A extensão territorial de Harondor como se pode perceber no mapa é bastante extensa, e por este motivo, as características físicas eram diversas. Ao norte, no limite com Ithilien do Sul, onde passa o rio Poros, havia uma maior concentração de áreas verdes, a diversidade ambiental era significativa, uma vez que, toda Ithilien era uma região bastante bela devido aos rios, riachos, córregos e densas coberturas vegetais que ali faziam presentes.
Ao sul, observa-se o oposto, uma região com pouca vegetação, um clima seco tendendo para o semi-árido; a desolação se fazia presente; quando se leva em consideração à decadência (declínio) de Gondor na Terceira Era e ao mesmo tempo o crescimento e invasão dos sulistas e o retorno de Sauron a Barad Dûr, dando a Mordor um novo caráter de reino poderoso e ameaçador a Gondor.
Harondor sempre foi palco de diversas disputas pelo controle da região. Sua posição geográfica estratégica para os avanços e a vigilância de Gondor no Sul, e para os povos de Harad e Khand quando tinham o controle da região.
Como são relatadas nos apêndices, muitas batalhas ali ocorreram, especificamente nas imediações do rio Poros.
Referências Bibliográficas
TOLKIEN, John Ronald Reuel Tolkien. O Simarillion: Martins Fontes, 2007.
TOLKIEN, John Ronald Reuel Tolkien. O senhor dos anéis: o retorno do rei. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FONSTAD, Karen Wynn & TOLKIEN, Christopher. Atlas of Middle-Earth: Paperback, 2001.
www.tuckborough.net – Consulta em 11/08/08.