• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A verdade sobre o 'café fake': por dentro do 'parece, mas não é' que se espalha pelos supermercados

abylos

USS Voyager - NCC-74656 - Classe Intrepid
Usuário Premium
Na reportagem não falaram em coliformes fecais usados na composição... ainda :)

Similares não são novidade, mas como a inflação dos alimentos tá cada vez mais insaciável e mais falas de merda do presidente pra ajudar, agora eles estão se multiplicando com facilidade seja no café, leite, azeite.

E logicamente como a tecnologia de maquiar sabores tá bem mais evoluída atualmente, não ficarei surpreso se aparecer um similar de picanha a R$30,00 o quilo feita de soja com alguma coisa, mas bem temperada com o maquiador de sabor e aí o Molusco vai falar que agora sim tem picanha barata no mercado..

Nossa Fúria, vai tratar isso com um profissional, cara tá chatão.

Faz anos que o Mc Donalds vende sobremesa gelada, pq aquilo não entra na categoria de sorvete.
E tem vários exemplos bem sólidos no mercado. Infelizmente quem manda no brasil são empresas privadas, independente do governo que entra ou sai.

Desde a pandemia, o que se agravou com a crise econômica, instaurou-se uma verdadeira "moda" de comida falsa no Brasil: É composto lácteo no lugar de leite, mistura láctea condensada com soro de leite e amido no lugar de leite condensado, é doce com "tipo chocolate" no lugar de chocolate, preparado sabor requeijão no lugar de requeijão, etc.

O próprio chocolate não é chocolate. É que nossa legislação é muito frouxa e deixa muita tranqueira ser chamada de chocolate. Pergunta pra Nestlé, que é uma empresa suíça, se eles podem vender o que vendem aqui lá na Europa.

Pelo menos o tipo chocolate é mais "honesto".

Curioso que diante disso tem ocorrido um fenômeno novo, "toda vez" que alguém agora vai ensinar uma receita na TV ou na internet, adverte: "Para dar certo, você tem que usar leite mesmo, leite de verdade, se usar composto lácteo não vai dar certo" (Substitua "leite" por qualquer outro alimento), aparentemente, isso é resultado do fato de muitas pessoas ainda não terem se habituado à essa era de "comida falsa" e estão errando nas receitas por causa do velho costume de não lerem rótulos...

Havia ouvido falar que uma certa coisa tinha acontecido com célebres bombons brasileiros, e hoje resolvi comprovar após anos sem degustar um destes: "Serenata de Amor" não é mais bombom, mas, apenas um waffle redondo, de tamanho reduzido, em uma embalagem envolvente quadrada, com recheio de castanha de caju e massa de cacau sabor chocolate (Nem o chocolate em si tem mais) e açúcar (Muuuuito açúcar, é o ingrediente em maior concentração para maquiar o gosto):
Dizem que vai voltar ou voltou, mas, não vi o tradicional em nenhum mercado ainda, talvez, já esteja presente em caixas com bombons sortidos:

"Sonho de Valsa" também não é mais bombom, mas, esse tomou completo chá de sumiço das prateleiras:

Uma anedota:

Eu trabalhei em 2018 num projeto em uma empresa grande de Sergipe que torra "café" e produz outros produtos de "gênero alimentício", sendo que ela abastece prateleiras de grandes mercados no Brasil todo. Não vou falar o nome dela aqui pois preciso do meu trabalho rs. Na época trabalhavam 2 caras que eram responsáveis pelo controle da "qualidade" do suposto "café"...

...Eles não consumiam o café da própria empresa...

...Quando estava na sala deles, eles não me deixavam tomar o café dá própria marca e me serviam outras marcas (gourmet, pois eram entendedores).

Aproveitando, não vou falar o que vi alguns anos antes em uma fábrica de laticínios de SC, vou escrever apenas isso mesmo e deixar o resto pela imaginação de vocês. Não vou falar o nome da empresa também, mas tenho um "Riddle": o nome dela começa com a mesma letra do nome da cidade onde ela está e, também, é o mesmo nome de uma província da Áustria.

Mas fiquei sabendo que os absurdos que vi lá acontecem em todas as outras grandes fábricas de leite. (Como vocês já devem desconfiar).

Por fim, apenas por curiosidade, se você for um pouquinho melhor da grana, também pode entrar na onda da bebida sabor café com estilo e vários benefícios para a saúde:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back