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Por que as pessoas ainda não caíram de amores pela casa inteligente?

Fúria da cidade

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Imagem: Getty Images

Quando Chris Petrock, de 47 anos, comprou uma casa de três quartos e três andares em Norwalk, Connecticut (EUA), em março passado, ele decidiu torná-la inteligente, um lugar onde poderia controlar as luzes, geladeira, termostato, televisores, câmeras de segurança e tudo mais com o som de sua voz ou um clique em seu smartphone.

Alguns amigos e familiares eram céticos. "Eu acho que muitos dos meus amigos estão com medo disso", disse ele. Mas Petrock prosseguiu, comprando um pacote de aparelhos inteligentes da Samsung e outros dispositivos; somente a instalação do sistema de alarme de segurança exigia a ajuda de um técnico.
Ele disse que gosta de verificar sua casa remotamente de seu telefone durante o dia:

Eu assisto minha cachorra. Eu gosto de ver o que ela está fazendo

E ele usa a tela de toque e o assistente de voz Bixby da Samsung em sua geladeira inteligente para tocar música, pedir um Uber, procurar receitas e até ver quem está tocando a campainha.
Mas não foi o fato de tudo isso parecer legal que motivou Petrock. O grande ponto de motivação foi aumentar o valor de sua casa:

É a onda do futuro. Eu sei que muitas famílias vão querer isso. Para o valor de revenda, é ótimo!
De fato, 59% dos adultos americanos pesquisados em 2018 disseram que estavam interessados em usar um dispositivo doméstico inteligente, de acordo com a Forrester Research.

Para muitos, a entrada no mundo na internet das coisas (IoT, na sigla inglês) tem sido por meio da crescente popularidade de alto-falantes inteligentes, como o Amazon Echo e o Google Home, cujos assistentes de voz podem responder perguntas, tocar música, pedir comida, ler notícias, organizar um Uber e controlar outros dispositivos inteligentes conectados.

A Forrester prevê que mais de 66 milhões de domicílios nos Estados Unidos contarão com alto-falantes inteligentes até 2022, contra 26 milhões em 2018. O número de residências com outros dispositivos inteligentes, como geladeiras, aspiradores, sistemas de irrigação no quintal e fechaduras vai dobrar para 26,7 milhões em 2022 --ou cerca de 20% dos domicílios nos Estados Unidos-- de 12,2 milhões em 2018, segundo projeção da Forrester.

Para muitas pessoas, tudo gira em torno da conveniência e da velocidade. "Os consumidores não querem apenas essa conveniência, eles esperam por ela, eles exigem isso", disse Charles Henderson, diretor global da X-Force Red, uma equipe de hackers profissionais da IBM Security.

Mas o caminho para a adoção em massa de uma casa inteligente provavelmente será longo e acidentado. Embora o número e a natureza dos dispositivos inteligentes estejam aumentando a cada dia, as pessoas têm sido relativamente lentas para realmente comprá-los e instalá-los.

É um espaço muito confuso e há muito barulho nisso

Frank Gillett
, principal analista da Forrester.
Comprar, configurar e conectar dispositivos inteligentes pode ser caro, complicado e demorado. De fato, até um terço dos alto-falantes inteligentes ainda estão em suas caixas, de acordo com a Forrester.
"Você precisa que as pessoas tenham paciência e estejam confortáveis ao trabalhar com várias etapas de instrução", disse ele.

Segurança, privacidade e confiança continuam sendo uma grande preocupação entre os proprietários de alto-falantes inteligentes. É uma preocupação de que um "big brother que está nos ouvindo", disse Charles Golvin, diretor de pesquisa da Gartner, uma empresa de pesquisa e consultoria.

Em uma pesquisa da Gartner em 2017 sobre proprietários de alto-falantes inteligentes nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, 44% disseram que estariam mais dispostos a usar um aplicativo virtual de assistente pessoal, como Alexa, Siri ou Google Assistant, se todos os seus dados pessoais estivessem no dispositivo, em vez de serem armazenados na nuvem.

Não é surpresa que nomes conhecidos como Google, Amazon e Apple tenham assumido a liderança no espaço dos alto-falantes inteligentes, e grandes marcas como a Samsung estão criando novidades em aparelhos inteligentes. Mas o resto do universo de dispositivos inteligentes é fragmentado.
"Grande parte da inovação vem de startups e empresas de médio porte", disse Gillett.
No mundo dos aparelhos inteligentes, a Samsung emergiu como líder.

Com sua geladeira inteligente Family Hub, por exemplo, você pode visualizar o conteúdo dela de um smartphone no trabalho, usar um aplicativo de mercearia como InstaCart ou Amazon Prime Now para pedir alimentos necessários para o jantar e entregar a comida antes de chegar em casa. A geladeira inteligente também envia alertas sobre o vencimento de alimentos e oferece receitas através do Meal Planner para refeições que incluem itens que expiram.

A geladeira possui uma grande tela sensível ao toque, alto-falantes e o assistente de voz Bixby que permite criar listas de compras, postar fotos, reproduzir músicas e até controlar outros dispositivos inteligentes da casa, como luzes e termostatos, diretamente da geladeira.

Se a família estiver assistindo a um programa em uma smart TV Samsung na sala de estar, o TV Mirroring permite que alguém assista ao mesmo programa na tela sensível ao toque da geladeira enquanto prepara comida na cozinha.

"As pessoas adoram esse recurso, especificamente na hora do jogo --as pessoas não querem perder uma jogada enquanto preparam comida", disse Adnan Agboatwalla, diretor de programas de inovação da Samsung Electronics America.

"A chave para todo o ecossistema é facilitar a vida do consumidor", disse ele.

Olhando para o futuro, Agboatwalla disse que espera acrescentar serviços de reabastecimento, nos quais uma lavadora e uma secadora, por exemplo, antecipariam, com base em vários ciclos, quando o consumidor precisasse de sabão e amaciante --e os pedissem automaticamente ao mercado de preferência antes que eles acabem.

Mas a demanda por dispositivos inteligentes para o consumidor vai muito além de aparelhos inteligentes, luzes, alto-falantes e termostatos. Gigantes de tecnologia e startups estão lançando dispositivos inovadores de internet das coisas e inteligência artificial em um ritmo de tirar o fôlego --quanto mais esquisito e mais atraente, melhor-- enquanto eles brigam para se destacar em um mercado cada vez mais lotado.

Entre os novatos está a MassageRobotics, uma empresa que oferece massagens corporais em casa, que são feitas por um par de braços robóticos. O fundador Christian Mackin teve a ideia depois de sofrer lesões nas costas e no pescoço durante um acidente de carro na Califórnia, em 2013. Ele passou por uma cirurgia e depois por meses de fisioterapia e massagem terapêutica.

"Eu pensei, eu gostaria de projetar um robô para fazer isso em casa", disse ele.

Então, Mackin, que é dono de uma empresa de engenharia, adquiriu alguns robôs colaborativos, conhecidos como cobots, da Universal Robots, e trouxe um fisioterapeuta para programar os chamados "cobots" para fazer 25 massagens diferentes com um braço robótico em cada lado da mesa de massagem. Os robôs são habilitados para inteligência artificial, respondendo a comandos de voz para alterar a velocidade, a pressão e a localização da massagem, desde um toque leve até uma massagem profunda, dependendo das necessidades e dos ferimentos da pessoa.

Existe até uma palavra segura --pare-- que interromperá imediatamente a massagem. Com cada ajuste ou alteração, uma nova massagem é criada, que se torna parte do banco de dados de massagens do sistema para todos os clientes usarem.

"Obviamente, não é um belo ou uma bela massagista fazendo massagem, mas a ferramenta de massagem é simplesmente fantástica", disse Mackin. "Você não consegue diferenciar." E os robôs nunca se cansam, não esperam dicas e nunca podem enfrentar acusações de má conduta sexual, ele brincou.

Mas não sai barato: um único robô de massagem será vendido por US$ 150 mil quando chegar ao mercado ainda neste ano, embora Mackin espere que o preço caia para entre US$ 50 mil e US$ 75 mil em três anos.
Você é fã de sapatos de grife Jimmy Choo? Nesse caso, há um sapato inteligente do estilista surgindo que não é apenas estiloso, mas pode detectar sinais de doenças crônicas, como Parkinson, esclerose múltipla e Alzheimer, apenas medindo a maneira como você anda. Jimmy Choo juntou-se à ZhorTech para criar o Voyager Boot, que apresenta uma sola Digitsole que mede cadência, velocidade, força de impacto, pronação e outras métricas à medida que a pessoa caminha.

"Há mais de 7.000 terminações nervosas em cada pé diretamente conectadas ao cérebro", disse Karim Oumnia, diretor executivo e fundador da ZhorTech e da Digitsole. E estudos médicos mostram uma relação direta entre a análise da marcha e doenças neurológicas, disse ele. "Podemos até detectar o nível de gravidade das doenças" e acompanhar a progressão ao longo do tempo, afirmou. O Voyager Boot está disponível em três estilos e custa entre US$ 1.795 e US$ 1.895.

Depois, há a camisa lavável esportiva QUS que coleta dados do corpo como taxa de respiração, frequência cardíaca e variabilidade da frequência cardíaca por meio de fios de sensores na camisa e um dispositivo que é encaixado na parte de trás da roupa. Ele coleta os dados durante os treinos e os compara com sessões de exercícios anteriores.

Há também o Hip'Safe, que é um cinto-airbag para idosos e custa cerca de US$ 744, e o B'Safe, um colete airbag para ciclistas, que infla automaticamente quando sensores de movimento detectam que a pessoa está caindo e custa cerca de US$ 700.

A Widex faz um aparelho auditivo inteligente, que usa inteligência artificial para aprender e ajustar as preferências auditivas da pessoa em tempo real, e em breve estará introduzindo um aparelho auditivo sem bateria.

Para os donos de gatos, há a iKuddle, uma caixa de areia para gatos que custa US$ 299 e detecta quando o felino entra na caixa, desodoriza o ar e embala os resíduos em pequenos sacos para facilitar o descarte. E tudo isso pode ser rastreado por meio de um aplicativo.

Na estrada, há o dispositivo inteligente Eyedrive da EyeLights, que permite que um motorista veja as direções de GPS, as listas de reprodução de músicas e as chamadas recebidas por meio de um holograma exibido na janela do carro. Um dispositivo semelhante a um tablet fica no painel do carro e, uma vez conectado ao GPS do telefone e aos aplicativos de música, projetará as direções ou a faixa de música no pára-brisa, de forma grande o suficiente para que todos no carro possam vê-lo. Como é ativado por voz ou gestos, o motorista nunca precisa desviar o olhar da estrada.

Romain Duflot, executivo-chefe e co-fundador da EyeLights, rejeita as sugestões de que o holograma possa ser uma distração para os motoristas, dizendo que desviar o olhar para o telefone é muito mais arriscado. "A distração por telefone ocorre em 52% de todas as viagens que terminaram em um acidente", disse ele. A EyeLights espera que o Eyedrive esteja disponível em fevereiro e no varejo por US$ 299 (embora atualmente possa ser pré-encomendado por meio de sua campanha Indiegogo por US$ 199).

Depois, há o Cupixel Art Box (US$ 59,99), um dispositivo inteligente para o aspirante a artista. O kit e o aplicativo usam realidade aumentada para digitalizar uma foto do iPad da pessoa e sobrepor a imagem a uma tela. A imagem de realidade aumentada fornece uma maneira fácil de rastrear e pintar a imagem. Se você precisar de ajuda ou inspiração, há um bate-papo ao vivo com um artista no aplicativo.

"Damos aos nossos usuários uma maneira infalível de criar arte", disse Elad Katav, co-fundador da Cupixel.
As escolhas de dispositivos inteligentes divertidos, legais e peculiares são aparentemente ilimitadas e continuam se expandindo a cada dia. No final, nenhuma casa inteligente provavelmente será a mesma. Tudo se resume a preferências pessoais.

Gillett acrescentou: "Não há uma casa que você não pode ajustar e agora sua residência é mágica como os Jetsons".

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...ao-cairam-de-amores-pela-casa-inteligente.htm
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Por mais que adore tecnologia, pra mim automatizar totalmente minha casa estaria longe de ser prioritário. Sou mais em priorizar um bom isolamento termo-acústico e geração própria de energia (eólica/solar) para ter mais conforto.
 

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