Annatar, Senhor dos Presentes

Foto do autor
Escrito por Fábio Bettega

No final da Primeira Era, os Valar derrotaram Morgoth e o levaram de volta através do Mar, terminando por expulsá-lo do mundo por completo. O grande segundo-em-comando de Morgoth, Sauron, no entanto, escapou da Guerra da Ira e se escondeu na Terra-média. À medida que os séculos passavam, ele começou a acreditar que os Valar haviam esquecido a Terra-média e formulou planos para estabelecer seu próprio domínio.

Após um milênio, Sauron tomou controle de uma terra própria, que ficou conhecida como Mordor, e começou a subjugar os povos da Terra-média. Ele conseguiu facilmente atrair os Homens para sua causa, mas os Elfos provaram ser mais difíceis de influenciar. Assim, Sauron desenvolveu outros meios para controlá-los.

O esquema de Sauron para enredar os Elfos envolvia persuasão sutil. Ele assumiu a aparência angelical de um emissário dos Valar e adotou novos nomes. Entre eles estavam Artano, o grande ferreiro, e Aulendil, o servo de Aulë. No entanto, o disfarce mais conhecido foi Annatar, o Senhor dos Presentes. Nessa forma, ele foi até os Elfos e ofereceu ajuda em suas obras. Mesmo assim, a maioria dos líderes Elfos desconfiava dele. Gil-galad, Elrond e Galadriel o rejeitaram, mas os Gwaith-i-Mírdain (ourives de Eregion, membros da irmandade fundada por Celebrimbor) foram menos desconfiados, e seu líder Celebrimbor aceitou suas ofertas de conhecimento e ajuda.

As táticas da subversão de Annatar sobre os Gwaith-i-Mírdain são um tanto incertas incertas. O Senhor dos Anéis nos fornece poucos detalhes, simplesmente afirmando que os ourives foram conquistados por Annatar e aceitaram sua ajuda. Outras fontes (como “A História de Galadriel e Celeborn” em “Contos Inacabados”) descrevem uma situação muito mais complexa. De acordo com essa versão, Galadriel era a governante de Eregion na época e rejeitou Annatar. Ele, portanto, trabalhou com os Gwaith-i-Mírdain em segredo e, eventualmente, instigou os ourives-jóias a uma revolta aberta, expulsando Galadriel e permitindo a conclusão dos Anéis de Poder. Essa é apenas uma das várias histórias alternativas sobre Galadriel, e não está claro se Tolkien pretendia que isso fizesse parte da história “verdadeira” de Annatar em Eregion. É curioso que Galadriel desconfiasse desse visitante estranho em suas terras, mas o permitisse permanecer lá (embora isso talvez não seja totalmente impossível, e nos dizem que Sauron inicialmente tentou aplacar Galadriel, vendo-a como sua inimiga mais perigosa)

No passado distante, Sauron havia sido verdadeiramente um Maia do povo de Aulë, possuindo grande conhecimento na criação de itens poderosos. Como Annatar, ele permaneceu em Eregion por cerca de três séculos, de aproximadamente 1200 a 1500 da Segunda Era, e durante esse tempo, aprimorou ainda mais as habilidades dos talentosos ourives. Eventualmente, eles começaram a criar os verdadeiros Anéis de Poder, e Annatar optou por partir de Eregion, deixando-os prosseguir com seu trabalho. Nos noventa anos seguintes, Celebrimbor e seus artesãos criaram muitos outros Anéis, culminando em suas maiores realizações: os Três Anéis.

Desconhecido pelos Elfos de Eregion, a criação desses Anéis era o ápice do plano de Sauron. Enquanto os ourives trabalhavam em Eregion, seu mestre “Annatar” retornou a Mordor para forjar um Anel próprio. Na Forja de Orodruin, ele criou um Anel Dominante, usando grande parte de seu próprio poder nativo para criar um artefato que controlaria as mentes dos outros, especialmente aqueles que possuíam seus próprios Anéis de Poder.

Empunhando seu novo Anel Dominante, Sauron percebeu que seu plano de enredar os Elfos havia falhado. Os Três Anéis haviam sido construídos apenas por Celebrimbor, sem a influência de Annatar, e através desses Anéis, o verdadeiro propósito de Sauron foi revelado. Tendo falhado em escravizar os Elfos pela astúcia e dissimulação, Sauron abandonou sua identidade como Annatar e recorreu à guerra aberta.

A partir desse momento, Sauron nunca mais usou a identidade de Annatar. Seu ataque a Eregion teve sucesso, pelo menos no sentido de que ele conseguiu destruir aquela terra e recuperar muitos Anéis de Poder, embora os Três Anéis já tivessem sido enviados para longe quando ele capturou a cidade de Ost-in-Edhil, de Celebrimbor. Por um tempo, Sauron dominou toda Eriador, mas uma frota de Númenor o repeliu de volta a sua fortaleza em Mordor, onde ele planejou vingança contra Elfos e Númenoreanos.

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex