Biografia:
Balin era o membro mais velho da Companhia de Anões escolhida por Thorin Escudo de Carvalho para a missão de retomar a Montanha Solitária do Dragão Smaug. Balin era corajoso, bem como era bondoso, e tornou-se um admirador do Hobbit Bilbo Bolseiro. Após a demanda, Balin liderou uma expedição ao antigo domínio Anão de Khazad-dûm, mas a missão terminou em tragédia.
Balin estava novamente na vigia após os Anões escaparem dos Orcs das Montanhas da Névoa sem Bilbo. Bilbo esgueirou-se, passando por Balin usando o Anel mágico que ele encontrara na caverna de Gollum. Ninguém jamais passara por Balin antes, e ele tirou seu capuz para o Hobbit. Quando a Companhia foi atacada pelas grandes aranhas na Floresta das Trevas, Balin rapidamente entendeu o plano de fuga de Bilbo, e liderou os Anões contra as aranhas, atacando-as com pedras enquanto um invisível Bilbo as atraía com insultos. Mais tarde, Balin ficou contente ao saber que foi o Anel que permitiu que Bilbo passasse por ele sem ser visto.
Após Thorin ser capturado, e os outros Anões serem levados ante o Rei Thranduil da Floresta das Trevas, Balin, o mais velho, falou em nome da companhia, mas eles foram jogados na prisão. Durante a fuga deles, Balin permaneceu vigiando Galion, o mordomo do Rei, enquanto Bilbo colocava os Anões em barris para descerem o Rio da Floresta.
Na Montanha Solitária, Balin acompanhou Bilbo por parte do caminho descendo o túnel que levava ao covil de Smaug, pois ele era um admirador do Hobbit. Ele ficou contente quando Bilbo retornou, e carregou-o para o ar livre. Após a segunda visita de Bilbo ao covil de Smaug, o Hobbit ficou preocupado por ter dito demais ao Dragão, e Balin tentou confortá-lo.
Balin e Thorin lembraram-se dos magníficos tesouros forjados na Montanha Solitária, e após Smaug deixar a montanha, os Anões aventuraram-se em seu covil. Balin foi ao auxílio de Bilbo quando a tocha do Hobbit apagou, dizendo “Agora é nossa vez de ajudar, e estou disposto a ir” (O Hobbit, p. 231). Balin sugeriu que eles fossem ao posto de sentinela no Morro do Corvo, e lá eles encontraram o corvo Roäc, que lhes trouxe notícias da morte de Smaug e da reunião dos exércitos dos Homens do Lago e dos Elfos da Floresta.
Após a Batalha dos Cinco Exércitos, Balin estabeleceu seu lar na Montanha Solitária e tornou-se próspero. Em 2949 ele e Gandalf visitaram Bilbo no Condado.
Por volta de 2989 tornou-se impaciente. Ele decidiu liberar uma expedição à Moria, onde estava o grande domínio Anão de Khazad-dûm antes de sucumbir à escuridão e ao mal. Balin esperava encontrar mithril lá, e ele também esperava encontrar o último dos Sete Anéis dos Anões, que há muito estava perdido. Com Balin foram Ori e Oin, e uma multidão de outros anões.
Quando eles chegaram ao Vale do Riacho Escuro, Balin e os Anões encontraram Orcs protegendo o Portão Leste de Moria. Os Anões mataram muitos Orcs, e estabeleceram residência no vigésimo primeiro salão de Moria. Balin estabeleceu seu assento na Câmara de Mazarbul e foi nomeado Senhor de Moria. Os anões encontraram mithril em Moria, mas sua colônia durou apenas cinco anos. Suas presenças provocaram o Balrog que se escondia nas profundezas de Moria.
Em 10 de Novembro de 2994, Balin foi ao Vale do Riacho Escuro para olhar no Lago-Espelho, quando um Orc atirou nele e o matou. Ele foi sepultado na Câmara de Mazarbul. Os Anões foram cercados pelos Orcs, e o Vigia na Água bloqueou o Portão Oeste. Todos os Anões do grupo de Balin foram mortos.
Em 15 de Janeiro de 3019 a Sociedade descobriu o túmulo de Balin na Câmara de Mazarbul, junto com o Livro de Mazarbul, que registrava o trágico fim dos Anões. O teto do Câmara desmoronou após uma disputa de forças entre Gandalf e a força invisível do outro lado da porta da câmara, e o túmulo de Balin foi sepultado profundamente nos escombros.
Fontes:
O Hobbit: “Uma festa inesperada”, “Carneiro assado”, “Um breve descanso”, “Da frigideira para o fogo”, “Estranhos alojamentos”, “Moscas e aranhas”, “Barris soltos”, “Uma acolhida calorosa”, “Na soleira da porta”, “Informação de dentro”, “Fora de casa”, Tempestade à vista”, “A viagem de volta”, “a última etapa”.
A Sociedade do Anel: “Muitos encontros”, “O Conselho de Elrond”, “Uma jornada no escuro”, “A Ponte de Khazad-dûm”, “O espelho de Galadriel”.
Apêndice A do Senhor dos Anéis: O Povo de Durin e tabela genealógica.
Datas Importantes:
2763
Nascimento de Balin
2770
Smaug, o Dragão, toma a Monatanha Solitária. Balin escapa com Thorin.
2779
O pai de Balin, Fundin, é morto na Batalha de Azanulbizar. Balin acompanha Thráin e Thorin em suas viagens.
2802
Balin estabelece residência nas Montanhas Azuis com o povo de Thráin e Thorin.
2841
Balin e Dwalin viajam para o leste com Thráin em uma tentativa de recuperar a Montanha Solitária.
2845
Thráin é capturado nos limites da Floresta das Trevas e levado para Dol Guldur. Balin e Dwalin procuram-no em vão, e então voltam para casa.
2941
26 de Abril: Balin comparece a uma festa em Bolsão, lar de Bilbo Bolseiro.
27 de Abril: Balin aguarda a chegada de Bilbo no Dragão Verde, em Beirágua, e Thorin e Companhia partem na jornada rumo à Montanha Solitária.
Fim de Maio: Thorin e Companhia encontram os Trolls Tom, Bert e William na Mata dos Trolls.
Junho: Thorin e Companhia visitam Valfenda e encontram-se com Elrond.
Verão: Thorin e Companhia são capturados por Orcs nas Montanhas da Névoa. Bilbo separa-se de seus companheiros e encontra o Um Anel. Bilbo escapa e esgueira-se passando por Balin e surpreendendo Gandalf e os Anões.
Outono: Os Anões são capturados pelas Grandes Aranhas na Floresta das Trevas. Bilbo resgata seus companheiros e Balin lidera os Anões no combate às Aranhas. Os Anões são então capturados pelos Elfos da Floresta, e Balin fala por seus companheiros. Eles são aprisionados e resgatados novamente por Bilbo.
22 de Setembro: Thorin e Companhia chegam à Cidade do Lago.
Dia de Durin: Thorin e Companhia entram na Montanha Solitária através da porta secreta. Balin acompanha Bilbo por parte do caminho descendo o túnel até o covil de Smaug. No dia seguinte Bilbo entra novamente no covil do Dragão e fala com Smaug. Smaug abandona a Montanha Solitária e ataca a Cidade do Lago, e é morto por Bard.
Fim do Outono/Começo do Inverno: Homens e Elfos chegam à Montanha Solitária procurando uma parcela do tesouro do dragão. Thorin recusa. Orcs e Wargs das Montanhas da Névoa atacam, e os Anões, Elfos e Homens se unem para lutar a Batalha dos Cinco Exércitos. Balin e os demais sobreviventes se estabelecem na Montanha Solitária.
2949
Balin e Gandalf visitam Bilbo no Condado
2989
Balin lidera uma expedição para colonizar Khazad-dûm e torna-se Senhor de Moria.
2994
10 de Novembro: Balin é morto por um Orc no Vale do Riacho Escuro. Nos dias seguintes, a colônia é destruída e todos os Anões são mortos.
3019
15 de Janeiro: A Sociedade descobre o túmulo de Balin. Em uma disputa de forças entre Gandalf e uma força invisível, a Câmara de Mazarbul desmorona e o túmulo de Balin é sepultado nos escombros.
Nomes e Títulos:
Balin:
Balin é o único Anão da companhia de Thorin cujo nome não é encontrado no Völuspá, ou na Edda em Prosa . O nome aparenta ter sido inventado de um estilo e rima similar com Dwalin, cujo nome é encontrado no Völuspá.
The Annotated Hobbit: “Roast Mutton, p. 77-79, nota 20
Senhor de Moria:
Balin foi nomeado Senhor de Moria quando ele estabeleceu uma colônia em Khazad-dûm em 2989.
(Clique na imagem para ampliá-la)
Fonte: Thain’s Book
Thorin era o mais velho dos anões que partiram para Erebor e não Balin.