Pois é, essa base, juntamente de outras, foi fundada pelo regente Túrin II em TE 2901 quando a região de Ithilien foi desocupada devido aos ataques de Orcs. Pelas informações passadas ela foi a que se manteve por mais tempo em operação e seu nome significa "janela para o oeste".
O contingente que a ocupava era um grupo de guardiões chamado "Rangers of Ithilien" que era descendente do povo que vivia na região antes dela ser abandonado. Algo que era perfeito uma vez que quem conhece os segredos da terra tende a ser o povo que vive nela e nisso a base era ótima já que a janela de entrada não podia ser vista do inimigo que vinha do leste.
No local há uma cena solene em SdA em que os homens param ao fim do dia para um momento de respeito a tradição, em meio a um lugar que além de ser um santuário ecológico (uma caverna atrás de uma cachoeira) também era um lugar interditado para civis comuns. Por outro lado os homens das três casas sempre foram protegidos pelo senhor das águas e a proteção do rio era além de simbólica também histórica de acordo com o Silma (Ulmo se compadecia dos homens).