"Você precisa da inteligência, da sagacidade, de um certo grau de sedução, da gravidade e do poder — então, como você pode imaginar, a lista [de atores aptos a transmitir tudo isso só com a voz] é bem pequena. Mas alguns dos nomes podem surpreendê-lo", brinca Del Toro.
Segundo o diretor, o pessoal da animação e da computação gráfica está trabalhando no design e nos movimentos de Smaug há sete ou oito meses. "Estamos bem perto de revelar algumas notícias quentes" sobre elenco, afirmou ele.
Sobre a divisão em dois filmes e onde um termina e o outro começa, Del Toro afirmou: "Será algo natural. Acho que todo mundo sabe que há um ponto da narrativa em que se chega a uma certa conclusão, e é aí que vamos parar. Não posso dizer muito mais". Ele também declarou que não tem medo de desagradar os fãs. "Todos somos fãs, acredite. Mas alguém sempre vai ficar ofendido com o que você fizer, não importa o seu cuidado".
Bom, correndo o risco de embarcar numa especulação maluca, com base na descrição das características da voz ideal de Smaug, meu chute para o papel é: Clive Owen. Mas estou aberto às sugestões de vocês 😉