• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quenya - Pronúncia da vogal "e"

feanorr

Usuário
Aprendi que a pronuncia é sempre fechada como "were", "educar", nunca aberto como "pet", "fera".

(Sei que não existe acento agudo da forma que entendemos no Quenya, mas usarei para exemplificar melhor o som da pronuncia).

Minha dúvida surgiu por causa de um vídeo do próprio Tolkien dizendo a frase "Elen Sila Lumen' Omentielvo": aqui
O vídeo me parece se passar em um momento descompromissado talvez, tenho uma certa dúvida se Tolkien pronunciou corretamente o "e" nas palavras "Élen" e "omentiÉlvo", me parece aberto e errado.
(Vinculei um áudio "Elen Sila" para mostrar a possível forma “correta”, com o “e” fechado - "Êlen" "omentiÊlvo").

Ao contrário deste outro vídeo: aqui - onde Tolkien pronuncia, a maioria das palavras, com o "e" de forma completamente fechada:
"Êlentari, namariÊ", "lauriÊ", "unotimÊ"... (Com exceção de "eleni", parece aberto "Éleni" ao inves de "Êleni").
Imagine essas palavras com o "E" pronunciado de forma idêntica a "Elen" do primeiro vídeo, "namariÉ", "Élentari", "lauriÉ" soa incorreto.

PS: Vinculei também para exemplificar, 2 áudios pronunciando "Elentari", um com o "e" aberto e outro fechado (não se importe com a silaba tônica, está incorreto, e sim com o som do "e" mesmo).
 

Anexos

Meu amigo, esta é uma celeuma eterna rsrs vale tanto para a pronúncia do [e] quanto do [o] curto. Quando eu estiver com tempo vou tentar desenvolver mais, mas posso te adiantar que depois de muito debate eu fiquei (quase) em paz com a pronúncia levemente aberta. O mais importante é que o som seja curto.
 
Entendo... O que me deixa perdido é que na própria pronuncia do Tolkien não há um padrão, só se a gente levar em consideração que o primeiro vídeo foi um erro dele, sendo que estava em um momento bem descompromissado, até perguntou pra quem estava filmando se ele tinha "errado na escrita da frase" haha.

Mas isso me deixa ainda mais confuso pois no segundo vídeo tem uma exceção, aonde a palavra "Eleni" é pronunciada de forma bem aberta, teríamos que considerar isso um outro erro. Mas no geral todos os canais/sites sérios falam com o "e" fechado a maioria das palavras (manwê, mêlkor, êldar, têlêri.....).

Complicado. Sou meio maluco pra pronúncia, e esse detalhe faz a total diferença pra DIVERSAS palavras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo