Armitage
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O que é?
Um jogo sobre Lendas Arturianas. Atualmente em sua 5º edição, lançada em 2005 pela White Wolf. O livro é em capa-dura, aprox. 240 páginas, cheio de ilustrações bem feitas e mapas de época bem detalhados.
Ambientado na Britânia da Idade das Trevas logo após a retirada das forças romanas, entre os anos 480 e 600 d.c. - período do Arthur "histórico" segundo os pesquisadores. Os personagens são nobres guerreiros em busca de glória. Essa proposta é ultra-focada: nada de magos, ladrões, clérigos, elfos, etc. apenas nobres guerreiros. À primeira vista isso parece estranho, mas cada personagem é bem caracterizado de forma a ter uma distinção única. Por ser tão especializado, o jogo é ligeiramente diferente da maioria dos jogos tradicionais.
Como funciona?
Pendragon usa um sistema de 1d20 roll-under, onde se tenta rolar o mais alto possível, porém até o índice de sua skill (se ultrapassar é falha). Se rolar o valor exato de sua skill, é sucesso crítico.
Ex: para uma skill de índice 12, uma rolagem de 10 é melhor que uma de 8. Se rolar 12 é sucesso crítico, e se rolar maior que 12 é erro.
O combate é simplista, rápido e letal. Com apenas 1 rolagem decide-se tudo. Não ha muita profundidade tática aqui, como manobras, feats, etc. O que há de mais estratégico é a escolha das armas e armaduras, que têm diferenças bem significativas, mais do que o costumeiro Dano e Alcance da maioria dos jogos, mas só isso. Dito isso, o combate é bem letal. Um único golpe bem colocado pode dar fim a um personagem.
Tá mas... e daí?
Bom, até agora nada de mais. Um sistema simples que não faz nada que já não tenha sido feito antes. Uma premissa que não é tão diferente da boa e velha fantasia medieval, certo?
Errado. É aqui que Pendragon brilha - no modo como aborda essa premissa. Isso pode ser dividido em 3 características:
1º . Estrutura Épica de Campanha.
Entre cada sessão de jogo de Pendragon, é decorrido 1 ano. O final de cada sessão representa a chegada do inverno - a estação em que os nobres guerreiros voltam pra suas casas, pra suas famílias, e pro dever de administrar suas terras e servos. Nessa etapa, cada jogador faz uma série de rolagens que definem o que ocorreu em vários aspectos - administrativo, diplmático e até pessoal. Aqui ele descobre se conheceu um novo amor (ou uma amante); se se casou; se nasceram filhos; se estes adoeceram ou não; se a colheita foi abundante ou pobre; se seus servos pagaram impostos ou rebelaram-se; se ganhou ou perdeu terras; etc. É também nessa etapa que os jogadores melhoram suas skills e atributos (porém, depois de certa idade, cada inverno trás pioramentos as skills e atributos, representando o peso da idade do personagem.)
Tudo isso vai sendo anotado no mapa de campanha e também num sumário na folha do jogador que vem com Stats, como Riqueza, Glória, etc. (Glória é MUITO importante no jogo, pois é a "moeda de troca" de status social e influencia politica. Tudo dá Glória, desde caçar um javalí até vencer um duelo, casar com mulher bonita ou de status, ou pagar um bardo pra criar poemas de bravura sobre você - mesmo que não seja verdade )
Essa estrutura de campanha permite o progresso de personagem não apenas a nível intra-pessoal (melhoria de skills, atributos, etc.) como também a nível extra-pessoal - sua fama, reputação, seu poder e riquezas, sua família, herdeiros e parentes, etc. É possível ver a saga de seu personagem, desde um mero servo escudeiro, passando por seu primeiro pedaço de terra, até se tornar um grande lord cheio de terras, servos, exércitos, e poder político. Além de permitir, opcionalmente, jogar com seu filhos herdeiros quando o personagem falecer, e ver seu reino sendo levado adiante num épico dinástico.
2º . Paixões e Personalidade.
Cada personagem tem um set de Traits que representam sua personalidade, sua natureza. Estes traits vêm em dulpla e consistem em 1 virtude e 1 vício, com indices que totalizam 20 pontos. Ex: Coragem 15 / Covardia 5; Castidade 6 / Luxúria 14. Esses traits servem para sugerir um comportamento ao jogador toda vez que surge uma situação correlata, e os jogadores só podem ir de encontro aos mesmos se fizerem testes.
Ex: Na noite de casamento entre Lord Dervel da Dumnonia e a princesa Moira de Gwyinned - união politica que finalmente trará a paz a estes 2 combalidos reinos - a visão de uma dama enigmática em seus aposentos, vestindo um robe de seda que deixa as costas à mostra e trasparece a curva de seios perfeitos, faz o sangue de Lord Dervel ferever. [o jogador, tendo "castidade 4/ luxúria 16" se vê obrigado a fazer uma rolagem pra controlar seu impulso carnal. Se este falhar, o casamento pode estar por um fio (assim como a aliança entre os dois reinos).
Além dos Traits, ha também 3 paixões Honra, Lealdade e Ódio, que devem ser dicriminadas, e toda vez que o jogador deixar essas paixões virem à tona, pode receber um bônus tremendo, porém se falhar na rolagem, recebe um ônus brutal.
Ex: [Lord Dervel tem Honra(mãe Martha) Lealdade(Lord Arturus) Ódio (Critãos).] Enquanto Lord Dervel copulava selvagemente com a dama misteriosa, foi flagrado pelo padre cristão Paulus. Ao saber que este pretende "abrir o bico" pra todo o reino, Dervel resolve intimidá-lo deixando toda sua paixão "Ódio (cristãos)" vir à tona. [o jogador faz uma rolagem e se tiver sucesso receberá um bônus poderoso que aumentará muito as chances de intimidar o padre. Porém se falhar no teste, isso significa que a paixão tomou conta de Dervel, deixando-o fora de controle, o que pode resultar em consequencias drásticas que farão o jogador se arrepender depois.]
3º . Ambientação semi-histórica muito detalhada.
A ambientação é muito rica. O mapa é da época, com bretões ao sudoeste, dividindo a ilha com saxões e demais germanicos recém-chegados a leste, pictos à norte, irlandeses à oeste e francos no continente ao sul, próximo à região da Armórica. Os costumes e estruturas sociais são muito bem retratados. Ha uma explicação enorme sobre o que era e como funcionava o feudalismo e o tribalismo, sobre a religião dos druídas e como funciona a magia deles e seus deuses, etc. Ha até explicação da diferença entre o "cristianismo celta" e o "cristianismo romano". Ha também explicação de heráldrica (aqueles escudos brasões dos cavaleiros), que pode ser tão simples como o brasão tribal de Uther com sua pintura crua de dragão vermelho na madeira, até brasões elaborados da alta idade média.
A ambientação pode ser mais ou menos anacronica, de acordo com o gosto do grupo. O autor cita uma penca de "versões" de artur baseada em vários autores e registros existentes que podem ir desde o Artur como conhecido das lendas da gália achadas no Mabignogion ( um general tribal violento e de barba suja), passando pelo artur histórico de Bernard Cornwell, até o Artur galante em armadura reluzante de Malory.
A magia é ligada às relgiões (druidismo celta, cristianismo celta ou romano, paganismo saxão, etc.). É sutil e funciona mais como adivinhações e pressagios, curas com ervas ou orações, bençãos e maldições, interação com o clima, etc. Lembra muito a magia como vista nas obras de Cornwell - um misto de sugestão psicológica, trapaça e puro acaso. (ou seja, nada de Fireballs e magic missiles por aqui. )
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Conclusão:
Nunca fui muito fã de lendas arturianas, talvez por não ser exatamente um fã de fantasia. Mas quando vejo algo bem feito, uma combinação bem-bolada de premissa, regras e ambientação, sou fisgado. Ou então foi o forte teor histórico que despertou meu interesse. Sei lá, de qualquer forma, Pendragon me parece um jogo elegante, que por ter um escopo muito estreito, não agradará a todos, mas aos que agradar deve render boas horas de diversão.
Com as paixoes e traits de personalidade o jogo parece capturar aqueles conflitos por paixões avassaladoras e crenças inabaláveis, presentes nas lendas. Ao mesmo tempo, esse 1/3 de estratégia de tabuleiro parece emular bem as politicas e intrigas feudais. Não deve ser à toa que Pendragon é uma espécie de Cult, com um grupo relativamente pequeno de fãs na comunidade internacional, mas fãs realmente apaixonados pelo jogo que o caompanham desde a 1º edição, de 1985. Taí uma Fantasia Medieval que soa realmente Medieval.