Balin

Foto do autor
Escrito por Cassiano Ricardo Dalberto

balin-hildebrandt.jpg

Biografia:

Balin era o membro mais velho da Companhia de Anões escolhida por Thorin Escudo de Carvalho para a missão de retomar a Montanha Solitária do Dragão Smaug. Balin era corajoso, bem como era bondoso, e tornou-se um admirador do Hobbit Bilbo Bolseiro. Após a demanda, Balin liderou uma expedição ao antigo domínio Anão de Khazad-dûm, mas a missão terminou em tragédia.

 
Balin, filho de Fundin, nasceu em 2763. Ele possuía um irmão mais novo, Dwalin. Sua família pertencia à linhagem de Durin. Balin viveu na Montanha Solitária quando criança. Quando o dragão Smaug desceu na Montanha, em 2770, Balin estava do lado de fora, com Thorin Escudo de Carvalho, e escapou junto com ele. O pai de Balin foi morto na Batalha de Azanulbizar em 2799, e após isso Balin acompanhou Thráin e Thorin em suas itinerâncias até que eles estabelecessem seu lar nas Montanhas Azuis.Em 2841 Balin e Dwalin acompanharam Thráin quando ele partiu com a intenção de recuperar a Montanha Solitária de Smaug. Eles foram perseguidos pelos servos de Sauron, que procuravam o Anel dos Anões usado por Thráin. Uma noite, em 2845, enquanto acampavam nos limites da Floresta das Trevas, Thráin foi capturado e levado para Dol Guldur. Balin, Dwalin e os demais Anões procuraram por ele em vão.

 
Em 2941 Balin partiu novamente em uma missão rumo à Montanha Solitária, como um dos treze Anões liderados por Thorin e acompanhados por Gandalf. Balin foi o segundo Anão a chegar em Bolsão, após seu irmão Dwalin, e pediu cerveja ao seu anfitrião, Bilbo Bolseiro. Seu capuz era vermelho, e ele tocava viola.Balin permaneceu vigiando na porta do Dragão Verde em Beirágua, esperando o Hobbit chegar antes da companhia partir. Balin geralmente era o sentinela, e foi o primeiro a ver a fogueira dos Trolls. Ele também foi o primeiro a tentar ir ao auxílio de Bilbo, embora ele tenha sido capturado junto com os demais.

Balin estava novamente na vigia após os Anões escaparem dos Orcs das Montanhas da Névoa sem Bilbo. Bilbo esgueirou-se, passando por Balin usando o Anel mágico que ele encontrara na caverna de Gollum. Ninguém jamais passara por Balin antes, e ele tirou seu capuz para o Hobbit. Quando a Companhia foi atacada pelas grandes aranhas na Floresta das Trevas, Balin rapidamente entendeu o plano de fuga de Bilbo, e liderou os Anões contra as aranhas, atacando-as com pedras enquanto um invisível Bilbo as atraía com insultos. Mais tarde, Balin ficou contente ao saber que foi o Anel que permitiu que Bilbo passasse por ele sem ser visto.

Após Thorin ser capturado, e os outros Anões serem levados ante o Rei Thranduil da Floresta das Trevas, Balin, o mais velho, falou em nome da companhia, mas eles foram jogados na prisão. Durante a fuga deles, Balin permaneceu vigiando Galion, o mordomo do Rei, enquanto Bilbo colocava os Anões em barris para descerem o Rio da Floresta.

Na Montanha Solitária, Balin acompanhou Bilbo por parte do caminho descendo o túnel que levava ao covil de Smaug, pois ele era um admirador do Hobbit. Ele ficou contente quando Bilbo retornou, e carregou-o para o ar livre. Após a segunda visita de Bilbo ao covil de Smaug, o Hobbit ficou preocupado por ter dito demais ao Dragão, e Balin tentou confortá-lo.

Balin e Thorin lembraram-se dos magníficos tesouros forjados na Montanha Solitária, e após Smaug deixar a montanha, os Anões aventuraram-se em seu covil. Balin foi ao auxílio de Bilbo quando a tocha do Hobbit apagou, dizendo “Agora é nossa vez de ajudar, e estou disposto a ir” (O Hobbit, p. 231). Balin sugeriu que eles fossem ao posto de sentinela no Morro do Corvo, e lá eles encontraram o corvo Roäc, que lhes trouxe notícias da morte de Smaug e da reunião dos exércitos dos Homens do Lago e dos Elfos da Floresta.

Após a Batalha dos Cinco Exércitos, Balin estabeleceu seu lar na Montanha Solitária e tornou-se próspero. Em 2949 ele e Gandalf visitaram Bilbo no Condado.

Balin e Gandalf visitam Bilbo – Alan Lee

Por volta de 2989 tornou-se impaciente. Ele decidiu liberar uma expedição à Moria, onde estava o grande domínio Anão de Khazad-dûm antes de sucumbir à escuridão e ao mal. Balin esperava encontrar mithril lá, e ele também esperava encontrar o último dos Sete Anéis dos Anões, que há muito estava perdido. Com Balin foram Ori e Oin, e uma multidão de outros anões.

Quando eles chegaram ao Vale do Riacho Escuro, Balin e os Anões encontraram Orcs protegendo o Portão Leste de Moria. Os Anões mataram muitos Orcs, e estabeleceram residência no vigésimo primeiro salão de Moria. Balin estabeleceu seu assento na Câmara de Mazarbul e foi nomeado Senhor de Moria. Os anões encontraram mithril em Moria, mas sua colônia durou apenas cinco anos. Suas presenças provocaram o Balrog que se escondia nas profundezas de Moria.

Em 10 de Novembro de 2994, Balin foi ao Vale do Riacho Escuro para olhar no Lago-Espelho, quando um Orc atirou nele e o matou. Ele foi sepultado na Câmara de Mazarbul. Os Anões foram cercados pelos Orcs, e o Vigia na Água bloqueou o Portão Oeste. Todos os Anões do grupo de Balin foram mortos.

Em 15 de Janeiro de 3019 a Sociedade descobriu o túmulo de Balin na Câmara de Mazarbul, junto com o Livro de Mazarbul, que registrava o trágico fim dos Anões. O teto do Câmara desmoronou após uma disputa de forças entre Gandalf e a força invisível do outro lado da porta da câmara, e o túmulo de Balin foi sepultado profundamente nos escombros.

Fontes:

O Hobbit: “Uma festa inesperada”, “Carneiro assado”, “Um breve descanso”, “Da frigideira para o fogo”, “Estranhos alojamentos”, “Moscas e aranhas”, “Barris soltos”, “Uma acolhida calorosa”, “Na soleira da porta”, “Informação de dentro”, “Fora de casa”, Tempestade à vista”, “A viagem de volta”, “a última etapa”.

A Sociedade do Anel: “Muitos encontros”, “O Conselho de Elrond”, “Uma jornada no escuro”, “A Ponte de Khazad-dûm”, “O espelho de Galadriel”.

Apêndice A do Senhor dos Anéis: O Povo de Durin e tabela genealógica.

Datas Importantes:

2763
Nascimento de Balin

2770
Smaug, o Dragão, toma a Monatanha Solitária. Balin escapa com Thorin.

2779

O pai de Balin, Fundin, é morto na Batalha de Azanulbizar. Balin acompanha Thráin e Thorin em suas viagens.

2802
Balin estabelece residência nas Montanhas Azuis com o povo de Thráin e Thorin.

2841
Balin e Dwalin viajam para o leste com Thráin em uma tentativa de recuperar a Montanha Solitária.

2845

Thráin é capturado nos limites da Floresta das Trevas e levado para Dol Guldur. Balin e Dwalin procuram-no em vão, e então voltam para casa.

2941
26 de Abril:
Balin comparece a uma festa em Bolsão, lar de Bilbo Bolseiro.
27 de Abril: Balin aguarda a chegada de Bilbo no Dragão Verde, em Beirágua, e Thorin e Companhia partem na jornada rumo à Montanha Solitária.
Fim de Maio: Thorin e Companhia encontram os Trolls Tom, Bert e William na Mata dos Trolls.

Junho: Thorin e Companhia visitam Valfenda e encontram-se com Elrond.

Verão: Thorin e Companhia são capturados por Orcs nas Montanhas da Névoa. Bilbo separa-se de seus companheiros e encontra o Um Anel. Bilbo escapa e esgueira-se passando por Balin e surpreendendo Gandalf e os Anões.

Outono: Os Anões são capturados pelas Grandes Aranhas na Floresta das Trevas. Bilbo resgata seus companheiros e Balin lidera os Anões no combate às Aranhas. Os Anões são então capturados pelos Elfos da Floresta, e Balin fala por seus companheiros. Eles são aprisionados e resgatados novamente por Bilbo.

22 de Setembro: Thorin e Companhia chegam à Cidade do Lago.
Dia de Durin: Thorin e Companhia entram na Montanha Solitária através da porta secreta. Balin acompanha Bilbo por parte do caminho descendo o túnel até o covil de Smaug. No dia seguinte Bilbo entra novamente no covil do Dragão e fala com Smaug. Smaug abandona a Montanha Solitária e ataca a Cidade do Lago, e é morto por Bard.

Fim do Outono/Começo do Inverno: Homens e Elfos chegam à Montanha Solitária procurando uma parcela do tesouro do dragão. Thorin recusa. Orcs e Wargs das Montanhas da Névoa atacam, e os Anões, Elfos e Homens se unem para lutar a Batalha dos Cinco Exércitos. Balin e os demais sobreviventes se estabelecem na Montanha Solitária.

2949
Balin e Gandalf visitam Bilbo no Condado

2989
Balin lidera uma expedição para colonizar Khazad-dûm e torna-se Senhor de Moria.

2994
10 de Novembro: Balin é morto por um Orc no Vale do Riacho Escuro. Nos dias seguintes, a colônia é destruída e todos os Anões são mortos.

3019
15 de Janeiro:
A Sociedade descobre o túmulo de Balin. Em uma disputa de forças entre Gandalf e uma força invisível, a Câmara de Mazarbul desmorona e o túmulo de Balin é sepultado nos escombros.

Nomes e Títulos:

Balin:
Balin é o único Anão da companhia de Thorin cujo nome não é encontrado no Völuspá, ou na Edda em Prosa . O nome aparenta ter sido inventado de um estilo e rima similar com Dwalin, cujo nome é encontrado no Völuspá.
The Annotated Hobbit: “Roast Mutton, p. 77-79, nota 20

Senhor de Moria:
Balin foi nomeado Senhor de Moria quando ele estabeleceu uma colônia em Khazad-dûm em 2989.

 
 
Árvore Genealógica:
durintree2.jpg

(Clique na imagem para ampliá-la)

Fonte: Thain’s Book

 

 

Acompanhar
Avisar sobre
guest

1 Comentário
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fëanor

Thorin era o mais velho dos anões que partiram para Erebor e não Balin.

1
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex