Barlach
Verde. E arqueiro
Antes de mais nada, gostaria de dizer que gosto muito de Vampiro a Máscara e Lobisomem o Apocalipse, adoro quase tudo relacionado ao Mundo das Trevas e até tenho um site sobre esses jogos. Mas o sistema Sotryteller é muito ruim.
Por que ruim? Porque ele é muito limitado. Em muitos sentidos.
Por exemplo:
1-)A dificuldade máxima de qualquer coisa é dez. Então, se eu quero fazer um cavalo de pau com o carro a 250 km/h, com um cara no banco de trás me atacando e puxando, de modo que eu não posso nem ver a pista, a dificuldade é dez. Mas, se no processo, eu tiver que não atingir uma criancinha no meio da rua, tiver com os pneus estourados e com um lobisomem na capota, a dificuldade continua dez. Não faz sentido. Fica muito mais dificil com tudo isso acontecendo.
2-)Existe um máximo para o nível de habilidade, cinco. Não é como no GURPS, que você pode ter Música 30 por exemplo. Quer ver como isso atrapalha? Um exemplo: eu tenho um colega que toca guitarra muito bem, mas não é nada excepcional, então eu diria que ele tem Música 3. Já o Dave Murray, guitarrista o Iron Maiden, é um dos melhores do mundo, então ele merece Música 5. Mas existem músicos como o John Petrucci, do Dream Theater, que são muito melhores que o Dave Murray. Então eu mudo o Dave Murray para Música 4, e o Petrucci fica com Música 5. Mas, novamente, existem melhores. Mozart, por exemplo, é um músico muito melhor que qualquer um dos dois. Então o Mozart fica com cinco, o Petrucci com 4 e Murray com 3. Mas agora o meu colega tem o mesmo nível que o Murray, o que é ilógico. Então eu posso abaixar ele pra Música 2. Mas o professor dele toca melhor que ele. Então o meu colega fica com um e o professor com dois. Mas, existem músicos, como o Tony Beloto do Titãs, que tocam melhor que o professor, mas pior que o Dave Murray. Então o Beloto fica com dois, o professor com um e o meu colega tem que descer pra zero. Por acaso zero é um valor bom pra alguém que toca muito bem, mas nada excepcional? E eu, que toco muito pouco de guitarra? Fico com Música -1? (Peço que se forem discordar de mim, falem de RPG, e não do meu gosto por música.)
3-)É muito fácil um personagem ser muito bom em alguma coisa. Para um personagem jogador ter cinco em uma habilidade, só é presciso alguns poucos pontos de bônus. Daí surgem aqueles caras com Briga 5, Armas de Fago 5 e Armas Brancas 5. Mas pessoas tão boas são raras. Somente o melhor dos melhores lutadores de vale-tudo merecem Briga 5. Somente o Pelé merece Esportes 5, porque nenhum dos outros jogadores de futebol joga tão bem quanto ele. Por isso, gênios como Zico não merecem Esportes 5.
Por isso que eu digo que o sistema é ruim. Não me levem a mal. Eu gosto muito do cenário, mas as regras não são boas. Por isso que, apesar de eu não jogar, considero o melhor sistema GURPS. Dos outros sistemas que eu conheço, o D20 também tem alguns furos grotescos que eu já listei em outra ocasião. O 3D&T então, nem precisei...
Por que ruim? Porque ele é muito limitado. Em muitos sentidos.
Por exemplo:
1-)A dificuldade máxima de qualquer coisa é dez. Então, se eu quero fazer um cavalo de pau com o carro a 250 km/h, com um cara no banco de trás me atacando e puxando, de modo que eu não posso nem ver a pista, a dificuldade é dez. Mas, se no processo, eu tiver que não atingir uma criancinha no meio da rua, tiver com os pneus estourados e com um lobisomem na capota, a dificuldade continua dez. Não faz sentido. Fica muito mais dificil com tudo isso acontecendo.
2-)Existe um máximo para o nível de habilidade, cinco. Não é como no GURPS, que você pode ter Música 30 por exemplo. Quer ver como isso atrapalha? Um exemplo: eu tenho um colega que toca guitarra muito bem, mas não é nada excepcional, então eu diria que ele tem Música 3. Já o Dave Murray, guitarrista o Iron Maiden, é um dos melhores do mundo, então ele merece Música 5. Mas existem músicos como o John Petrucci, do Dream Theater, que são muito melhores que o Dave Murray. Então eu mudo o Dave Murray para Música 4, e o Petrucci fica com Música 5. Mas, novamente, existem melhores. Mozart, por exemplo, é um músico muito melhor que qualquer um dos dois. Então o Mozart fica com cinco, o Petrucci com 4 e Murray com 3. Mas agora o meu colega tem o mesmo nível que o Murray, o que é ilógico. Então eu posso abaixar ele pra Música 2. Mas o professor dele toca melhor que ele. Então o meu colega fica com um e o professor com dois. Mas, existem músicos, como o Tony Beloto do Titãs, que tocam melhor que o professor, mas pior que o Dave Murray. Então o Beloto fica com dois, o professor com um e o meu colega tem que descer pra zero. Por acaso zero é um valor bom pra alguém que toca muito bem, mas nada excepcional? E eu, que toco muito pouco de guitarra? Fico com Música -1? (Peço que se forem discordar de mim, falem de RPG, e não do meu gosto por música.)
3-)É muito fácil um personagem ser muito bom em alguma coisa. Para um personagem jogador ter cinco em uma habilidade, só é presciso alguns poucos pontos de bônus. Daí surgem aqueles caras com Briga 5, Armas de Fago 5 e Armas Brancas 5. Mas pessoas tão boas são raras. Somente o melhor dos melhores lutadores de vale-tudo merecem Briga 5. Somente o Pelé merece Esportes 5, porque nenhum dos outros jogadores de futebol joga tão bem quanto ele. Por isso, gênios como Zico não merecem Esportes 5.
Por isso que eu digo que o sistema é ruim. Não me levem a mal. Eu gosto muito do cenário, mas as regras não são boas. Por isso que, apesar de eu não jogar, considero o melhor sistema GURPS. Dos outros sistemas que eu conheço, o D20 também tem alguns furos grotescos que eu já listei em outra ocasião. O 3D&T então, nem precisei...