Calion Alcarinollon
Cristão Católico
O XADREZ é um esporte sem igual: mais simples dentre todos os jogos, é também o mais complexo, desafio de inumeráveis possibilidades capaz de levar ao limite a mais avançada inteligência -- humana ou artificial. Assim sendo, para muitos não é surpresa que o "jogo dos reis" se mantenha notável na era dos videogames; no entanto, para quem acompanha a comunidade de streaming da plataforma Twitch, o xadrez está no epicentro de uma cadeia de acontecimentos que promete transformar a Twitch, o universo gamer, e o próprio xadrez para sempre.
NO INÍCIO deste século, após a derrota de Garry Kasparov pelo supercomputador Azul Profundo, da IBM, em 1997, foi sendo aceite que a crescente eficiência dos computadores haveria de eclipsar, com margem cada vez maior, qualquer intelecto humano. A terrível descoberta estremeceu o xadrez profissional:
ATÉ QUE o impensável ocorreu.
O PÂNICO global perante a pandemia da COVID-19, ao culminar no postergamento de todos as competições oficiais de xadrez, forçou o mercado do "esporte dos generais" a recorrer ao mundo virtual para sobreviver; diversas companhias pioneiras do tão menosprezado enxadrismo online, valendo-se de seu suado capital e não desperdiçando a oportunidade, passaram a organizar torneios não oficiais entre atletas titulados, provendo-lhes nova renda. De súbito, a Twitch foi inundada por xadrez de qualidade; ao mesmo tempo, o apresentador (streamer) canadense Félix "xQc" Lengyel, campeão do videojogo "Overwatch", passou a se interessar pela "justa da mente".
Comburente, combustível e centelha se juntaram, quando os enxadristas da equipe do site "Xadrez Ponto Com" (Chess.com), líder mundial do xadrez virtual, representados pelo (super-)Grão-Mestre (GM) Hikaru Nakamura -- 18º melhor enxadrista do mundo atualmente -- decidiram ensinar o jovem xQc. De súbito, o xadrez se tornou o tópico de maior crescimento da Twitch (atualmente ocupando o 22º lugar), e streamers do mundo inteiro, segundo o exemplo de Félix, começaram a também acessar o jogo, pela mesma companhia. A onda de choque iniciada em 1997 teve seus reflexos sentidos por cada integrante anglófono do universo dos jogos, para muito além da Twitch, com desprezível exceção.
CONTROVÉRSIA acendeu-se quando diversas personalidades, inclusive Grandes-Mestres de alto escalão, hostilizaram os agentes do que eles entenderam como uma deturpação de seu esporte, invadido pela cultura dos e-games; a polêmica, por sua vez, tornou o tabuleiro bicolor ainda mais popular. Em resposta à provocação, Hikaru Nakamura selou o casamento entre os mundos com dois torneios de xadrez entre streamers, que se aproximam depressa e se tornaram assunto comum na plataforma.
AMANHÃ mesmo (sexta feira, 5-6-20) começa o torneio "Chess.com PogChamps", com 16 dos maiores streamers da Twitch competindo entre si por um prêmio conferido pela Chess.com.
Em julho, a própria Twitch realizará seu célebre "Twitch Rivals", desta vez contemplando o xadrez, num evento que promoverá o esporte em toda a plataforma.
O ESPORTE dos príncipes de outrora, após sua longa jornada de quase dois mil anos, passando por Índia, Oriente Médio e Europa, se transmuta no entretenimento do futuro. Se isso é uma onda passageira ou uma nova direção, não sabemos nem podemos predizer sem viés; mas é certo que, para bem ou para mal, o que já aconteceu não mais se pode desfazer, pois para a beleza do xadrez uma nova geração tem nascido, e esse terremoto nem mesmo o Brasil deixará de sentir.
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Referências complementares:
Youtube - Controvérsia sobre e-Gamers no Xadrez (em inglês)
Youtube - Anúncio do Chess.com PogChamps, por GMI Hikaru Nakamura (em inglês)
Youtube - Streamer Devin Nash Atesta o Surpreendente Sucesso do Xadrez (em inglês)
Portal Gamer "Win" Noticia o Torneio dos Streamers (em inglês)
Chess.com - Chamada Oficial para o Torneio (em inglês)
Dados Estatísticos sobre Xadrez na Twitch (em inglês)
Estatísticas sobre Xadrez no Google
Wikipédia - Homem versus Máquina
Wikipédia - Campeão Mundial Aprendeu com o Computador (em inglês)
Torneio Virtual sem Precedentes entre Atletas Titulados (em inglês)
NO INÍCIO deste século, após a derrota de Garry Kasparov pelo supercomputador Azul Profundo, da IBM, em 1997, foi sendo aceite que a crescente eficiência dos computadores haveria de eclipsar, com margem cada vez maior, qualquer intelecto humano. A terrível descoberta estremeceu o xadrez profissional:
- obrigou a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) a endurecer as regras de competição, proibindo o adiamento de partidas e restringindo sobremaneira o acesso de cada jogador a qualquer inteligência artificial, direta ou indiretamente;
- conferiu aceitabilidade e prestígio a partidas mais curtas;
- inaugurou, a partir de Magnus Carlsen, uma nova escola estratégica, conhecida como "Novo Dinamismo"; e
- tornou inviável a oficialização de partidas online.
ATÉ QUE o impensável ocorreu.
O PÂNICO global perante a pandemia da COVID-19, ao culminar no postergamento de todos as competições oficiais de xadrez, forçou o mercado do "esporte dos generais" a recorrer ao mundo virtual para sobreviver; diversas companhias pioneiras do tão menosprezado enxadrismo online, valendo-se de seu suado capital e não desperdiçando a oportunidade, passaram a organizar torneios não oficiais entre atletas titulados, provendo-lhes nova renda. De súbito, a Twitch foi inundada por xadrez de qualidade; ao mesmo tempo, o apresentador (streamer) canadense Félix "xQc" Lengyel, campeão do videojogo "Overwatch", passou a se interessar pela "justa da mente".
Comburente, combustível e centelha se juntaram, quando os enxadristas da equipe do site "Xadrez Ponto Com" (Chess.com), líder mundial do xadrez virtual, representados pelo (super-)Grão-Mestre (GM) Hikaru Nakamura -- 18º melhor enxadrista do mundo atualmente -- decidiram ensinar o jovem xQc. De súbito, o xadrez se tornou o tópico de maior crescimento da Twitch (atualmente ocupando o 22º lugar), e streamers do mundo inteiro, segundo o exemplo de Félix, começaram a também acessar o jogo, pela mesma companhia. A onda de choque iniciada em 1997 teve seus reflexos sentidos por cada integrante anglófono do universo dos jogos, para muito além da Twitch, com desprezível exceção.
CONTROVÉRSIA acendeu-se quando diversas personalidades, inclusive Grandes-Mestres de alto escalão, hostilizaram os agentes do que eles entenderam como uma deturpação de seu esporte, invadido pela cultura dos e-games; a polêmica, por sua vez, tornou o tabuleiro bicolor ainda mais popular. Em resposta à provocação, Hikaru Nakamura selou o casamento entre os mundos com dois torneios de xadrez entre streamers, que se aproximam depressa e se tornaram assunto comum na plataforma.
AMANHÃ mesmo (sexta feira, 5-6-20) começa o torneio "Chess.com PogChamps", com 16 dos maiores streamers da Twitch competindo entre si por um prêmio conferido pela Chess.com.
Em julho, a própria Twitch realizará seu célebre "Twitch Rivals", desta vez contemplando o xadrez, num evento que promoverá o esporte em toda a plataforma.
O ESPORTE dos príncipes de outrora, após sua longa jornada de quase dois mil anos, passando por Índia, Oriente Médio e Europa, se transmuta no entretenimento do futuro. Se isso é uma onda passageira ou uma nova direção, não sabemos nem podemos predizer sem viés; mas é certo que, para bem ou para mal, o que já aconteceu não mais se pode desfazer, pois para a beleza do xadrez uma nova geração tem nascido, e esse terremoto nem mesmo o Brasil deixará de sentir.
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Referências complementares:
Youtube - Controvérsia sobre e-Gamers no Xadrez (em inglês)
Youtube - Anúncio do Chess.com PogChamps, por GMI Hikaru Nakamura (em inglês)
Youtube - Streamer Devin Nash Atesta o Surpreendente Sucesso do Xadrez (em inglês)
Portal Gamer "Win" Noticia o Torneio dos Streamers (em inglês)
Chess.com - Chamada Oficial para o Torneio (em inglês)
Dados Estatísticos sobre Xadrez na Twitch (em inglês)
Estatísticas sobre Xadrez no Google
Wikipédia - Homem versus Máquina
Wikipédia - Campeão Mundial Aprendeu com o Computador (em inglês)
Torneio Virtual sem Precedentes entre Atletas Titulados (em inglês)