Melian
Período composto por insubordinação.
e o pessoal de letras com suas criticas duvidosas
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
e o pessoal de letras com suas criticas duvidosas
Pois é, eu não entendi o apelo dado a esse livro; achei bem fraquinho. Já ouvi dizer (provavelmente aqui mesmo) que a tradução não consegue manter a atmosfera de suspense e terror do original. Tenho minhas dúvidas, acho que é só superestimado mesmo.Coração das trevas - Joseph Conrad
Coração das trevas - Joseph Conrad
Exato me venderam este livro como um boa critica ao colonialismo com pitadas de terror psicológico, mas eram tão fracos que não correspondem a fama, parecia-me que estava novamente lendo o apanhador no campo de centeio.Pois é, eu não entendi o apelo dado a esse livro; achei bem fraquinho. Já ouvi dizer (provavelmente aqui mesmo) que a tradução não consegue manter a atmosfera de suspense e terror do original. Tenho minhas dúvidas, acho que é só superestimado mesmo.
☆☆☆☆☆ (abandonei)
Alucinadamente Feliz - Jenny Lawson
E só pra não deixar a menção ao último sem nenhum comentário: é raro eu abandonar uma leitura, mas tem livros que a gente percebe de cara que não é pra gente. Eu tive uma aversão insuperável ao senso de humor da autora, achei terrivelmente forçado e sem graça, e como ela despeja esse estilo em toda a escrita, simplesmente não deu pra continuar. Mas, fora esse aspecto, não deu pra avaliar, então fica sem nota. As Mil e Uma Noites leva o título de pior do ano porque esse eu fiz questão de chegar até o fim rs
Eu concordo com a questão da tradução porque você sente o léxico do Conrad mais denso, mais grave, mais sofisticado até que a fala da realeza no original. Eu sinto, ao lê-lo, como se estivesse em outro mundo. Em português eu sinto que isso escapa porque é um vocabulário que numa comparação idiomática soa muito mais próximo da nossa realidade. Motivo? Conrad aprendeu inglês por intermédio do francês. "Ah, mas isso interfere na forma como se aproveita a narrativa?", dirão uns booktwitteiros, mas olha, se não interferisse, Grande Sertão: Veredas seria só mais uma narrativa de aventura à la Paulo Setúbal, mas é justamente pelo léxico que Guimarães Rosa coloca o leitor às margens do insólito.Pois é, eu não entendi o apelo dado a esse livro; achei bem fraquinho. Já ouvi dizer (provavelmente aqui mesmo) que a tradução não consegue manter a atmosfera de suspense e terror do original. Tenho minhas dúvidas, acho que é só superestimado mesmo.
Madame Bovary é muito muito muito bom S2Melhores leituras:
Madame Bovary - Gustave Flaubert: foi a primeira leitura do ano, e foi uma releitura de encher os olhos e a alma. Sem condições no quanto esta mulher era magnífica. Ela não estava à frente do seu tempo, ela estava à frente de qualquer tempo. Acho que é um calhamaço que eu deveria ter colocado no projeto Quarenta clássicos antes dos quarenta anos. (Povo diz: Se tivesse tirado o Sargento de Milícias... ). Grande sertão: Veredas - Guimarães Rosa: Foi uma releitura que não estava me pegando, então, de repente, fui envolvida pelo sol que é Diadorim e me senti girando em volta dela, que é o motivo maior da narrativa, não apenas do contado — embora dele também — mas do vivido por Riobaldo. Quando dei por mim, eu já tinha feito o pacto e tinha aceitado participar do sistema solar que é Diadorim no livro, e puxa as demais palavras-planetas para dentro da linguagem-rio que atravessa o Grande Sertão e nos atravessa: sertão, jagunço, doutor, pacto Siruiz e travessia. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis - Roberto Schwarz: Sem esse livro eu não conseguiria montar meu projeto de doutorado. Não, eu não o li por isso, mas ele é tão perfeito, que sustentou meu projeto mesmo quando não foi citado. Existe uma crítica da obra de Machado de Assis antes e depois de Roberto Schwarz, né? O alegre canto da Perdiz - Paulina Chiziane: melhor livro da Paulina Chiziane e A MINHA MELHOR LEITURA DO ANO DE 2024. Sabe quando você está com tanta sede, que bebe a água tão rápido que nem percebe que a água acabou e continua com o copo virado? É o que aconteceu comigo, enquanto eu lia esse livro. Sem condições no quanto esse livro é dolorosamente lindo! Prosa poética costurada com a intrincada história moçambicana. A paixão segundo G.H. - Clarice Lispector: Não é o livro mais famoso da Clarice, mas, a meu ver, é sua obra maior, e esta releitura só reforçou a minha opinião. Explico melhor isso no vídeo que fiz para o LiteraCleo. Un lugar soleado para gente sombría - Mariana Enriquez: terceiro livro da Mariana Enriquez que li, e primeiro que li em espanhol na vida. Ela é uma inconteste autora do horror/fantástico moderno. Enriquez tem uma habilidade de escrita ímpar, e isso fica cada vez mais claro. Fiz um vídeo, que é um dos meus preferidos do canal, sobre esse livro.
Piores leituras:
Fim de verão - Paulo Henriques Britto: é horrível quando a gente espera que o livro chegue a algum lugar e ele não chega. O elogio da literatura - Zygmunt Bauman e Ricardo Mazzeo: começa interessante e fica extremamente cansativo. Não é ruim, só não é bom.
Tá nos melhores pra mim também!Melhores
O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu
Livro que abandonei nem ganha o direito de entrar no meu censo.Usando as estrelinhas do @Bilbo Bolseiro para rankear as minhas leituras de 2024 (link para o meu comentário no Censo):
★★★★★ (extraordinários!)
The Beatles Tune In: Todos Esses Anos - Vol. 1 - Mark Lewisohn
The Beatles Tune In: Todos Esses Anos - Vol. 2 - Mark Lewisohn
O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (releit.)
Você não merece ser feliz: Como conseguir mesmo assim - Craque Daniel (Daniel Furlan e Pedro Leite) (releit.)
★★★★☆ (adorei!)
Histórias Lindas de Morrer - Ana Cláudia Quintana Arantes
Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (releit.)
Musashi - Vol. 2: O Vento, O Céu - Eiji Yoshikawa
Musashi - Vol. 3: As Duas Forças, A Harmonia Final - Eiji Yoshikawa
Primeira Pessoa do Singular - Haruki Murakami
★★★☆☆ (curti!)
A Busca do Graal - Livro I: O Arqueiro - Bernard Cornwell
Eragon - Christopher Paolini
Eldest - Christopher Paolini
Short Stories from Hogwarts: Of Heroism, Hardship and Dangerous Hobbies - J.K. Rowling
Short Stories from Hogwarts: Of Power, Politics and Pesky Poltergeists - J.K. Rowling
A História da Terra-média: O Livro dos Contos Perdidos I - J.R.R. Tolkien
★★☆☆☆ (mais ou menos)
The Shadow Over Innsmouth - H.P. Lovecraft
Trópico de Câncer - Henry Miller
O Mochileiro das Galáxias - Vol. 5: Praticamente Inofensiva - Douglas Adams
★☆☆☆☆ (não curti)
As Mil e Uma Noites (trad. Alberto Diniz)
☆☆☆☆☆ (abandonei)
Alucinadamente Feliz - Jenny Lawson
E só pra não deixar a menção ao último sem nenhum comentário: é raro eu abandonar uma leitura, mas tem livros que a gente percebe de cara que não é pra gente. Eu tive uma aversão insuperável ao senso de humor da autora, achei terrivelmente forçado e sem graça, e como ela despeja esse estilo em toda a escrita, simplesmente não deu pra continuar. Mas, fora esse aspecto, não deu pra avaliar, então fica sem nota. As Mil e Uma Noites leva o título de pior do ano porque esse eu fiz questão de chegar até o fim rs
Mas não entrou mesmo hehe só lembrei dele aqui para ter um na categoria "cinco estrelinhas apagadas: sem nota".Livro que abandonei nem ganha o direito de entrar no meu censo.
★★☆☆☆ (mais ou menos)
The Shadow Over Innsmouth - H.P. Lovecraft
Piores leituras (do pior para o menos pior):
2) O Chamado de Ctulhu e Outras Histórias (H.P. Lovecraft);
^ Todos os três decepcionantes.