• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reparei que uma das "maiores" editoras independentes do Brasil está publicando vários poetas nível instagram. Superficial, motivacional

mickeymouser

Usuário
em geral são poemas curtos
tom motivacional
O que está havendo ?
A editora se vendeu ? Cresceu um pouco e agora precisa disso para pagar as contas ?
Ou isso se tornou o novo cânone ?

até alguns anos atrás eu admirava eles mas pelo que eu vi me parece a qualidade caiu bastante

essa editora é (ou pelo menos se vendia assim) como uma editora especializada em poesia

O mais importante - eu estou louco ? Mais alguem reparou isso ?

talvez eles estejam só testando
apostando
vendo como o público reage ?
mas eu acho bem estranho sabe
há uns 4 anos atrás eu nao via a editora publicando esse tipo de livro
ai eu me pergunto - sera que é uma nova escola literaria kkkkk ?
Instagramismo
A poesia marginal socialmente aceita kkkkk

Vamos lá, características da escola instagramista kkkk
1 - em geral, poemas curtos, até 3 ou 4 linhas
2 - em geral, poemas de fácil compreensão.
é quase como se fosse o Derrida às avessas "não há nada além do texto"
3 - quando o número dois não se aplica, costuma ser usado algum tipo de trocadilho bobo
(por exemplo - ele disse pra ela, não se toca. e ela, se tocou)
4 - o poema costuma envolver alguma mensagem positiva, inspiradora ou motivadora.
Algum tipo de "pérola de sabedoria", normalmente relacionada a algum tipo de auto descoberta
ou amor próprio. Narcisismo soft. Porém, apesar de tentar soar profundo, em geral soa clichê

O dedo de bloquear chega a tremer. Eu sugiro deixar falando sozinho, que logo ele enjoa do fórum e vai para outras bandas

tem 10 anos essa tendência, não é novidade. rupi kaur fez sucesso, vendeu um monte. editoras (que não são uma sociedade filantrópica e obviamente buscam o lucro) viram no formato uma chance de fazer dinheiro. várias cópias da kaur desaguaram nas livrarias. fim.

é um ciclo que se repete não só para poesia. mas é aquela coisa, não gosta, é só não ler. porém, antes de torcer o nariz é bom lembrar que os livros lowbrow que fazem sucesso são os que normalmente pagam as contas da editora permitindo a publicação de títulos com público menor. :lily:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back