Como assim, subtexto? O fato do Padre ter perdido a fé é parte fundamental da trama.
De forma alguma. Você só pensou isso porque o Shyamalan deixou tal parte empurrada bem na sua cara. O filme é sobre uma família que se prepara para uma invasão alienígena. O fato do Graham perder a fé não influencia em
nada nos acontecimentos do filme (pelo menos, não que eu me lembre).
Mesmo que você ache que a questão da fé de Graham é parte do texto em si, ela simplesmente
não devia ter sido. Não por ser estúpida - o que ela é, como eu já expliquei - mas porque é deselegante fazer isso; é sinal de preguiça do roteirista.
Imagina se em
A Noite dos Mortos-Vivos, os personagens interrompessem os eventos de 10 em 10 minutos para comentar sobre como os zumbis lembram os comunistas seguindo cegamente seu ditador? Como eles parecem hipnotizados e alienados? Tapado, não? Pois é.
A mulher do Graham morreu. Ele largou sua profissão de Padre. Isso já informação o suficiente pra deixar implícito que ele "perdeu a fé". (na verdade, como eu já apontei, um padre que perde a fé porque a sua mulher morreu é imbecil) Não precisa de discursos, monólogos, bla bla bla, etc.
Para o personagem esses acontecimentos têm um significado. Mas você não precisa acreditar que essa é única interpretação, como se o filme fosse totalmente unidimensional e cristão. Ele não faz nenhuma forçação de barra
Eu sempre encarei essas "dicas" como meras coincidências
Claro. O fato da mulher quase-morta semi-delirante falar para o Graham mandar o Joaquim "swing away", e de que o asma do menino interrompe o (ultra-conveniente) veneno dos aliens, e o fato de que eles podem "usar" a água que a menina misteriosamente deixa espalhada pela casa por ter "micróbios", isso tudo foi mera coincidência. Especialmente contando o fato de que tudo isso aconteceu
exatamente ao mesmo tempo. Claro. Só faltou o próprio Jesus Cristo entrar na casa com outro taco de baseball e ajudar Joaquin a derrotar o alien.
Na verdade, se ele quisesse ter tornado a "questão da fé" realmente um subtexto, ele deveria ter feito as coincidências (aliás, eliminando esse plural) mais ambivalentes, menos forçadas. Assim elas teriam funcionado tanto como elementos da narrativa e como talvez um "sinal de Deus" (os sinais foram sorte ou destino?, etc)
Não que eu ache necessariamente ruim que o filme seja cristão. O problema é a
forma que o Shyamalan mostra isso, com "coincidências" estúpidas e mal pensadas/estruturadas/esquematizadas. É vagabundice.
Eu nunca apreciei Sinais por causa de temas ou mensagens
É claro que não, já que isso é
impossível.
O que você está se questionando nesse parágrafo ("por que Deus faria uma coisa dessas, etc")
Você não entendeu. Eu não estou questionando por que Deus faria isso. Eu estou dizendo que isso foi feito de forma estúpida e preguiçosa.
Uma mãe que perde o filho
E segundo Shyamalan, o carro que atropelou o filho dela acabaria batendo no caminhão que terroristas do Al Qaeda estavam usando para transportar uma bomba atômica para NY, assim salvando a cidade.
um tisunami que mata milhares
E segundo Shyamalan, o tsunami teria trazido à tona uma espécie de planta desconhecida que ajuda a descobrir a cura para leucemia. (aliás, essa não chega nem de longe a ser tão forçada quanto as coincidências de
Sinais)
Eu não sei por que você considera isso um subtexto
Por que é isso o que o Shyamalan estava tentando, e o que qualquer escritor sensato teria feito. A questão "fé" de Graham não faz parte do drama principal (família vs. ETs), portanto funciona bem melhor como algo embaixo da superfície, que sutilmente aumenta a carga emocional do filme.
Você realmente ficou pensando nisso?
Sim. Eu não consigo ignorar idiotices.
Sei lá, eles aguentavam água até certo ponto (umidade do ar), mas não abundantemente em forma líquida.
Exatamente. Será que o Shyamalan não poderia ter se esforçado um pouco mais e tentado não criar a raça alienígena mais estúpida do Universo? Que sai tentando invadir o nosso mundo sem nenhuma proteção contra água, imaginando que nós nunca perceberiamos que água os afeta e que usariamos isso a nosso favor? Pelo amor de Deus.
(O Shyamalan devia ter filmado a invasão durante o furacão Katrina, que acaba derrotando os aliens. Seria um "sinal" menos forçado, por mais incrível que pareça. Teria sido mais "poético", até...)
Plausibilidade. E o fato de que o Shyamalan nem se deu o trabalho de pensar/consertar isso mostra o quanto ele é preguiçoso.
como em Guerra dos Mundos, em que os ETs não resistem por causa das bactérias humanas
Isso é mais plausível. Bactérias podem se transformar, e surgir através dos tempos. Os aliens prepararam a "invasão" bem antes dos humanos chegarem.
Não. Ficção-Científica. E nem filmes bons de Fantasia costumam ser tão estúpidos assim; sempre há uma lógica interna. Sinto muito.
Você está parecendo um crítico chato de 14 anos.
Não entendi a lógica aqui. Reclamar que um filme tem elementos estúpidos é agir como um "crítico de 14 anos"? E ignorar eles é agir como um "crítico adulto"? Pra mim, seria justamente
o contrário.
De qualquer forma, tem muitas coisas implusíveis nos filmes do Shyalaman. Só que ele dirige tão bem que a estética e a atmosfera das situações compensam "leves" inverossimilhanças
No final, o bom acaba vencendo o ruim, sim. Mas o ruim não deixa de ser ruim. No caso do final de Sinais,
muito ruim.