O primeiro volume é intitulado “The History of The Hobbit: Volume I: Mr. Baggins” (algo como “A História dO Hobbit: Volume 1: Sr. Bolseiro”) e conterá a primeira metade do material rascunhado por Tolkien para “O Hobbit”, comentado. Será lançado em 8 de maio de 2007. O segundo volume tem o título “The History of The Hobbit: Volume II: Return to Bag-End” (ou “A História dO Hobbit: Volume 2: Retorno a Bolsão”), contendo a segunda metade dos rascunhos e está agendada para 4 de junho de 2007.
“The History of Middle-earth” e “The History of The Hobbit”
Quando Christopher Tolkien começou a publicar a série “The History of Middle-earth”, uma coleação de doze volumes documentando o processo criativo de J. R. R. Tolkien na elaboração da Terra-média, com textos datando de 1920 a 1970, ele tomou a decisão consciente de não lançar nenhum volume contendo detalhes da criação dO Hobbit. De acordo com ele, O Hobbit originalmente não tinha intenção de ser parte do universo da Terra-média e foi anexado ao legendário mais antigo e mais sério de seu pai apenas superficialmente, embora a existência dO Hobbit tenha alterado para sempre o legendário. O tom dO Hobbit é muito mais leve e mais apropriado às crianças do que os demais textos de Tolkien.
Assim, como Christopher Tolkien não iria publicar um estudo dO Hobbit, a tarefa foi delegada a Taum Santoski na década de 1980. Santoski possuía conexões com a coleção Marquette de material de Tolkien, que é onde os manuscritos originais estão. Ele morreu em 1991 e a tarefa ficou a cargo de John Rateliff. Embora Christopher Tolkien não tenha trabalhado diretamente no “The History of The Hobbit”, o trabalho é bastante similar à “arqueologia literária” de seu “The History of Middle-earth”.
Rateliff enviou um rascunho do livro terminado pata Christopher Tolkien que, aprovando o trabalho, deu ao “The History of The Hobbit” sua benção pessoal para que fosse publicado em conjunto com as demais obras de seu pai.