• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Lua (notícias e missões espaciais)

Só recentemente descobri que o nome da nossa Lua é Selene.
Onde eu estava no mundo que eu nunca ouvi falar disso. Até faz sentido se parar para pensar que "lua", se refere a um satélite, mas que a nossa lua tinha um nome, é estranho. Estamos tão acostumados a chamar só de Lua.

Err... o nome da nossa lua é só Lua mesmo, com maiúscula.
Não sei de onde começou a surgir esse boato de que se chama Selene, mas não é a primeira vez que vejo. :think:

Sim, para os gregos é Hélio e Selene; para os romanos é Sol e Lua.
Nós adotamos os nomes romanos para esses e outros astros do nosso sistema.
Por isso a Terra é Terra, em vez de Gaia; por isso Marte, Vênus, Júpiter, etc. em vez de Ares, Afrodite, Zeus...
Só que tem gente que acha "estranho" o Sol e a Lua "não terem nomes próprios" e inventam que eles se chamam à moda grega. Só que Sol e Lua são, precisamente, seus nomes próprios.
Foi a partir deles que criamos os substantivos comuns sol e lua para nos referirmos a estrelas e satélites semelhantes. Por isso o planeta X tem cinco luas, o sistema Y tem três sóis, etc.

Err... o nome da nossa lua é só Lua mesmo, com maiúscula.
Não sei de onde começou a surgir esse boato de que se chama Selene, mas não é a primeira vez que vejo. :think:
Eu vi isso no Sacani.

Faria sentido termos um nome próprio para nosso astro mais próximo.

A questão é, o que a comunidade científica fala?

Edit: consultei o a IA "Gemini":
"A União Astronômica Internacional (IAU), responsável pela padronização de nomes celestes, reconhece apenas Lua como a denominação oficial do nosso satélite natural."

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back