• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vale a pena assistir Anéis de Poder?

Arthur o Bolseiro

Arthur o Bolseiro
Saudações, nobres companheiros de Valinor!

Sou um dedicado leitor e admirador das obras de J.R.R. Tolkien há muitos anos. Li praticamente todos os livros sobre a terra média desde a trilogia até a queda de Gondolin. Mas não apenas li os livros, também explorei as adaptações em diversos meios, desde as animações da década de 1970 até as grandiosas produções cinematográficas dirigidas por Peter Jackson, e até mesmo os mais recentes filmes como O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim.

Com tantos caminhos percorridos pelo universo de Tolkien, uma questão ainda persiste em minha mente: será que a série Os Anéis de Poder realmente vale a pena ser assistida? Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de conferir a produção, ouvi opiniões divergentes de amigos e conhecidos que compartilham meu amor por Tolkien. Alguns, com desconfiança, afirmam que a série não faz jus à grandiosidade do mundo criado por Tolkien, enquanto outros, com entusiasmo, falam de uma experiência que merece ser apreciada. Como um fiel seguidor dos escritos de Tolkien, sou naturalmente cauteloso ao considerar adaptações e expansões desse universo.

Gostaria de saber a opinião de outros viajantes que já tiveram o privilégio (ou não) de assistir à série. Afinal, Os Anéis de Poder consegue capturar a essência da terra média, ou seria melhor deixar os cânones de Tolkien intactos, conforme escritos nas páginas sagradas de seus livros?

Agradeço desde já as respostas e discussões enriquecedoras de todos os membros dessa comunidade, que, assim como eu, são verdadeiros guardiões da chama de Eru Ilúvatar.

Atenciosamente,
Arthur o Bolseiro

Afinal, Os Anéis de Poder consegue capturar a essência da terra média, ou seria melhor deixar os cânones de Tolkien intactos, conforme escritos nas páginas sagradas de seus livros?
Então, respondendo especificamente a essa sua preocupação: eu NÃO acho que a série consiga "capturar a essência da Terra-média", mas também não concordo com alguns que enxergaram uma verdadeira blasfêmia à obra. Percebi, ao contrário, um legítimo cuidado com esse aspecto: ausência de cenas de sexo, ou mesmo de nudez (para desespero do @Béla van Tesma), afirmação de virtudes "cristãs", mensagens de proteção à natureza etc. Ainda que eles não se furtem de inventar enredos pouco fiéis à história original e roupagens bem diferentes para personagens originais, existe a clara intenção de respeitar o legado de Tolkien. Tem também várias tentativas de fan service, com aparição de Tom Bombadil, menções aos Valar e outros elementos da Primeira Era, referências diretas aos filmes de PJ etc. O problema é que o roteiro é tão ruim e as cenas tão esquecíveis que a série não consegue nos cativar: não espere sentir nenhuma espécie de imersão. Com a exceção de algumas cenas nos primeiros episódios de cada temporada, eu assisti a série inteira com esta cara :neutral: (ou: meme do Homelander no cinema), e não é assim que eu me sinto com qualquer outro material Tolkien-based.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back