A saga "O Senhor dos Anéis" foi transformada em três filmes, lançados entre 2001 e 2003 pelo estúdio New Line, que arrecadaram cerca de 2,9 bilhões de dólares mundialmente, e se espera que "O Hobbit" seja um êxito semelhante.
Mas em fevereiro de 2008 os representantes do espólio de Tolkien entraram com um processo contra o New Line, clamando mais de 150 milhões de dólares de lucros da trilogia dos "Anéis" que diziam lhe ser devidos.
O processo também pretendia evitar a filmagem de "O Hobbit", que agora será transformado em dois filmes por Guillermo del Toro, o cineasta de "O Labirinto do Fauno" e "Hellboy".
Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas o filho do escritor Christopher Tolkien disse em um comunicado que como resultado do acordo "a New Line agora pode levar adiante as filmagens de ‘O Hobbit’".
A editora HarperCollins Publishers Ltd, que publica as obras de Tolkien, se uniu aos curadores no processo. O Fundo Tolkien, uma instituição de caridade ligada ao espólio do autor, doou mais de 8 milhões de dólares nos últimos cinco anos.