Eu sou daqueles que não gostam do Tom Bombadil. Acho que é um corpo estranho dentro do livro. Não entendo o que ele faz ali, não o acho engraçado, nem misterioso. Tirá-lo na minha opinião foi uma das mudanças boas que o PJ fez.
Mas em relação a outras coisas, me decepcionei um pouco. Mesmo na versão estendida, o encontro entre Faramir e Éowyn é rapidíssimo, só uma troca de olhares. Ah, podia rolar pelo menos um diálogo entre eles... Acho que toda a sequencia posterior à batalha de Pelennor foi muito apressada - faltou mostrar a transição do Aragorn de andarilho a rei, afinal de contas o filme é O Retorno do Rei. Numa hora ele está na batalha, depois já aparece de coroa na cabeça, sem transição nenhuma, sem a reação do povo de Gondor ao regresso do seu rei, etc. Esse, na minha opinião, é o defeito mais grave do terceiro filme.
Outra mudança que até faz sentido dentro do filme, mas que na comparação com o livro não me agrada, foi o feitio de Denethor. No livro ele tem uma aparência e modos tão nobres quanto Gandalf, mas no filme é um porco. O PJ poderia ter sido mais moderado na vilanização do Denethor.
Em relação a ADT, implico muito com as hienas gigantes, e com as palhaçadas do Gimli. A cena da possessão e exorcismo do Theóden para mim é a pior alteração feita em relação ao original em toda a trilogia. Por outro lado, ADT é o meu favorito dos três. Entre as alterações que acho interessantes, está a batalha do Abismo de Helm. No livro, não é tão importante. No filme, é um ponto alto. A chegada daquela divisão de elfos enviados pelo Elrond, também achei legal. Mas ficou faltando, no fim, a chegada de Erkenbrand e seus homens junto a Gandalf. No filme, não se explica como os poucos proscritos de Éomer se multiplicaram tanto. Não custaria muita metragem de filme simplesmente mostrar que além do Éomer, o Gandalf também tinha ido buscar os homens de Erkenbrand.
A Sociedade do Anel é o filme de que menos gosto. Ao mesmo tempo, é o filme que mais "melhora" na versão estendida, IMO. Mesmo assim, há muitas coisas de que não gosto. O Guardião do Portão de Moria é um bom exemplo. Não entendo por que o PJ fez uma lula gigante sair de dentro do lago, quando no livro era só um tentáculo. O verdadeiro horror de Moria deveria ser o Balrog, mas com aquele polvo maluco logo na entrada, o efeito de horror gradual se dissipa um pouco. Também não entendo porque os orcs de Moria andam pelo teto, como baratas. Não gosto tampouco de ver a Galadriel ficar subitamente verde e "elétrica" quando o Frodo lhe oferece o anel. Há certas sutilezas no texto do Tolkien que deveriam ter sido mais respeitadas. A cena da "tentação" de Galadriel é uma das mais legais no livro, e para mim, ficou comprometida no filme. Às vezes fico pensando porque implico tanto com essa cena, e chego à conclusão de que é porque para mim ela é puro nonsense. Os elfos do Tolkien não ficam verdes e fosforescentes quando são tentados pelo mal! Para mim, essa foi a pior alteração na Sociedade do Anel.
Entre as mudanças positivas, para mim, está precisamente a ausência do Tom.