dermeister
Ent cara-de-pau
Certeza que muitos estão acompanhando a Grande Treta da 123 Milhas que deixou na mão os clientes que compraram, em promoção, passagens com partida entre setembro e dezembro dessa ano.
As promoções era atraentes e as passagens eram baratas *mesmo*, bom demais para ser verdade ou sustentável, e o esquema só funcionou por um tempo porque o negócio da empresa é (era?) vender passagens aéreas com muita antecedência e partida flexível (um dia antes ou depois de uma data de referência) para o cliente final mas só comprá-las, usando programas de milhas de outros clientes, mais perto dessa data. Na prática a passagem vendida podia nem mesmo existir e a empresa confiava que ela apareceria antes da partida ... não me parece necessariamente uma pirâmide, pode ser só um poliedro convexo com quatro faces triangulares compartilhando um ponto comum e uma base quadrada mesmo
Alguém aqui teve passagens canceladas? Não estamos em um período de muita viagem por aqui (exceto ficar pulando entre Jaraguá e Curitiba rs), pura influência da peste e uma reforma grande em casa comendo recursos e exigindo presença constante, então meio que estive por fora de todo o hype com eles.
Estava para postar isso aqui na semana passada mas fui enrolando e juntando matérias sobre o ~causo~pra citar, então segue uma pequena coletânea delas até agora:
- Dia 18/08, a empresa cancela todas as passagens vendidas para setembro e até o final do ano, supostamente oferecendo um reembolso atualizado em 150% do CDI (matéria, mirror);
- Logo ficou claro que o reembolso não só era em vales, mas como esses também eram picotados em parcelas de R$ 500,00, o que basicamente obriga a pessoa a comprar mais passagens da mesma empresa para usá-los (matéria, mirror);
- No Sábado (19), os ministérios do Turismo e da Justiça anunciam medidas para investigar a empresa através da Senacon (matéria, mirror). (outra matéria, mirror);
- No domingo (20), a Instituto Brasileiro de Cidadania entra com um processo judicial exigindo bloqueio das contas da empresa para garantir o pagamento aos credores (matéria, mirror);
- Na segunda (21/08), a CPI das pirâmides financeiras começa a investigar o caso (matéria, mirror) (outra matéria, mirror);
- Advogados explicam que os clientes lesados não precisam aceitar os vales e que a empresa é obrigada a devolver as passagens em dinheiro, eventualmente cobrindo perdas e danos também (matéria, mirror);
- Ainda na segunda, o secretário nacional do consumidor compara o caso com uma pirâmide em uma matéria da CNN (mirror): “Sem querer antecipar, mas, nesse aspecto [de pirâmide], é aquela velha história: se tem pelo de gato, rabo de gato, focinho de gato, orelha de gato e mia… provavelmente é gato”.
- O Ministério do Turismo suspenda da 123 Milhas de um programa de empréstimos subsidiados e coloca-a sob investigação (matéria, mirror);
- O PROCON de SC notifica a empresa solicitando esclarecimentos (notícia, mirror);
- Ainda na segunda, uma matéria da Folha (mirror) faz um bom resumo da situação: confirma que a empresa não pretende devolver o dinheiro ("Procurada, a 123milhas disse que o dinheiro não será devolvido e que a única forma de ressarcimento será por meio do vale-compra") e entrevista advogados que recomendam às vítimas entrar com processos judiciais;
- PROCON de Florianópolis também notifica a 123 Milhas (matéria, mirror);
- Na quarta-feira, 23/08, uma juíza concede tutela antecipada obrigando a 123 Milhas a emitir as passagens de um cliente que havia comprado um bilhete para 01/09. (matéria, mirror);
- Na quarta-feira, 23/08, a CPI das pirâmides financeiras aprova as quebras de sigilo bancário e fiscal da 123Milhas. (matéria, mirror);
- Na quinta-feira, 24/08, outro juiz, dessa vez em SP, concede liminar obrigando a 123 Milhas a emitir as passagens que um cliente comprou para o feriado de 07/09 (
matéria, mirror);
- Ainda na quarta, a Justiça de SP bloqueia R$ 45k das contas da empresa para garantir a devolução das passagens de um cliente (matéria, mirror);
- Matéria da Seu Dinheiro (mirror) resumindo os eventos até 24/08;
- Matéria da Folha (mirror) de 24/08 traçando um perfil dos sócios e uma análise do modelo de negócio da empresa;
- Após receber uma resposta insatisfatória, o PROCON de SP instaura um procedimento para investigar a 123 Milhas (matéria, mirror);
- Dia 25/08 a Justiça do RJ dá prazo de 5 dias para que a empresa apresente garantias para o ressarcimento dos consumidores lesados; o Procon pede o bloqueio de R$ 5M e indenizações por dano moral de R$ 1M. matéria (mirror), outra matéria (mirror);
- E, por fim, a CPI convocou os sócios (mirror) para depor na próxima terça-feira (29/08).
As promoções era atraentes e as passagens eram baratas *mesmo*, bom demais para ser verdade ou sustentável, e o esquema só funcionou por um tempo porque o negócio da empresa é (era?) vender passagens aéreas com muita antecedência e partida flexível (um dia antes ou depois de uma data de referência) para o cliente final mas só comprá-las, usando programas de milhas de outros clientes, mais perto dessa data. Na prática a passagem vendida podia nem mesmo existir e a empresa confiava que ela apareceria antes da partida ... não me parece necessariamente uma pirâmide, pode ser só um poliedro convexo com quatro faces triangulares compartilhando um ponto comum e uma base quadrada mesmo

Alguém aqui teve passagens canceladas? Não estamos em um período de muita viagem por aqui (exceto ficar pulando entre Jaraguá e Curitiba rs), pura influência da peste e uma reforma grande em casa comendo recursos e exigindo presença constante, então meio que estive por fora de todo o hype com eles.
Estava para postar isso aqui na semana passada mas fui enrolando e juntando matérias sobre o ~causo~pra citar, então segue uma pequena coletânea delas até agora:
- Dia 18/08, a empresa cancela todas as passagens vendidas para setembro e até o final do ano, supostamente oferecendo um reembolso atualizado em 150% do CDI (matéria, mirror);
- Logo ficou claro que o reembolso não só era em vales, mas como esses também eram picotados em parcelas de R$ 500,00, o que basicamente obriga a pessoa a comprar mais passagens da mesma empresa para usá-los (matéria, mirror);
- No Sábado (19), os ministérios do Turismo e da Justiça anunciam medidas para investigar a empresa através da Senacon (matéria, mirror). (outra matéria, mirror);
- No domingo (20), a Instituto Brasileiro de Cidadania entra com um processo judicial exigindo bloqueio das contas da empresa para garantir o pagamento aos credores (matéria, mirror);
- Na segunda (21/08), a CPI das pirâmides financeiras começa a investigar o caso (matéria, mirror) (outra matéria, mirror);
- Advogados explicam que os clientes lesados não precisam aceitar os vales e que a empresa é obrigada a devolver as passagens em dinheiro, eventualmente cobrindo perdas e danos também (matéria, mirror);
- Ainda na segunda, o secretário nacional do consumidor compara o caso com uma pirâmide em uma matéria da CNN (mirror): “Sem querer antecipar, mas, nesse aspecto [de pirâmide], é aquela velha história: se tem pelo de gato, rabo de gato, focinho de gato, orelha de gato e mia… provavelmente é gato”.

- O Ministério do Turismo suspenda da 123 Milhas de um programa de empréstimos subsidiados e coloca-a sob investigação (matéria, mirror);
- O PROCON de SC notifica a empresa solicitando esclarecimentos (notícia, mirror);
- Ainda na segunda, uma matéria da Folha (mirror) faz um bom resumo da situação: confirma que a empresa não pretende devolver o dinheiro ("Procurada, a 123milhas disse que o dinheiro não será devolvido e que a única forma de ressarcimento será por meio do vale-compra") e entrevista advogados que recomendam às vítimas entrar com processos judiciais;
- PROCON de Florianópolis também notifica a 123 Milhas (matéria, mirror);
- Na quarta-feira, 23/08, uma juíza concede tutela antecipada obrigando a 123 Milhas a emitir as passagens de um cliente que havia comprado um bilhete para 01/09. (matéria, mirror);
- Na quarta-feira, 23/08, a CPI das pirâmides financeiras aprova as quebras de sigilo bancário e fiscal da 123Milhas. (matéria, mirror);
- Na quinta-feira, 24/08, outro juiz, dessa vez em SP, concede liminar obrigando a 123 Milhas a emitir as passagens que um cliente comprou para o feriado de 07/09 (
matéria, mirror);
- Ainda na quarta, a Justiça de SP bloqueia R$ 45k das contas da empresa para garantir a devolução das passagens de um cliente (matéria, mirror);
- Matéria da Seu Dinheiro (mirror) resumindo os eventos até 24/08;
- Matéria da Folha (mirror) de 24/08 traçando um perfil dos sócios e uma análise do modelo de negócio da empresa;
- Após receber uma resposta insatisfatória, o PROCON de SP instaura um procedimento para investigar a 123 Milhas (matéria, mirror);
- Dia 25/08 a Justiça do RJ dá prazo de 5 dias para que a empresa apresente garantias para o ressarcimento dos consumidores lesados; o Procon pede o bloqueio de R$ 5M e indenizações por dano moral de R$ 1M. matéria (mirror), outra matéria (mirror);
- E, por fim, a CPI convocou os sócios (mirror) para depor na próxima terça-feira (29/08).