Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase
Ontem mesmo estava discutindo com meu amigo sobre as diferenças entre O Hobbit e os outros livros do professor. Ele me dizia que não conseguia ver nO Hobbit os elementos tolkienianos, que se falassem que o livro fora escrito por outro autor seria fácil acreditar. Talvez nesse ponto, se houvesse tido essa revisão conversas como essa não ocorreriam.
Eu faço uma leitura um pouquinho diferente. E consigo ver nas duas obras as características literárias do professor.
O Hobbit é mais bobinho, alegre, leve porque é uma história que é contada a partir do ponto de vista dos hobbits, ora, nada mais lógico que retratar os elfos como brincalhões, trolls como bobalhões e termos vários versos entremeando a história. Era assim que os hobbits viam e viviam sua vida, por assim dizer em seu "mundinho cor-de-rosa" afastado de tudo e todos de fora de seus domínios. Não era à toa que aqueles que se aventuravam para as terras estrangeiras não eram vistos com bons olhos.
A primeira parte dO Hobbit então reflete isso, é mais bobinha, alegre e leve. Com o desenrolar da história a perspectiva hobbit vai ampliando-se (sob o ponto de vista do Bilbo), ganhando matizes acinzentadas e "preparando o terreno" de forma perfeita para a literatura sombria de SdA. Neste, os hobbits já têm um maior "conhecimento" das terras estrangeiras, o poder maléfico de Sauron já estende suas garras até bem próximo do Condado, o "mundinho cor-de-rosa" ganha outras tonalidades mais próximas ao negro. É preciso crescer e se permitir conhecer melhor as outras criaturas. Passamos a conhecer melhor os elfos (sob o ponto de vista dos hobbits, é importante frisar) e aprendemos que eles não são aqueles brincalhões que se pensava anteriormente. Os hobbits deixam de pensar apenas em seu mundinho para lutar pela integridade do mundo como um todo. É o desfecho perfeito e grandioso para a história bobinha deixada lá atrás.
Alguns podem até comentar, mais e quanto ao Silmarillion? Não é O Hobbit um contraponto perdido no meio do nada entre o Silma e o SdA? Bem, eu não acho. As histórias do Silma são narradas sob o ponto de vista de valar, elfos e homens. São acontecimentos restritos e conhecidos apenas por estes e seus descendentes. Desses acontecimentos os hobbits nada sabiam e só vão conhecer algo sobre quando passam a ir às terras estrangeiras e ampliam seus horizontes. É o pano de fundo histórico servindo muito bem às histórias narradas mais a frente.
Mas é como o Tilion disse, se Tolkien tivesse terminado de reescrever a obra. Nada do que escrevi acima seria válido, essa leitura não seria feita. Por isso, só posso ficar feliz de que ele não o tenha terminado.
PS: mas não deixaria de ler a "nova versão" se esta caísse em minhas mãos.