Spartaco
Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
O escritor Andrzej Sapkowski nasceu no dia 21 de junho de 1948 em Łódź, na Polônia; ele ficou mundialmente conhecido por uma série de livros de fantasia, intitulada The Witcher, A Saga do Bruxo Geralt de Rívia.
Sapkowski estudou economia e, antes de se voltar para a literatura, ele havia trabalhado como representante de vendas no exterior para a empresa Skórimpex.
Ele começou sua carreira literária como um tradutor, em particular, da ficção científica. Ele disse posteriormente que ele escreveu seu primeiro conto, The Witcher por mero capricho, a fim de participar de um concurso da revista de ficção científica Fantastyka, sendo que ele ganhou o terceiro prêmio. A história foi publicada pela revista em 1986 e foi um enorme sucesso tanto entre os leitores como entre os críticos.
Assim, Sapkowski criou um ciclo de contos baseados no mundo de The Witcher, composta por três coletâneas de contos e cinco romances. Este ciclo e suas muitas outras obras fizeram dele um dos autores de fantasia mais conhecidos na Polônia na década de 1990.
Em 2012, o Ministro da Cultura e do Patrimônio Nacional da Polônia Bogdan Zdrojewski concedeu-lhe a medalha de prata Gloria Artis.
A série literária The Witcher é composta por duas compilações de contos (O Último Desejo e A Espada do Destino) e cinco romances (O Sangue dos Elfos, Tempo do Desprezo, Batismo de Fogo, A Torre da Andorinha e A Dama do Lago).
Um prólogo para O Sangue dos Elfos foi publicado em 2013 (ainda sem versão fora do polonês), mas desde então pensava-se que a história havia se concluído ali. Aqui no Brasil, a Editora Martins Fontes já publicou os cinco primeiros livros da saga.
Fonte principal: Wikipédia.