal representados ou estereotipados, um baita deserviço em todos os aspectos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back
Topo