• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o tamanho da Terra-média?

• Criador do tópico Criador do tópico Sano
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Qual é o tamanho da Terra média?

Acredito que as dimensões da T-M seria algo equivalente à europa, e talvez o norte da África, já que Tokien falava que a história deveria ser comparada com "algum passado antigo da europa"...e o formato das penínsulas, e o tipo de local :mrgreen:

Mas então ele não calculou exatamente o tamanho?

Você diz a Terra-Média Terra-Média, ou só Endor?

Ela toda. Quer dizer, só o continente de SDA.

Bem, aí fica difícil de ver, porque os únicos mapas que eu vi, da Terra-Média, são da Primeira Era, da época das lampâdas dos Valar ainda, e como muuuiiitttoo tempo já se passou, talvez o mapa tenha se alterado, mas olhando por cima, e presumindo que não tenha havido nenhuma alteração geológica significante na Terra-Média, acho que ela seria um pouco maior que a América Latina, e uma parte bem pequena da América do Norte, acho que até o extremo norte da fronteira do Texas, mas acho que pode até ser menor que isso, mas concerteza maior que a América Latina.

ShidoSan disse:
Você diz a Terra-Média Terra-Média, ou só Endor?
Como assim Terra-média x Endor? Elas são a mesma coisa (S. en = meio / dor = terra). O conjunto de todas as terras, se é a isso que vc se refere, pode ser chamado Arda.

Acho que Tolkien não chegou a calcular o tamanho exato da Terra-média, mas Karen Wynn Fonstad, autora de O Atlas da Terra-média, dá muitos números nesse livro, então duvido que eles se baseiem só em especulações. Haviam muitas diferenças no território mediano entre a Primeira, a Segunda e a Terceira Era. Mas, se você se refere à Terceira, em que Beleriand já afundara e os numenorianos já tinham devastado metade da vegetação, considere mais ou menos isto: na direção oeste-leste, que ela vai das Ered Luin até o Mar de Rhûn; e, em norte-sul, de algumas milhas além de Forodwaith a Harad.

Mesmo sem Beleriand, certamente a Terra-média era enorme. Com ela, acho que superava o tamanho da Ásia. Sem, talvez o da África.

Se você interessa por geografia e dimensões de Arda, não deixe de comprar o Atlas da Terra-média, Sano. É fascinante.

Eriadorion disse:
Mesmo sem Beleriand, certamente a Terra-média era enorme. Com ela, acho que superava o tamanho da Ásia. Sem, talvez o da África.

A Ásia é maior que a África. :mrgreen:

E a Terra-Média também não é tão grande assim. Afinal, a Comitiva demorou um ano pra andar por todos aqueles lugares, contando com paradas que duraram meses em Valfenda e Lothlórien.

E eu tenho no livro "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis", de David Colbert, que a Terra-Média era na verdade a Europa. Claro, bem diferente, mas baseada nela. O Condado seria a Inglaterra e Mordor estaria situada onde hoje é o Mar Negro (coincidência?). Gondor seria "em cima" do Mar Mediterrâneo, e Minas Tirith seria equivalente à Istambul (no passado Constantinopla, que resistiu bravamente durante séculos às investidas eslavas, turcas, etc, lembram?). Também pode-se fazer outras comparações entre TM e a Europa. Frio ao Norte, o perigo que quase sempre vinha do Leste, etc.

Por isso, a Terra-Média seria apenas um pouco maior que a Europa.
Ah, queria em números? Dê uma olhada na escala que tem no mapa. :hanhan:

Última edição:

daeril

vc está cometendo um erro bem comum: considerando a TM TODA como sendo apenas as regiões onde se passam as histórias do SdA. Na verdade ainda tinham muitas terras a leste e ao sul.

SdA é passado na região nordeste da TM (se considerarmos que uma bela parte foi engolida pelo mar, e que o Oeste era desconhecido...)

VAmo para de confusao..A Terra-Media eh na verdade o passado mitico da Europa....Logo, ela eh do tamanho da Europa....Eh soh perceber que os sulistas sao negros, o q representa a Africa, que fica ao sul da Europa...E mais, o proprio tolkien fala em uma de suas cartas que a Tm eh o passado mitico Europeu...Certo...

A Terra-Média incluia a Harad e Rhûn, além da parte ocidental (onde se passa SdA). Só as terras concetradas em SdA dá mais ou menos a Europa (como disse Rama), a Terra-Média (ou Endor) toda era do tamanha da Eurásia (Europa + Asia) e África juntos.

Eriadorion disse:
Como assim Terra-média x Endor? Elas são a mesma coisa (S. en = meio / dor = terra). O conjunto de todas as terras, se é a isso que vc se refere, pode ser chamado Arda.

Na verdade não. Endor é o "país" do meio da Terra-Média, onde estão Gondor, Arnor, o Condado, porém, a Terra-Média é composta por Harad, Endor, e Forod, além de Rhûn como disse o Proview.

Quanto a Harad ser comparação a África, acredito que não. Seria algo mais Árabe, considerando as descrições que são feitas de lá e de seus soldados no SdA. Porém, só há um problema em comparar Endor com uma "Europa" mítica, o que fica no sul, deveria ficar no sudeste, já que as terras Árabes ficam à sudeste da Europa, e não ao sul, e os esquimós não moravam no Norte da Europa, e sim na Groenlândia, e Pólo Sul.

Acho que embaixo no mapa ha uma legenda/ escala, se vc pegar uma regua e medir o mapa e depois comparar com a escala vc vai encontrar a resposta.

ShidoSan, Eriadan tá certo, Endor e Terra-Média são a mesma coisa, sendo que Endor está em Sindarin.
Não há uma denominação para a região onde se passa SdA, só dos locais específicos (Condado, Mordor, Eriador, Rhovannion e etc.).

ShidoSan disse:
Na verdade não. Endor é o "país" do meio da Terra-Média, onde estão Gondor, Arnor, o Condado, porém, a Terra-Média é composta por Harad, Endor, e Forod, além de Rhûn como disse o Proview.
Rapaz, de onde vc tirou isso? :ahn?:

a Terra-Média (ou Endor) toda era do tamanha da Eurásia (Europa + Asia) e África juntos.
E vc, Pro, onde leu essa informação?

Eriadorion disse:
a Terra-Média (ou Endor) toda era do tamanha da Eurásia (Europa + Asia) e África juntos.
E vc, Pro, onde leu essa informação?
Na verdade foi meio que dedução. Em Arda tinham 3 grandes continentes, Aman, Endor e as Terras do Sol. Aman saiu dos Círculos do Mundo e, se não me engano, Tolkien afirma que as Terras do Sol é a America (ainda tem outro que esqueci o nome, mas se assemelha com a Austrália no formato). Então por dedução assumi que Endor é a Eurásia + África.

Não acho que Tolkien afirma diretamente isso, mas é bem embasado.

Segundo algumas análises atuais, a TM tem o tamannho de todos os continentes juntos, se vc comparar Harad e todas as terras, e olhar de maneira panorâmica o mapa, verá que ele é extremamente parecido com o continente Pangéia, q era a união de todos os continentes.
Tolkien deixa claro que não se refere exclusivamente à Europa quando usa os Mumankil (Olifantes) e os Haradrin, Homens de Rhûn, que ele cida os Haradrins "de pele morena" e os homens de Rhûn "com a pele um tanto amarelada e os olhos apertados", dando dimensões da TM a algo que uniria um passado distante da Europa, Ásia e África, nos dando o Pangéia, a junção de todos os continentes, há mais de 180 milhões de anos atrás.
Caso alguém tenha dúvidas, que não tenha muito conhecimento de história e geografia/geologia, pergunte a algum professor de geografia ou história, pedindo que ele compare os mapas de Tolkien com o mapa do pangéia. Como meu pai é geólogo, pra mim foi mais fácil, ams é só ir atrás que vocês chega a essa informação que eu disse.
Quanto ao tempo d eviagem da comitiva, podemos notar que o território em que a comitiva passa equivale a percorrer da Espanha à Grécia, portanto, não foi muita coisa que eles andaram... porém tem outras terras, onde vivem outros povos, como os Haradrin. Onde você pensa que os Olifantes viviam? Com certeza deve ser um lugar árido e beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm grande!!! Não se deve analizar somente os lugares visitados pela comitiva ou por outros personagens de Tolkien, deve se analizar toda uma Biologia, Geografia e História e, claro, lógica...

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back