Bom, esse é meu post inaugural por aqui, portanto sintam-se honrados com a visita do Deus supremo de Arda a esse fórum.
Eu sai do filme amando e odiando... Explica-se:
Algumas coisas estão perfeitas, e outras estão o fosfato do pús do fungo do cocô do cavalo do bandido do filme de faroeste italiano que fugiu porque estava com medo.
Algumas considerações corretivas do fã chato:
1 - Ninguém despacha uma pomba gira Saruman do corpo do rei Theoden (apenas afastam o persuasivo L. de Cobra de perto dele).
2 - Rohan não é um condado viking mas um reino de hábeis cavalariços e castelos de bases sólidas.
3 - O rei já sai de seu castelo convicto de comandar uma guerra no Abismo de Helm contra Isengard.
4 - Língua de Cobra é mandado pra Isengard contra a sua vontade.
5 - A Eowin fica no castelo tomando conta dele e pra suceder o comando do reino caso o tio morrece em Helm´s Deep.
6 - Os rohirrim já estavam no abismo de Helm quando começa a batalha.
7 - Gandalf chega com reforços sim, mas são algumas das árvores que a Barbárvore liderava.
8 - As crianças e mulheres estavam em uma caverna bem distante do local da luta, e pra falar a verdade o Gimli tb ficou isolado lá um tempão.
9 - Nenhum elfo além do Legolas deu as caras por lá (até ficou legal a visita dos elfos, mas por o guarda pessoal da Galadriel, o Haldir, pra morrer alí, foi tosco).
10 - No livro as Ents são seres calmos e pacientes que demoram muito pra tomar decisões, não sendo impulsivos (eles decidem lutar após 3 dias de debate no Conselho dos Ents e não quando vêem a floresta devastada, o que já sabiam que estava acontecendo. Também não foram persuadidos pela pirraça dos hobbits).
11 - O Gandalf só aparece pra falar com Merry e Pippin quando o Ent já havia reparado que eles definitivamente não eram ORCS, e eles não participam do debate dos ents. Os ents são sábios, não retardados e caolhos incapazes de distinguir um orc de um hobbit.
12 - Frodo e Sam não vão parar naquela porra daquele lugar no fim do filme (Osgiliath) em meio a batalha de Gondor.
13 - O cerco dos rohirrim aos uruk-hai dura cerca de 5 dias...
14 - É uma novela até o Aragorn aceitar entregar a espada dele na entrada do castelo do rei Theoden. Ele estava tão bonzinho no filme, porque ao contrário do livro, alí ele estava com a cabeça pensando na Arwen (qual das duas cabeças vocês escolhem).
15 - A cena Twilight Zone com o Gandalf viajando na Maionese pra explicar a volta dele como Gandalf o Branco é deplorável... Parecia a abertura daqueles programas soníferos evangélicos que passam na Bandeirantes de madrugada.
16 - O ataque a Isegard foi bom, mas fraco. No livro dizem que Merry e Pippin pareciam ver a floresta inteira marchar e atacar Orthanc.
17 - Os Nazgul pareciam voar em lagartixas aladas e não nas criaturas que pareciam abutres fétidos tal como é descrito no livro.
18 - O pântano das almas mortas me pareceu muito espaço aberto... Eu imaginava algo mais denso e pestilento. Aquilo lá estava igual ao Maracanã em dia de chuva.
Cenas que não existem:
1 - Os flashbacks da Arwen com o Aragorn e a empatação de foda do pai dela, o Elrond, dando uma de sogrão chato foi gratuita e desnecessária.
2 - Aquela luta com os wargs e por conseguinte a queda do Aragorn no precipício (o Hama morre nos portões de Helm´s Deep) foi invenção muito feia, só pra tapar o buraco no roteiro deixado pela teimosia do autor em não colocar logo o Theoden disposto a partir pra ignorância.
3 - Os ents vendo a floresta devastada e só então resolvendo lutar contradiz tudo o que se fala sobre eles no livro... Ents definitivamente não são impulsivos, precipitados e superficiais como pareceram no filme.
Claro que não estou lembrando de tudo agora, afinal acabei de voltar do reveillon na praia, mas só essas cenas extras inúteis e gratuitas já eram suficientes pra colocar no lugar delas o Tom Bombadil, a cena dos túmulos e a entrega dos presentes em Lorien (primeiro filme), e aprofundar a história com os ents no segundo filme...
Mas pra não dizer que o filme é ruim, achei a cena em Helms Deep primorosa como épico, gostei muito do Gollum (IRREPREENSÍVEL), as fangorns estavam muito boas, a luta com o Balrog foi fantástica, e os atores estavam todos muito bem de novo...
Enfim, um primor de PRODUÇÃO. Quem deu mole foi o Peter Jackson que fez bem o mais difícil e fez caquinha com coisas tão bobas...
É isso,
Que Eru esteja convosco!
Fui!