• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aforismos

Quem é mais injustiçado(a)?

  • Clarice Lispector

    Votos: 0 0,0%
  • Freud

    Votos: 0 0,0%
  • Nietzsche

    Votos: 0 0,0%
  • Outro

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    1

Zirak-tarâg

Moleculista
Aforismo (do grego αφορισμός – aphorismós, a partir de aphorízein "delimitar, separar", de apó- "afastado, separado" ou "proveniente, derivado de" + horos, "fronteira, limite" e horízein "limitar", através do latim aphorismus) é um gênero textual ou uma obra deste gênero caracterizado por frases breves que possuem uma definição de um preceito moral ou prático. A palavra aforismo foi utlizada pela primeira vez nos Aforismos de Hipócrates, uma longa série de proposições tratando de sintomas e diagnósticos de doenças e a arte da cura e medicina. Mais tarde o termo passou a ser aplicado em frases conceituais das ciências médicas e em seguida para todos os tipos de princípios. Atualmente o aforismo é compreendido como uma forma concisa e eloquente de declarar a verdade.¹

Quase todo escritor ou filósofo recorre, eventualmente, a aforismos para cristalizar seu pensamento de forma cômica ou crítica. Dentre os que melhor aproveitaram o gênero, pode-se citar Nietzsche, Pascal, Heráclito, Confúcio, La Rochefoucauld e Kafka.


Achei um, que é atribuído a Diógenes, que diz "na casa de um homem rico, não há outro lugar onde cuspir além de sua cara" e pensei em fazer esse tópico para a gente compartilhar os favoritos. :smile:

Eu começo:

"Todos nós temos força para suportar os infortúnios dos outros."
— François de La Rochefoucauld.

"Senso comum não é tão comum."
— Voltaire.

"Às vezes a ciência é muito mais arte que ciência."
— Rick Sanchez.
 
Não entendi a enquete. Parece dar uma ênfase cômica ao tópico :hihihi:

Outro aforista bacana é o Karl Klaus.
Tem um livro com seus aforismos lançado pela Arquipélago; mas, por alguma obscura razão, fizeram uma capinha dura pra deixar o bagulho bem caro kk.
 
Na minha opinião, Nietzsche foi o maior aforista que já existiu. Montar todo um sistema filosófico com base em aforismos é impressionante. Apesar de ser um dos livros iniciais do filósofo alemão, "Humano, Demasiado Humano" tem os menores, mais diversos e, talvez, mais impactantes aforismos de Nietzsche.

Mas meus escritores de aforismos preferidos são Emil Cioran e Ambrose Bierce. Em outro post, em outro horário e de outro aparelho, posso trazer umas citações deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo