Na categoria "esportes radicais" eles simplesmente arrasaram e não há como tocar neste assunto sem mencionar Orlando Bloom. Uma das primeiras coisas que o ator inglês fez ao chegar à Nova Zelândia foi testar o bungee jumping mais alto disponível. Peter Jackson conta que "Orlando simplesmente não conseguia parar com o bungee jumping". Parece que ele gostou tanto que conseguiu convencer os colegas Billy Boyd e Dominic Monaghan a se juntarem a ele. Bloom também experimentou saltar de pára-quedas, o que aparentemente não foi radical o suficiente para os seus padrões: "bungee jumping é muito mais intenso que paraquedismo. A adrenalina do paraquedismo dura apenas os 30 segundos de queda livre, mas se jogar no ar com apenas alguma coisa amarrada aos seus pés, é diferente…"
Foi Bloom também quem começou com a história do surf, convencendo Billy Boyd a comprar uma prancha. "Nunca tínhamos surfado antes. Você pode imaginar nosso primeiro dia na praia, com nossas pranchas novinhas e roupas de borracha. A água estava congelando e todos os surfistas se viraram para nós com um olhar de desprezo. Ficamos longe deles até pegar o jeito. Não demorou muito tempo para Elijah, Viggo e os outros caras se juntarem a nós".
Surfando durante a noite Billy e Bloom tiveram uma experiência interessante. Billy viu algo na água que julgou ser um tubarão e, por razões óbvias se segurança, não hesitou em colocar o amigo Orlando entre ele e a criatura ameaçadora, que os atores, mais tarde, concluíram ser apenas uma inofensiva foquinha. Depois que as filmagens terminaram Billy, Dominic e Orlando viajaram para a Flórida e continuaram surfando juntos. Sean Austin e Elijah Wood fizeram o mesmo, só que na Califórnia, onde moram. Os garotos também aproveitaram as montanhas da Nova Zelândia para praticarem snowboard.
E quem pensa que só a ala jovem do elenco se divertiu está muito enganado. Sir Ian McKellen fez trilha nas montanhas de Arthurs Pass, passeou de barco em Auckland, remou na Golden Bay e conheceu o Parque Nacional de Tongariro. Foi também com Orlando Bloom conhecer o campo de cricket de Wellington. Na opinião de Peter Jackson "Ian McKellen é o mais jovem velho de 60 anos que eu já conheci na vida. Ele tem um espírito brincalhão e sempre terá um brilho no olhar".
Os passeios do elenco muitas vezes eram familiares. A esposa e a filha de Sean Austin, assim como os pais de Dominic, costumavam acompanhá-los. "Meus pais conheceram os caras e até mandaram presentes para eles no Natal". Os churrascos nas casas de Billy e Dominic eram uma constante. Eles mesmos cozinhavam e descreviam o processo como uma "operação militar". A dupla também aproveitava os dias de folga para praticar mergulho.
A vida noturna era agitada e se os hobbits se divertiam no Dragão Verde, o elenco não deixava por menos e literalmente "enchia a cara" nos pubs locais. Certa noite, depois de muita vodka, Elijah Wood e o colega Dominic Monaghan subiram em uma fonte, que de acordo com Elijah o incomodava e, digamos, usaram a estátua como mictório.
Nem todos os passeios eram regados a etanol, alguns eram bem mais comportados e incluíam peças de teatro e shows como o do Radiohead, que de acordo com Bloom "confirmou minha crença na criatividade, na arte e na música". O elenco também conheceu fazendas, parques e outros locais turísticos da Nova Zelândia.
Aproveitando a proximidade da Austrália, eles visitaram o set de Star Wars – Episódio II em Sydney. "No momento em que chegamos, o pessoal de George Lucas começou a anunciar nos Walkie-talkies atenção, os hobbits chegaram ", recorda Sean Astin.
Não era apenas fora do set que a equipe se divertia. Entre as filmagens eles arrumaram tempo até para acampar. "Certa vez eu [Peter Jackson] queria filmar o nascer e o pôr-do-sol para uma cena da Sociedade. Viggo disse eu vou acampar e logo todo mundo estava lá". A equipe da maquiagem e outros atores que não estavam filmando fizeram um círculo com os trailers, acenderam uma fogueira e cozinharam salsichas. "Acampamos, filmamos o nascer do sol e fomos pescar", relembra o diretor. Aliás, pescar, era um dos progra
mas favoritos de Viggo Mortensen. Quando voltava para as acomodações depois das filmagens, a equipe teve uma surpresa: "de repente uma figura cruza a estrada à nossa frente! Eu poderia jurar que era Aragorn, ou melhor, Viggo Mortensen, ainda vestido como Aragorn, levando uma vara de pescar! A figura desapareceu em umas moitas. Horas mais tarde ele retornou triunfante ao hotel com o peixe capturado", conta Peter Jackson.
Ainda no set uma certa rivalidade surgiu entre "as raças da Terra Média". Homens declararam guerra contra hobbits e elfos. Viggo e Orlando não paravam de implicar um com o outro. "Vig costumava me chamar de Elf boy e eu o chamava de filthy human (humano imundo). Como um elfo eu nunca tinha arranhões e nunca me sujava e Viggo aparecia coberto de sangue e suor. Ele me dizia: Vá fazer as unhas!" Orlando continua: "Eu rasguei a peruca do Viggo uma vez em uma briga. O maquiador dele teve um chilique". E com toda razão, já que as perucas, feitas de cabelo natural, eram caríssimas.
Dominic conta que Orlando também sofreu um atentado durante a noite: "Nós invadimos o quarto dele e o carregamos escada a baixo. Billy e eu sentamos em seus joelhos e Sean Bean segurou os braços dele para trás. Viggo ergueu a camisa de Orlando e estapeou a barriga dele. Ele estava quase chorando, pobre bebê".
Monaghan também foi vítima dos "humanos imundos": "Eles detonaram o meu trailer e então detonamos o do Viggo". O trailer de Orlando também sofreu avarias. Foi revestido de fita de vedação pelo filho de Viggo Mortensen. A vingança veio quando Viggo encontrou peixe podre em seu trailer.
Depois de tudo isso alguém ainda duvida que eles saibam se divertir?