Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
O que imagino a respeito dela, é que, bebido do sangue de Glaurung que possuia o espírito de Morgoth, algo lhe deu uma fração desse espírito, um tanto do poder de Morgoth por assim dizer, e a capacidade de propagar sua maldade e malícia.
Um belo fim e sentença para aquele que tanto sofreu a maldição imposta a sua familia.
Ilmarinen vc diz q nenhum outro objeto de Tolkien teve a capacidade de falar, mas(sempre tem uma mas)se compararmos Gurthang com o Um Anel veremos q tem algumas semelhanças:
Primeira, ambos davam a impresão de carregar parte da enegia vital daquele q os forjou
Segundo, O UM não tinha a capacidade de falar, mas tinha uma certa vontade propia assim como a Gurthang.
Terceiro, ambos pareciam prejudicar todo aquele q não fosse seu metre(criador), ajudando apenas quando isso lhes fo conveniente.
È assim q eu penso,me corrijam se eu estiver errado.
A e mais uma coisa,na versão q eu li, Mordred aparecia como o subrinho de Arthur, e ele disia ser filho de Arthur para ter direito a trono(iiiii, sera q eu estou com uma versão pouco comfiavel da historia de Arthur)
Ilmarinen vc diz q nenhum objeto de Tolkien teve a capacidade de falar, mas(sepre tem uma mas)se compararmos Gurthang com o Um Anel veremos q tem algumas semelhanças:
Primeira, ambos davam a impresão de carregar parte da enegia vital daquele q os forjou
Ah, e mais uma coisa,na versão q eu li, Mordred aparecia como o subrinho q Arthur, e ele disia ser filho de Arthur para ter direito a trono(iiiii, sera q eu estou com uma versão pouco comfiavel da historia de Arthur)
Até onde eu sei ,essa história da Excalibur ser forjada com ferro meteórico é algo, exclusivamente, do filme Excalibur e pode, perfeitamente, ter sido influenciada pela espada do Túrin Turambar e não o contrário, já que o roteirista e o diretor de Excalibur , originalmente, queriam fazer um live action do Senhor dos Anéis e eram,portanto, familiarizados com o Legendarium de Tolkien.
A espada de ferro meteórico mais famosa é a outra espada de Arthur,( daí a confusão), a Clarent, que era a "espada gêmea" de Excalibur em algumas versões ( daí as espadas gêmeas, Anguirel e Anglachel) e tb a verdadeira espada que ele teria arrancado da pedra. Essa sim era uma espada thunderbolt na versão original.
http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main.ThunderboltIron
O análogo mais próximo da Espada de Túrin Turambar na mitologia é a espada amaldiçoada Tyrfing da Hervarar saga ou saga do King Heidrek , the wise, que o filho dele,Christopher Tolkien traduziu!Foi forjada por dois anões: Durin e Dwalin.
http://en.wikipedia.org/wiki/Tyrfing
http://en.wikipedia.org/wiki/Saga_of_King_Heidrek_the_Wise
O funcionamento da maldição da Tyrfing, de que ela mataria sempre que fosse desembainhada, e o fato de trazer má-sorte a seu possuidor , parecem, por exemplo , ter influenciado, também, o Elder Wand do Relíquias da Morte, a Vara Mágica amaldiçoada do último livro de Harry Potter.
Ao fazer o Kalevala, Elias Lonrot implantou elementos dessa história na trama de Kullervo (a principal fonte do conto de Túrin) e é daí que vem a noção da espada do Túrin ser falante e ser usada pelo protagonista amaldiçoado para se suicidar depois de cometer incesto com a irmã sem o saber.
Daí vemos que Tolkien combinou elementos de pelo menos quatro espadas: a amaldiçoada Tyrfing, a espada falante de Kullervo, a espada de Sigurd, que era chamada Bram, Balmung ou Nothung e a Clarent, que em algumas versões, no poema aliterativo de Arthur, foi usada por Mordred para matar seu pai, sendo ele mesmo o produto de um incesto entre dois irmãos.
Por isso que eu digo... abençoado seja o inventor da internet!!! Caraca! Não fazia a mínima idéia de que Arthur tivesse uma espada gêmea a Excalibur. As demais espadas eu já havia lido algo a respeito, para esta informação sobre a Clarent eu tiro o chapéu, parabéns Ilmarinen
Acompanhando o assunto e as opiniões, me lembrei de uma coisa. Há algumas supertições/lendas, folclore até, de que o metal era impregnado pela energia do seu usuário. No caso metais nobres e algumas pedras...
Uma característica incomum para uma espada. Anglachel, no caso, poderia ter essas mesmas características. Existe alguma outra espada lendária com características assim??