Comecei hoje a ler "A espada na Pedra", e tenho que admitir que o livro é muito bom. Afinal, já estou para iniciar o capítulo VII, tendo lido cerca de 70 páginas já...
O livro é gostoso, a leitura é leve, bem estilo juvenil mesmo. Aliás, eu não sabia que o livro tinha esse caráter mais infantil, por assim dizer. Logo no primeiro capítulo já vemos pelo narrador um tom bem leve, quando ele “conversa com o leitor” em certas partes.
Daqui em diante haverá Spoilers (em verde) que falam de passagens ocorridas até o final do capítulo VI:
Ao ler o capítulo onde somos apresentados a Merlin, senti uma sensação de "A Bela e a Fera" com todos aqueles talheres, pratos e vasilhas com vida própria. Por falar em Merlin, já tendo me acostumado com o caráter mais leve do livro, achei bastante engraçada a cena onde ele prova a Sir Ector ser um mago; o diálogo é hilário, e eu lia e imaginava a surpresa de Ector ao ver o que o velho fazia!
A parte em que Wart e Merlin se transformam em peixes é até agora a parte mais "Disney" da obra. Soa estranho você ler algo do rei Artur e se deparar com uma cena dessas. Mas, mais uma vez me lembrando que o livro tem um caráter mais infanto-juvenil, não vi problemas nisso, e entrei no clima da coisa.
Vamos ver como será daqui para frente. Estou me divertindo, e isso é fundamental. Poucos personagens foram apresentados até agora, e não faço idéia de onde termina este primeiro livro. Vou ler mais um pouco hoje (um ou dois capítulos), e amanhã posto mais alguns pareceres.
E as ilustrações de Alan Lee estão soberbas!
A tempo: recomendo sim lerem esta série. Além de um clássico (sim, podemos chamar O último e eterno rei de um clássico), é uma obra bastante agradável de se ler.