• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

  • Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Talvez porque as próprias tatuagens estejam erradas. :lol:

Uma coisa que eu canso de ver são tatuagens escritas com base no MTP antigo, inclusive bem posteriores a 2011. Mas fico quieto. :dente:
Nossa, deixa eu perguntar. Ando vendo um influencer, ensinando tengwar etc, no insta. E ele usa a versão de 2000-03, a primeira eu acho né?! Eu perguntei sobre a nasalizaçao dos fonemas, e ele respondeu que ele utiliza o método antigo, mas que teria outros métodos.

Então, há ainda pessoas que utilizam o MTP1, ou que discordam do de agora? Não há uma uniformidade nisso né?! Bom, ainda sou leigo, mas sinto que o de agora está mais condizente com nossa linguagem ouvida/falada. E mais fácil tbm.

Os novos livros de Tolkien, oficiais traduzidos no Brasil, caso tenha escritos em tengwar, seguiriam o MTP 3?
 
Nossa, deixa eu perguntar. Ando vendo um influencer, ensinando tengwar etc, no insta. E ele usa a versão de 2000-03, a primeira eu acho né?! Eu perguntei sobre a nasalizaçao dos fonemas, e ele respondeu que ele utiliza o método antigo, mas que teria outros métodos.

Então, há ainda pessoas que utilizam o MTP1, ou que discordam do de agora? Não há uma uniformidade nisso né?! Bom, ainda sou leigo, mas sinto que o de agora está mais condizente com nossa linguagem ouvida/falada. E mais fácil tbm.
Então, não há - que eu saiba - nenhuma espécie de convenção do fandom para debater e eleger uma versão oficial. Um MTP será sempre um MTP: qualquer um pode propor o seu. Por outro lado, é melhor para todo mundo que haja uma convenção, mesmo que tácita. E, seja pelo pioneirismo, pela tradição de vários anos em atividade, pelo embasamento técnico do material, pelo alcance, faz sentido que o MTP referendado pela Valinor seja preferido.

Os novos livros de Tolkien, oficiais traduzidos no Brasil, caso tenha escritos em tengwar, seguiriam o MTP 3?
As palavras escritas em Tengwar nos livros são todas do Quenya ou Sindarin, então não há impacto.
 
As palavras escritas em Tengwar nos livros são todas do Quenya ou Sindarin, então não há impacto.
Ah sim. Mas o que eu digo é a frase em Tengwar no frontispício dos livros. No apêndice do Retorno do Rei está citando.

O idioma é o português mesmo, só que em Tengwar. Mas o Tengwar antigo. Eu percebi pela questão da palavra "conforme". A nasalidade está no tengwa posterior. No MTP 3, a nasalidade é no tengwa que emite o som nasal mesmo.
 

Anexos

  • IMG_20240621_164333.webp
    IMG_20240621_164333.webp
    66 KB · Visualizações: 2
Ah sim. Mas o que eu digo é a frase em Tengwar no frontispício dos livros. No apêndice do Retorno do Rei está citando.

O idioma é o português mesmo, só que em Tengwar. Mas o Tengwar antigo. Eu percebi pela questão da palavra "conforme". A nasalidade está no tengwa posterior. No MTP 3, a nasalidade é no tengwa que emite o som nasal mesmo.
Ahh verdade... acredito que as novas edições tenham se baseado na nova versão, sim, se mantiveram essa parte aí. Até porque um dos tradutores, Gabriel Oliva Brum (nosso @Tilion) tem um vínculo forte com a Valinor e deu no mínimo uns pitacos no MTP.
 
Talvez porque as próprias tatuagens estejam erradas. :lol:

Uma coisa que eu canso de ver são tatuagens escritas com base no MTP antigo, inclusive bem posteriores a 2011. Mas fico quieto. :dente:

*todo mundo que consultou deriel pra fazer tatuagem antes de 2011 olha ansioso para o braço*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo