Essa não é a primeira vez que O Hobbit está envolvido com problemas legais. Os fãs devem lembrar que foi um processo judicial que inicialmente evitou o retorno de Peter Jackson à direção da saga. Jackson também processou a New Line por lucros não pagos e prestação de contas suspeita, e sua relação com o estudio ficou problemática como consequência da discussão judicial. Mas Jackson e a New Line resolveram suas diferenças em 2007, e seguiram em frente para colocar O Hobbit em pré-produção com Guillermo Del Toro na direção.
O processo da Tolkien Trust ameaça colocar freios na adaptação mais uma vez. O caso se sustenta nos direitos de filmagem vendidos por Tolkien em 1969, que prometiam 7,5% de lucros futuros. O Tolkien Estate insiste que sua parte por direito nunca foi paga, enquanto a New Line insiste que os termos do contrato antigo são "ambíguos".
O processo ocorrerá no tribunal em Outubro, e será decidido ao longo dos trabalhos de pré-produção de Jackson e Del Toro. Vamos torcer para que seja resolvdo rapidamente, silenciosamente, e preferencialmente com um acordo fora do tribunal para que finalmente possamos ver Bilbo Bolseiro naquela fatídica tarefa de encontrar o Um Anel.