• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Threads: uma nova rede social

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

O que é Threads do Instagram?​

Por Guilherme Haas | Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Julho de 2023 às 17h51

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Uma nova rede social em formato de microblog é disponibilizada aos usuários com o lançamento do Threads, aposta da Meta para concorrer com o Twitter e seus similares.

O Threads se soma ao ecossistema de aplicativos da companhia de Mark Zuckerberg, ao lado do Facebook, Instagram e WhatsApp.

O que é e como funciona o Threads?​

Com nome inspirado nos “fios” de conversa das redes sociais, o Threads chega ao mercado como uma alternativa ao Twitter — que passa por uma crise desde a aquisição pelo bilionário Elon Musk — e seus concorrentes, como Mastodon, Koo e Bluesky.

A nova rede social tem um funcionamento bastante similar à plataforma do passarinho azul, com foco maior nas publicações em texto com uma quantidade limitada de caracteres. Na plataforma da Meta, é possível publicar textos curtos, fotos, compartilhar postagens e comentar em posts.
i763438.jpeg
Threads é a rede social da Meta similar ao Twitter (Imagem: Reprodução/Threads)

O logo do Threads apresenta o símbolo gráfico @ (arroba) em um estilo que privilegia a forma redonda do elemento. A arroba representa a ação de mencionar pessoas em conversas, ou em “threads”, o que sinaliza a intenção da rede social de ser um novo espaço de diálogo e debate.

A descrição oficial do aplicativo informa que a plataforma é o local “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã.”
i763518.png
Interface do Threads na web (Imagem: Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech)

Em seu lançamento, a plataforma apresenta uma interface bastante simples: a página de perfil conta apenas com os campos de apelido, nome de usuário e foto, junto com um link para acessar a conta do Instagram.

No campo de feed, é possível acessar a aba de Threads (postagens) ou Respostas (respostas do perfil). Ao clicar para ver os detalhes de uma publicação, o conteúdo é apresentado no topo da tela enquanto os comentários são relacionados abaixo — igual ao Twitter.

Login facilitado pela conta Meta​

Como uma nova iniciativa dentro do ecossistema da Meta, o Threads tem login facilitado para usuários já cadastrados na rede social de fotos da empresa. Assim, é possível utilizar o mesmo nome de usuário do Instagram para acessar o Threads.
Futuramente, a Meta planeja ainda integrar o Threads ao conjunto de servidores Fediverse, o que permitirá que os usuários usem seus perfis da rede social para interagir com outras plataformas “fediversas”, como o Mastodon.
i763514.jpeg
Threads importa conteúdo do Instagram e você usa o mesmo login e senha para acessar (Imagem: Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech)

Como usar o Threads no PC​

Para usar o Threads no computador, faça assim:
  1. Acesse threads.net;
  2. Faça login com seus dados de acesso do Instagram.

Como usar o Threads no celular​

  1. Baixe o app (Android iOS);
  2. Faça login com nome de usuário e senha do Instagram.

Já existiu um Threads antes?​

Usuários da Meta podem se recordar que o nome “Threads” já foi utilizado antes para outro aplicativo da companhia. Entre 2019 e 2021, o Instagram Threads era um complemento da rede social que servia para enviar mensagens e compartilhar status com amigos próximos, uma espécie de "Snapchat do Instagram".

Porém, o app não teve o sucesso esperado e seus recursos acabaram sendo incorporados no Instagram, enquanto o Messenger substituiu sua função principal como mensageiro.

Fonte: Canal Tech
 
Galera tá comentando que não é possível excluir a conta do Threads, porque é vinculada ao Instagram. Quer dizer, é até possível, mas aí você tem que excluir o Instagram junto.

Melhor nem criar essa bagaça por enquanto...
Hotel California do Zuck
 
Alguém no fórum usa?
Não conheço ninguém que esteja lá rs.

Rapaz, eu acabei instalando essa rede social, porque vez ou outra o Instagram lançava umas iscas no feed e eu queria ler o comentário inteiro da pessoa e não conseguia, porque não tinha cadastro...
O troço é um mural de frustrações: escritores frustrados porque: a) não conseguem publicar; b) não são lidos; ou c) dando piti porque receberam alguma avaliação negativa; pessoas aleatórias pedindo dicas de leitura sem nenhum direcionamento sobre gostos ou preferências; gente chorando dor de cotovelo de relacionamentos ou querendo biscoito; gente reclamando de uber. Não sai muito disso não. Pouca coisa ali que valha à pena.

Melhor ir ler o Substack.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo