• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Árvore Genealógica das Línguas

• Criador do tópico Criador do tópico Zuleica
  • Data de Criação Data de Criação

Zuleica

Usuário
Um pôster de 55cm x 82cm sobre a aventura lingüística até o nascimento do idioma português, é o "Especial Origens do nosso idioma" - junho/2008" de Língua Portuguesa.

A árvore das línguas, traz informações sobre a pré-história dos idiomas, o ínicio do latim, dá dicas sobre aspectos de personalidade do português e o nascimento da língua portuguesa no "Regno Di Porto Gallo".
Como não achei o link da publicação, fiz um scan. Adorei o trabalho, uma síntese ótima para uma apresentação.

Obs.: para o pessoal interessado em Tolkien - a árvore é do Proto-Indo-Europeu e não do Urálico > fino-úgrico > fino-pérmico > fino-volgaico > fino-lápico > fino-báltico > finlandês

2638862407_73386ec680.jpg

Um livro recheado de coisa bacana hein? Kuin, não tem como você scanear o pôster pra gente ver? É que eu fiquei na maior curiosidade agora rsrs...:hihihi:

kuinzytao disse:
Obs.: para o pessoal interessado em Tolkien - a árvore é do Proto-Indo-Europeu e não do Urálico > fino-úgrico > fino-pérmico > fino-volgaico > fino-lápico > fino-báltico > finlandês

Não entendi bem o porquê da observação. :think:

Se a árvore for desde o proto-indo-europeu, eventualmente ela deve chegar até o finlandês seguindo esse caminho, não? Ou tu quer dizer que nela não consta o ramo urálico?

O problema de comprar revista hoje em dia por aqui é que elas estão muito caras. Ok, eu sei que tem um custo e tudo o mais, mas às vezes pego umas revistas fininhas, fininhas que saem por algo em torno de 8 reais e começo a pensar duas vezes se compro ou não ¬¬'

Tilion disse:
kuinzytao disse:
[size=x-small]Obs.: para o pessoal interessado em Tolkien - a árvore é do Proto-Indo-Europeu e não do Urálico > fino-úgrico > fino-pérmico > fino-volgaico > fino-lápico > fino-báltico > finlandês

Não entendi bem o porquê da observação. :think:

Se a árvore for desde o proto-indo-europeu, eventualmente ela deve chegar até o finlandês seguindo esse caminho, não? Ou tu quer dizer que nela não consta o ramo urálico?[/size]
Quero dizer que nela não consta o ramo urálico.
Segundo minhas pesquisas internéticas, não encontrei o urálico vindo do Proto-indo-europeu, caso você tenha uma indicação agradeceria, pois fiquei atônita em não encontrar o finlandês nela.
Anica disse:
[size=x-small]O problema de comprar revista hoje em dia por aqui é que elas estão muito caras. Ok, eu sei que tem um custo e tudo o mais, mas às vezes pego umas revistas fininhas, fininhas que saem por algo em torno de 8 reais e começo a pensar duas vezes se compro ou não ¬¬'[/size]
Pior, o número reduzido de impressões, supostamente considerado de interesse específico e não geral.

Ah, entendi.

E eu havia esquecido, mas até hoje não há consenso sobre onde encaixar o ramo urálico. E, de fato, seja lá de onde ele for, indo-europeu ele não é. Não é tão bizarro assim, se considerarmos as migrações dos povos. Costuma parecer estranho imaginar o finlandês e o húngaro como idiomas não-indo-europeus porque eles se encontram atualmente em "ilhas" lingüísticas, cercados de idiomas indo-europeus por todos os lados, hehe.

Consegui o poster, postei no link abaixo:
http://www.sendspace.com/file/edagzo

È só acessar e baixar o arquivo "ARVORE.zip"

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back