Era uma das coisas que ia perguntar, mas já responderam aqui mesmo: Éowyn e Faramir aparecem mais na versão estendida.
Antes eu nem ligava pra essas versões, até ler os livros... Mas, afinal, essa versão já saiu (ou sairá) em português?! É que eu não sei nada de nadinha de inglês...
______________
A versão estendida não foi lançada aqui no Brasil (e nem será, pelo que temos visto até aqui). Eu tenho a versão estendida, mas em português de portugal! =)
Se eu fosse vc, faria de tudo para ter a versão estendida. Por exemplo, ADT fica visivelmente superior, e provavelmente passa de filme mais fraco a melhor da trilogia. No total há 2 horas de cenas extras ( A Sociedade do Anel passa a ter mais de 3 horas e meia, ADT tbm e RDR é o que mais teve cenas incluidas, totalizando mais de 4 horas de filme). Claro, são cenas, em sua maioria, que não deveriam ficar de fora, mas que, devido às limitações naturais da mídia cinematográfica (limite de tempo, questões de dinamismo essenciais para que um filme desse gênero funcione, etc), as versões de cinema tiveram de colocar o essencial do essencial. Mesmo assim, as versões de cinema são ótimas, e na época em que foram lançadas causou um alvoroço nunca visto antes, a não ser em Star Wars quando do lançamento de "Uma Nova Esperança". Então, imagina como podemos criticar as versões de cinema se as mesmas criaram uma geração inteira de fãs, milhões! Foi através dos filmes que conheci Tolkien. Só depois que busquei as versões estendidas. Só digo uma coisa: fã que se preza PRECISA tê-las!
SIm... mas justamente com quem entrou no mundo de Tolkien pelos filmes e não pelos livros é que digo isso.
Pois quando vi os filmes os referidos personagens me deixaram desapontada! Porque tais condutas não condizem com o que os personagens tinham feito até aquele momento e nem com as personalidades deles. E quando li os livros, de certa forma, foi um alívio...
Elriowiel Aranel disse:
Eu reparei que nos livros não há certas "intriguinhas" entre aliados que se tornaram frequentes nos filmes: como Legolas e Aragorn discordando antes da batalha de Helm; Théoden dando uma de orgulhoso e Aragorn discordando do rei sobre ir para Helm; Frodo e Sam brigando por causa de Gollum e o Frodo dispensando o Sam no final; Denethor se recusando a ascender os faróis; Faramir levando Frodo, Sam e Gollum até Osgiliath (fiquei com cara como assim?!?!)... e por aí vai...
Essas pequenas mudanças me deixaram mais desapontadas do que as outras maiores.... Pois dá a impressão de que havia desunião entre os povos da Terra-Média que se aliaram contra Sauron.
Sendo que no livro é todo mundo tão digno, bom e honrrado.
O que vocês acham disso?!
Bom, creio que os personagens do filme foram muito bem desenvolvidos. Aliás, é raríssimo em filmes do gênero encontrarmos personagens tão complexos, com camadas de profundidade psicológica como vemos na trilogia de PJ. A questão de algumas pequenas mudanças em relação a personagens do livro, o TorUgo bem explicou. Faramir, por exemplo, na versão estendida, passa a ser um dos melhores personagens, bem como Boromir, que simplesmente tem um de seus melhores momentos na versão estendida.
Mas creio que muita coisa no livro de Tolkien é inverossímil e o filme procurou passar uma imagem mais crível, humana e conflituosa para acenturar o drama que esse tipo de estória nos passa. Vamos levar em consideração que os livros não são perfeitos, e certas mudanças foram bem-vindas. Ex: a batalha no Abismo de Helm ficou mais dinâmica e desesperada. E a gente vê, por exemplo, que a inclusão dos Elfos no Abismo ressalta o fato de que os Elfos realmente se preocupavam com a Terra-média, embora Tolkien quis ressaltar mais o aspecto de que os homens precisavam travar suas próprias batalhas sozinhos e tal. É questionável, tanto alguns pontos do livro quanto algumas das alterações na adaptação.
Só precisamos encarar a trilogia cinematográfica como um trabalho único, de significado em si mesmo, sem ficar na dependência do livro, pois são duas artes distintas e cada uma nos mostra a mesma estória sob prismas diferentes mas igualmente válidas!.