Os livros de J.R.R. Tolkien pela primeira vez deixaram de aparecer na lista dos mais lidos por crianças britânicas, de acordo com a pesquisa What Kids Are Reading. A pesquisa analisa os hábitos de leitura de mais de 2.700 crianças nas escolas do Reino Unido.
Os títulos de Tolkien, que costumavam ficar nas 10 primeiras posições, saíram da lista e deram lugar para as distopias e fantasias urbanas como Divergente (Veronica Roth) e Jogos Vorazes (Suzanne Collins).
De acordo com um porta-voz do What Kids Are Reading, embora Tolkien continue popular entre alguns estudantes, seus livros não atraíram votos para entrar na lista dos 20 mais lidos, e que disso é possível concluir que a moda da trilogia O Senhor dos Anéis possa ter aumentado a popularidade do autor e agora esteja passando. “Talvez veremos um efeito O Hobbit nas crianças em idade escolar, mas ainda é muito cedo para dizer”, disse o porta-voz.
Para quem ficou curioso sobre a pesquisa deste ano, segue o link para o relatório completo (em inglês): Relatório de 2015.
Fonte: Guardian
Dois fatores:
a)muito mais concorrência significativa do que na época dos filmes do SdA, onde o único páreo era com Harry Potter
b) não acho que os filmes do Jackson sirvam pra promover o Hobbit na mesma escala que os SdA divulgavam o livro já que o público dos filmes é acima dos 13 anos e o Hobbit é um livro mais infantil.
[QUOTE="Ana Lovejoy, post: 2687292, member: 797"]até porque pela reportagem, o porta-voz do what kids are reading diz que tolkien provavelmente passou cinco anos no top10 justamente por causa dos filmes de 'o senhor dos anéis'. não faria sentido um negócio que atraiu leitores (a versão adaptada para o cinema) do nada passar a não atrair.[/QUOTE]
Se os filmes forem decepcionantes e/ou tiveram recepção morna (como foi o caso) a atração de novos leitores não se dá da mesma forma. A trilogia SdA foi justamente o contrário – filmes excelentes em quase todos os aspectos. O quanto filmes medianos/medíocres afetam o canal filme -> livro? Não sei, mas acredito que afete.
até porque pela reportagem, o porta-voz do what kids are reading diz que tolkien provavelmente passou cinco anos no top10 justamente por causa dos filmes de 'o senhor dos anéis'. não faria sentido um negócio que atraiu leitores (a versão adaptada para o cinema) do nada passar a não atrair.
[QUOTE="Deriel, post: 2687171, member: 3"]Talvez seja efeito dos filmes O Hobbit, mas ao contrário. Do tipo "já viu os filmes, pra que ler?"[/QUOTE]
Mas se fosse assim, Jogos Vorazes não teria entrado. Acho que é questão de moda, mesmo. Tem muito livro virando filme.
Talvez seja efeito dos filmes O Hobbit, mas ao contrário. Do tipo "já viu os filmes, pra que ler?"
🙁 Trocar O Senhor dos anéis por Jogos vorazes 🙁
Olha, triste.
Para que não digam depois que os filmes CAUSAM um aumento na leitura. Se é verdade que isso possa acontecer, não é de maneira necessária. E eu sinceramente discordo do efeito defasado que o porta-voz comenta: ou a moda pega na hora, ou não pega.
Aos que assistiram apenas àquela “grotesqueria” de nova trilogia, sobrará tão somente uma visão ultra-sensorial e absolutamente vazia (ou seja, videogame e marketing, em vez de arte) do universo tolkeniano. O único potencial benefício que eu esperava desse lixo de nova trilogia (ao qual não perdi nem ao menos tempo comentando aqui, dessa vez) já foi rio abaixo…