• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tecnologia para motorista ruim de baliza traz solução e cria um problema

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Mercedes-Benz EQG, a versão elétrica do Classe G, é capaz de girar no próprio eixo e sair de vagas apertadas, aparece em balé nos EUA em janeiro do ano passado
Mercedes-Benz EQG, a versão elétrica do Classe G, é capaz de girar no próprio eixo e sair de vagas apertadas, aparece em balé nos EUA em janeiro do ano passado.

Para quem tem dificuldade de estacionar, a tão temida baliza ficará no passado, a depender de novas tecnologias que estão chegando aos veículos.

Dentre elas está a capacidade de os automóveis esterçarem as respectivas rodas em um ângulo de até 90 graus, o que permite que, literalmente, andem de lado, como caranguejos.

Esse é o "truque" disponibilizado em modelos como o novo Hyundai Ioniq 5, batizado pela fabricante sul-coreana como e-Corner.

Existe, porém, uma outra abordagem para auxiliar motoristas ruins de baliza - ou, simplesmente, para facilitar a vida de qualquer pessoa ao volante.

Essa tecnologia, exclusiva de alguns carros elétricos mais avançados, literalmente permite que eles girem no próprio eixo - o que também torna mais fácil a saída de vagas mais apertadas.

Isso é possível porque tais veículos têm um motor em cada roda, que pode ser acionado de forma independente, inclusive girando em sentidos opostos - uma central eletrônica cuida de tudo, em um processo também conhecido como vetorização de torque.

Essa é a "mágica" que faz veículos do tipo serem mais fáceis de manobrar, além de impressionarem com manobras vistosas.

Um modelo que traz essa capacidade é o Mercedes-Benz EQG, a versão elétrica do SUV Classe G - no ano passado, durante a feira de tecnologia CES, em Las Vegas (EUA), a montadora alemã promoveu um "balé" com esses utilitários girando de forma sincronizada.

O SUV de alto luxo Yangwang U8, da BYD, também traz essa capacidade e tem lançamento previsto no Brasil para 2025 ou 2026.

Tamanha tecnologia impressiona e facilita a vida, mas traz um problema colateral: como os pneus giram em falso, seu desgaste acaba sendo acentuado, especialmente no asfalto - prova disso são as marcas criadas no piso durante tais manobras, facilmente perceptíveis em vídeos que circulam na internet.

Claramente, o recurso que facilita a baliza e também chama a atenção é para uso rápido, durante poucos segundos - a não ser que você não se importe em trocar os pneus bem antes do prazo previsto.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.674,79
Termina em:
Back
Topo