• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarenta livros para ler antes dos quarenta

Melian

Período composto por insubordinação.
Diário/migus e migas,

sei que todo mundo faz aquele trem do "tantos livros para ler antes dos [insira alguma idade aqui]" e minha mãe disse que eu não sou todo mundo, acontece que "somos todos iguais, todos iguais, mas uns mais iguais que os outros"... cês viram que eu me perdi e não sei mais do que tava falando? Tá, eu também queria fazer algo do tipo, porém ainda estou pensando no formato.

Primeiro, pensei em fazer do jeito que todos fazem: "Quarenta livros para ler antes dos 40 anos" (faço 39 em fevereiro). Depois, pensei: "tá muito vago, pode ou não releitura? E se for livro que eu li, mas não me lembro de nada mais?" Agora, cheguei à fase em que acho que seria legal fazer só com clássicos, mas vou ter paciência para ficar catando clássicos? O lance era fazer com livros que tenho e/ou que eu conseguiria, fácil arrumar para ler no kindle. O que vocês acham de me ajudarem a formatar a ideia? Se for com clássicos, acho que vale releitura, porque eu não sei nada dos clássicos que li, mesmo. hahahahaha

40 clássicos para ler antes dos 40 (aí pensei em 20/20: vinte da literatura brasileira e vinte da literatura universal, o que cês acham/sugerem? AJUDEM-ME!)​

Ah, super válido planejar uma lista assim.
Num é?
Se vai dar tempo de ler tudo, já não sei.
É, acho que um ano é pouco tempo, porque pretendo incluir calhamaços.
Também não sei se precisaria dividir meio a meio com os brasileiros. :hihihi:
:chibata::chibata::chibata:

Suas indicações, quais seriam?

@Mavericco @Finarfin @Ana Lovejoy @Bruce Torres sugestões de clássicos para uma lista batuta?

Gente, eu comecei a marcar, mas venham sem marcação, mesmo, porque esse trem de marcar fica falhando. Migo Daniel, migo Indu, migo Pagz, migo Rafa, miga Clara, todos os migos e migas, venham aqui me ajudar a montar uma listinha. Será que a gente deveria fazer um tópico específico para isso? Sim, né? Algum moderador desmembra este, acho. hahahaha​

Uns livros que eu pessoalmente recomendaria ler antes dos 40, sem pensar muito, e sem ter relido recentemente, são:

O encontro marcado (Fernando Sabino)
O Ateneu (Raul Pompeia)
O deserto dos tártaros (Dino Buzatti)
A pomba (Patrick Süskind)
As brasas (Sándor Márai)
Memórias de Adriano (Marguerite Yourcenar)
O processo (Franz Kafka)
As cidades invisíveis (Italo Calvino)
Cem anos de solidão (Gabo)
Sidarta (Hermann Hesse)
O livro dos abraços (Eduardo Galeano)
A caverna (José Saramago)
Os cus de Judas (Lobo Antunes)
A máquina de fazer espanhóis (V. Hugo Mãe)
Terra sonâmbula (Mia Couto)
Frankenstein (Mary Shelley)
Poesias (Olavo Bilac)
Eu e outros poemas (Augusto dos Anjos)

(Cansei)
Nem entrei na seara do teatro e só tangenciei a poesia muito de leve. Uma lista menos pessoal provavelmente não poderia escapar de sugerir Homero, Dante, Shakespeare e mais uns vinte nomes grandões consagrados.

(Passando pra cá porque não vi que tinha virado tópico próprio)

Meus 40 antes dos 40:
1 - Odisseia, de Homero
2 - Ilíada, de Homero
3 - Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe
4 - O estrangeiro, de Albert Camus
5 - Dom Casmurro, de Machado de Assis
6 - Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
7 - Mrs Dalloway, de Virginia Woolf
8 - A peste, de Albert Camus
9 - A metamorfose, de Franz Kafka
10 - O invasor, de Marçal Aquino
11 - O mundo se despedaça, de Chinua Achebe
12 - Pastoral americana, de Philip Roth
13 - O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues
14 - A hora da estrela, de Clarice Lispector
15 - O livro de Jonas, de sabe-se-quem
16 - O livro de Jó, de sabe-se-quem
17 - Os próprios deuses, de Isaac Asimov
18 - Os mistérios de Auguste Dupin, de Edgar Allan Poe
19 - Folhas na relva, de Walt Whitman
20 - A máquina do tempo, de HG Wells
21 - Aura, de Carlos Fuentes
22 - Maus, de Art Spiegelman
23 - Rashomon e outros contos, de Akutagawa
24 - O castelo de Otranto, de Horace Walpole
25 - Laranja mecânica, de Anthony Burgess
26 - Azul-corvo, de Adriana Lisboa
27 - Eu e outros poemas, de Augusto dos Anjos
28 - Reparação, de Ian McEwan
29 - Os resquícios do dia, de Kazuo Ishiguro
30 - O guardador de rebanhos, de Fernando Pessoa
31 - O quinze, de Rachel de Queiroz
32 - A sangue frio, de Truman Capote
33 - Operação massacre, de Rodolfo Walsh
34 - Ficções, de Jorge Luís Borges
35 - Seis passeios pelo bosque da ficção, de Umberto Eco
36 - Demian, de Hermann Hesse
37 - O fundamentalista relutante, de Mohsin Hamid
38 - Um conto de duas cidades, de Charles Dickens
39 - Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams
40 - Senso e sensibilidade, de Jane Austen

Misturei clássicos e não-clássicos pensando que algumas obras ainda não tiveram tempo para se "assentar" nessa classificação.

Diário/migus e migas,

sei que todo mundo faz aquele trem do "tantos livros para ler antes dos [insira alguma idade aqui]" e minha mãe disse que eu não sou todo mundo, acontece que "somos todos iguais, todos iguais, mas uns mais iguais que os outros"... cês viram que eu me perdi e não sei mais do que tava falando? Tá, eu também queria fazer algo do tipo, porém ainda estou pensando no formato.

Primeiro, pensei em fazer do jeito que todos fazem: "Quarenta livros para ler antes dos 40 anos" (faço 39 em fevereiro). Depois, pensei: "tá muito vago, pode ou não releitura? E se for livro que eu li, mas não me lembro de nada mais?" Agora, cheguei à fase em que acho que seria legal fazer só com clássicos, mas vou ter paciência para ficar catando clássicos? O lance era fazer com livros que tenho e/ou que eu conseguiria, fácil arrumar para ler no kindle. O que vocês acham de me ajudarem a formatar a ideia? Se for com clássicos, acho que vale releitura, porque eu não sei nada dos clássicos que li, mesmo. hahahahaha

40 clássicos para ler antes dos 40 (aí pensei em 20/20: vinte da literatura brasileira e vinte da literatura universal, o que cês acham/sugerem? AJUDEM-ME!)​
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
1984 - George Orwell
Apologia de Sócrates - Platão
Vinte mil léguas submarinas - Julio Verne
O Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupéry
O Código Da Vinci - Dan Brown
Cidades de Papel - John Green

Eu não chamei metade do povo que aparece no Literatura para o tópico. Esqueci do Rômulo, do DiegoMP, do Abílio... esse negócio de marcar não funciona. CADÊ TODO MUNDO QUE POSTA NO LITERATURA? (Acho que agora melhorou :hihihi: ).​

Gente, tava pensando aqui, das irmãs Brontë, ainda não li a Anne. Cês acham que A inquilina de Wildfell Hall seria um bom livro para a lista? Alguém aqui já leu? Cês acham que eu gostaria de ler? Jane Eyre, da Charlotte Brontë, é um dos meus livros preferidos da vida. Amo O morro dos ventos uivantes, da Emily. Só falta ler algo da Anne.​

É um calhamaço, né? Não vejo problema em você ler, mas desconfio de que a Anne seja a menos relevante das três por alguma razão. Eu não apostaria nela merecendo estar numa lista tão restrita. Mas isso vai muito de cada um e dos critérios para a lista. Tem gente que incluiria Dan Brown.

É um calhamaço, né? Não vejo problema em você ler, mas desconfio de que a Anne seja a menos relevante das três por alguma razão. Eu não apostaria nela merecendo estar numa lista tão restrita.
Tem o fato de ser um calhamaço, mesmo. Queria saber se a Anne vale o esforço.
Tem gente que incluiria Dan Brown.
Tom And Jerry Lol GIF by myHQ

1. Ilíada (Homero)
  2. Odisséia (Homero)
  3. A Divina Comédia (Dante Alighieri)
  4. Paraíso Perdido (John Milton)
  5. Fausto (Goethe)

O início da lista está lindíssimo, mas impossível de ler, claro. :rofl: :rofl: :rofl:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back