Christopher Tolkien teve sucesso em coletar múltiplas variantes, pedaços incompletos e rascunhos do conto Filhos de Húrin de forma a produzir uma versão completa e estanque, e apenas com palavras originais do autor. O trabalho é, portanto, acessível tanto como uma nova e completa versão do texto para estudiosos de Tolkien e também como um conto inteiramente novo da Terra-média para o leitor de Tolkien que não é familiar com os grandes contos e mitologia que são as raízes de O Senhor dos Anéis.
Laboriosamente restaurado dos manuscritos de Tolkien e apresentado pela primeira vez como uma história totalmente contínua e completa, o conto épico de Os Filhos de Húrin irá reunir os fãs de O Hobbit e O Senhor dos Anéis com Elfos e Homens, dragões e Anões, águias e Orcs e a rica paisagens e personagens únicos a Tolkien.
Túrin nasceu em uma Terra-média devastada pela recente vitória do Senhor Escuro, Morgoth, e seu monstruosos exército. Os maiores guerreiros entre os Elfos e Homens foram mortos e o pai de Túrin, Húrin, fora capturado. Mas, assim como seu pai, Túrin recusa a se acovardar e enquanto cresce aumenta também a lenda de um herói mortal. Em uma terra repleta por Orcs, Túrin reune para si um grupo de foras-da-lei e gradualmente começa a mudar o rumo da guerra pela supremacia na Terra-média.
Então Morgoth libera sua maior arma: Glaurung, o mais Poderoso dos Dragões, que se mostra um inimigo invencível. Enquanto o Dragão espalha devastação através da Terra-média resta apenas um homem que o pode matar, mas antes ele deve se confrontar com seu destino.
Os Filhos de Húrin é um dos três Grandes Contos iniciados por J.R.R. Tolkien enquanto se recuperava dos horrores da Primeira Guerra Mundial e nos quais refinou durante todo o resto de sua vida. Este conto trágico de aventura, heroísmo, sofrimento e amor permance como uma dos melhores exemplos da capacidade como contador de histórias e a narrativa é tão poderosa quanto qualquer coisa dO Senhor dos Anéis.
Agora totalmente recontruído por Christopher Tolkien a partir dos manuscritos de seu pai, pode finalmente ser apreciada como o autor originalmente pretendia. O livro será publicado em abril de 2007 na Grã-Bretanha, Canáda, Austrália e Nova Zelândia pela HarperCollinsUK e nos Estados Unidos pela Houghton Mifflin. Será ilustrado com desenhos coloridos pelo artista Alan Lee e conterá um mapa desenhado por Christopher Tolkien de Beleriand, bem como notas editoriais do texto como Apêndice.