Gorgoroth – Biografia

Foto do autor
Escrito por Fábio Bettega

 

A banda Gorgoroth foi formada na Noruega por Hat, Goat e Infernus, no início dos anos noventa. Hat fez os vocais, Goat a bateria e Infernus a guitarra. O nome Gorgoroth foi retirado do livro O Senhor dos Anéis, de J.R.R.  Tolkien, a região onde está situada  Mordor. Em 1993 o Gorgoroth lança sua primeira demo, chamada A Sorcery Written In Blood.

Depois da demo, o Gorgoroth assina com a Embassy Records, onde eles lançam o primeiro álbum, Pentagram, em 1994. Samoth, da lendária banda Emperor, tocou o baixo neste álbum. Após o lançamento de Pentagram, Goat e Samoth deixam a banda.

Em 1996 a banda assina com a Malicious Records, que relançou o Pentagram. Neste mesmo ano eles lançam seu segundo álbum, Antichrist. As participações neste trabalho são de Pest, do Obtained Enslavement, que fez os vocais, e Frost do Satyricon, que gravou a bateria, enquanto Infernus ficou responsável pelo baixo e guitarra. Hat gravou os vocais de 3 faixas. O álbum Antichrist foi um tributo ao Euronymous, assinado por Varg Vikernes, líder do Burzum.

Ainda em 96 o Gorgoroth lança o MCD The Last Tormentor, no qual Grim (das bandas Immortal, Borknagar) substituiu Frost na bateria enquanto Ares da banda Aerternus assumiu o baixo.

Em 1997, é lançado o último álbum pela Malicious Records, chamado Under The Sign Of Hell. Neste mesmo ano, o Gorgoroth perde um de seus membros, Grim morre devido ao abuso de drogas.

No final de 97, o Gorgorgoth assina com uma gravadora grande, a Nuclear Blast records, e lançam no ano seguindo o álbum Destroyer. Gaahl assume os vocais da banda. Mais uma vez Pest e Frost participam das gravações. Ainda em 1998, o Gorgoroth participa de um tributo ao antológico Darkthrone, gravando a música Slottet I Det Fjerne.

Em 2000 o Gorgoroth surpreende o cenário black metal lançando o álbum Incipit Satan, um trabalho cujo teor das composições e das letras demonstra uma enorme evolução ao passado da banda.• No momento, o Gorgoroth vai num ritmo vagaroso, tentando gravar seu mais recente álbum, já que Gaahl, vocalista da banda, está preso por agressão.

O conteúdo das letras do Gorgoroth não envolve o trabalho de Tolkien, e sim odes à vida da Noruega e o passado pagão desta região e referências satanistas. A única música com referência a Tolkien é a auto-entitulada “Gorgoroth”.

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex