As 50 pessoas mais importantes para a obra de Tolkien

Foto do autor
Escrito por Fábio Bettega

Um membro do site The One Ring.net publicou uma lista (sem ordem específica de importância) com as 50 pessoas que mais tiveram import&aci
 

Um membro do site The One Ring.net publicou uma lista (sem ordem específica de importância) com as 50 pessoas que mais tiveram importância para a obra de Tolkien. A lista inclui esposa, filhos, editores, e estudiosos, entre outros. Podemos não concordar com todos os nomes, mas é uma maneira interessante de comemorar os 50 anos de SDA. :mrgreen: Vamos à lista:

50 PESSOAS MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DE TOLKIEN

1) Peter Jackson/Fran Walsh – O fabuloso trabalho deles com os recentes filmes trouxe milhões de pessoas para os livros.
2) C.S. Lewis – Tolkien provavelmente não teria publicado sem a amizade e constante encorajamento de Lewis.
3) Mabel Tolkien – A mãe dele. A fonte de sua inspiração para se tornar conhecedor das línguas, sem as quais ele não teria começado a escrever.
4) Rob Gilson – Amigo de escola e membro of TCBS (Tea Club and Barrovian Society – Clube do chá e sociedade “Barroviana”): frase: “Sou um grande admirador, de todo o meu coração, e meu maior consolo é saber que, se eu for morto hoje à noite, ainda haverá um grande membro do TCBS para dar voz ao que eu sonhei e àquilo que nós concordamos. Pois a morte de um do seus membros não pode dissolver o TCBS. Estou determinado.” Seis meses depois ele estava morto.
5) G.B. Smith – Amigo de escola e membro do TCBS
6) Christopher Wiseman – Amigo de escola e membro do TCBS
7) Edith Bratt – Esposa dele, sua Luthien. Ela pôs no papel e guardou várias de suas primeiras anotações e inspirou várias de suas histórias e personagens mais marcantes.
8) Rayner Unwin – Filho de seu editor, que deu sua calorosa aprovação do ainda não publicado “O Hobbit” para seu pai. Tolkien confiou nos comentários dele e edição por muitos e muitos anos.
9) Stanley Unwin – Seu editor. Ele experimentou O Hobbit em seu filho de 10 anos Rayner, que escrEveu um relatório aprovando; O Hobbit foi publicado em 1937.
10) Christopher Tolkien – O filho dele, que desenhou todos os mapas para SDA e que publicou O Silmariilion, Contos Inacabados e a série The History of Middle Earth postumamente.
11) W.H. Auden – Ele defendeu SDA numa época em que nenhum outro crítico o fez.
12) Peter S. Beagle – Autor de O Último Unicórnio, e vários outros bons livros. Escreveu um belo prefácio para SDA.
13) Alan Lee – Artista e ilustrador de Tolkien e consultor criativo para os filmes SDA.
14) John Howe – Artista e ilustrador de Tolkien e consultor criativo para os filmes SDA
15) Gary Gygax – Popularizou elfos, magos, anões, e hobbits entre gerações de garotos com renda disponível.
16) Tom Shippey – Autor of “J.R.R. Tolkien, Escritor do Século”
17) Ralph Bakshi – Foi o primeiro a tentar levar SDA para a tela prateada.
18) O elenco e equipe dos filmes SDA de PJ.
19) Susan Dagnall – Uma funcionária da empresa editora de George Allen and Unwin. Em 1936, uma digitação incompleta de O Hobbit chegou às mãos delas. Ela pediu a Tolkien que o terminasse, e apresentou a história completa para Stanley Unwin.
20) Saul Zaentz – Proprietário da Tolkien Enterprises e primeiro “movimentador” por trás da comercialização de SDA.
21) Leitores & Fãs – Milhões e milhões de pessoas, jovens e velhas, que abraçaram SDA e tornaram-no parte de suas vidas.
22) Arthur Rankin/Jules Bass – Levaram “O Hobbit” and “O Retorno do Rei” para espectadores via filmes animados para tv.
23) E.V. Gordon – Colaborou com Tolkien numa edição de Sir Gawain and the Green Knight, um texto de inglês medieval. Gordon também foi colega de Tolkien em Leeds e um bom amigo até sua (prematura e inesperada) morte.
24) Michael Drout – Uma das principais forças na “legitimação” dos estudos sobre Tolkien.
25) Padre Francis Morgan – Padre que o criou, e que parece ter exercido uma profunda influência em sua personalidade
26) Pauline Baynes – Ilustradora do Hobbit original. Ela parece ser a única pessoa em quem Tolkien confiava para ilustrar seus contos com fidelidade.
27) Os Inklings – Deram amizade, encorajamento e sim, Sociedade que manteve Tolkien prosseguindo com suas histórias.
28) O corpo diretivo de Merton College – Deu um lar a Tolkien depois da morte de sua esposa.
29) O estudante anônimo… – …que deixou uma página de teste em branco na qual Tolkien escreveu a primeira frase de O Hobbit.
30) Owen Barfield – autor da biografia de Tolkien, foi uma grande influência na maneira como Tolkien conceitualizava o poder da linguagem.
31) David Salo – Especialista em línguas de Tolkien.
32) Os filhos dele: John, Michael, Priscilla e Christopher! – Afinal, Tolkien começou contando histórias para seus filhos, e talvez jamais teríamos O Hobbit ou SDA se Tolkien não tivesse filhos.
33) Robert Plant – Plant fez referência a Tolkien em suas letras várias vezes – trazendo mais leitores e fazendo rock ao mesmo tempo, algo difícil de equilibrar.
34) Irmãos Hildebrandt – Artistas e ilustradores de Tolkien
35) Ted Nasmith – Artista de ilustrador deTolkien
36) New Line Cinema – Por serem os únicos a acreditar na visão de PJ.
37) Howard Shore – Trouxe SDA à vida com sua maravilhosa trilha.
38) Talento vocal das produções de Bakshi e Rankin Bass, que incluem Peter Woodthorpe, Brother Theodore, John Huston, Otto Preminger, Orson Bean, John Hurt, Christopher Guard e vários outros.
39) E. Lonnrot – Compilou lendas finlandesas e histórias na antologia que ficou conhecida como a “Kalevala”– sabidamente uma grande influência para Tolkien.
40) Karen Fonstad – Autora de ‘O Atlas da Terra-média’ que nos ajudou a entender com o que o Abismo de Helm parecia, e onde Valinor realmente era.
41) Humphrey Carpenter – Feza buiografia de Tolkien e editor de ‘The Letters of J.R.R. Tolkien.’
42) Priscilla Tolkien – Filha dele, Priscilla foi diretamente responsável pela criação de Éowyn, pois ele queria uma heroína feminina na história. Ainda bem que Tolkien teve uma filha!
43) Douglas Anderson – Conhecido estudioso de Tolkien e autor de ‘O Hobbit Anotado’
44) Wayne Hammond – Autor de ‘J.R.R. Tolkien, Artista e Ilustrador,’ por trazer a própria interpretação de Tolkien para seu amado público.
45) Marquette University – Lar dos arquivos de Tolkien; milhares de documentos originais por e sobre Tolkien, cuidados com amor.
46) Jane Chance – Estudiosa de Tolkien com obras publicadas, autora de ‘O Senhor dos Anéis: A Mitologia do Poder’
47) Fundadores do The One Ring.net! – Xoanon (Michael Regina), Tehanu (Erica Challis), Corvar (William Thomas), Calisuri (Chris Pirrotta) – (nota da Claurelin: claro que eles estão puxando sardinha pro lado deles, mas a verdade é que o The One Ring é um maravilhoso e imprescindível site para nós! :mrgreen: )
48) Escritores de cartas – Todos que escreveram uma carta para Tolkien, que ele graciosamente respondeu, dando-nos as respostas para tantas perguntas maravilhosas!
49) BBC – Fez uma maravilhosa gravação de SDA e O Hobbit
50) JK Rowling – Eu sei, muitos vão reclamar disso. Mas eu pessoalmente sinto que ela é muito responsável por tornar fantasia “bacana” de novo, trazendo literalmente milhões de crianças para o mundo da fantasia. (nota da Claurelin: essa é polêmica… mas conheço muita gente que começou a ler SDA por causa de Harry Potter…)

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex