Os Númenóreanos Negros surgiram do grupo dos Homens do Rei (ou Âr-Ârdûnaim); eles eram opressores cruéis e senhores dos Homens primitivos da Terra-média. Como estavam colonizando o continente, sobreviveram à Queda de Númenor, mas diminuíram rapidamente.
Contexto
O poder e o conhecimento dos Númenóreanos cresceram ao longo da Segunda Era, e eles se tornaram cada vez mais preocupados com os limites impostos à sua felicidade – e eventualmente ao seu poder – pela mortalidade, cujo propósito eles começaram a questionar. Eles começaram a temer o Dom dos Homens e tentaram adiá-lo ou voltar a vida. Esse desejo crescente de escapar da morte fez com que a maioria dos Númenóreanos invejasse os imortais Eldar, a quem eles começaram a fisicamente se assemelhar. Os Eldar sempre procuraram lembrar os Homens de Númenor, no entanto, que a morte era um dom do Deus Único, Ilúvatar, a todos os homens, e a vontade de Ilúvatar não poderia ser contestada.
No entanto, após S.A. 2221, quando Tar-Ancalimon se tornou Rei de Númenor, os Númenóreanos se dividiram. Os Homens do Rei se afastaram dos Valar e dos Eldar e eventualmente se tornaram vulneráveis à corrupção de Sauron.
Três dos Nazgûl eram poderosos senhores Númenóreanos corrompidos por Sauron. Mil anos antes da Queda, eles serviram a Sauron, sendo escravizados à sua vontade.
História
Segunda Era
Origem
Muitos dos Homens do Rei que navegaram para as costas e regiões marítimas ao sul da Terra-média e estabeleceram fortalezas e moradias durante a estada de Sauron em Númenor já estavam inclinados à vontade de Sauron. Como consequência, os Homens do Rei odiavam os seguidores de Elendil. Umbar era a fortaleza mais ao norte dos Homens do Rei.
Após a Queda
Os Homens do Rei foram posteriormente chamados de Númenóreanos Negros.
Quando Sauron retornou à Terra-média após a Queda de Númenor, muitos dos Númenóreanos Negros ainda o serviram. Dois Númenóreanos Negros, Herumor e Fuinur, ascenderam ao poder entre os Haradrim nas terras ao sul de Mordor.
Enquanto Sauron se preparava para ir à guerra contra os Elfos e Exilados, ele reuniu grande força de seus servos do sul, incluindo muitos Númenóreanos Negros.
O triunfo da Última Aliança marcou o declínio da raça Númenóreana Negra. Eles diminuíram rapidamente ou se juntaram aos Homens da Terra-média. Embora sua raça tenha diminuído, seus descendentes mantiveram o controle sobre Umbar e herdaram seu ódio por Gondor.
Declínio
Embora tivessem diminuído, algumas figuras notáveis ainda afirmavam ser da raça Númenóreana Negra nos tempos posteriores. Uma delas foi a Rainha Berúthiel, a “nefasta, solitária e sem amor” esposa do Rei Tarannon Falastur de Gondor, que reinou de T.A. 830 até T.A. 913 e que a exilou de Gondor e apagou seu nome do Livro dos Reis.
Em T.A. 933, o Rei Eärnil I capturou Umbar, expulsando os senhores de Umbar para o exílio. 82 anos depois, em T.A. 1015, esses senhores lideraram os Haradrim em um cerco a Umbar, durante o qual o Rei Ciryandil de Gondor, filho de Eärnil I, foi morto.
Outro Númenóreano Negro mais notável foi a Boca de Sauron. Ele “entrou ao serviço da Torre Escura quando ela ressurgiu” e aprendeu grande feitiçaria, tendo esquecido seu próprio nome. Ele zombou do exército do Rei Elessar em frente ao Morannon.
Na época das viagens de Gandalf a Harad, os assentamentos dos Homens de Númenor nas costas ao sul além de Umbar tinham sido absorvidos ou formados por Homens que já haviam sido corrompidos por Sauron em Númenor e se tornado hostis e partes dos domínios de Sauron. As regiões do sul de Harad, em contato com Gondor, eram provavelmente mais convertíveis à resistência contra Sauron, mas também lugares onde Sauron estava ocupado recrutando força de trabalho para suas guerras contra Gondor. Como consequência, é possível que os Homens de Númenor em Umbar não tenham sido absorvidos pelos Homens de Harad.
Cultura
Os Númenóreanos Negros eram “apaixonados pelo conhecimento do mal” e adoravam Sauron. Eles odiavam os seguidores de Elendil e seu reino de Gondor. Após a queda de Sauron na Guerra da Última Aliança, sua raça diminuiu rapidamente ou se fundiu com os Homens da Terra-média. Não se sabe se esse declínio significava que sua longevidade e conhecimento diminuíram como os dos Dúnedain de Gondor ou se seus números diminuíram.