Vëon
Do you know what time it is?
Cinco Filmes Favoritos Com Phantom Lord
Bem complicado escolher apenas 5 filmes,mas consegui chegar a um acordo com minha consciência.Preferi não incluir 2001: A Space Odyssey, que certamente teria que estar na lista,mas acho que esse é hors concours.
Touro Indomável (Raging Bull, Martin Scorsese,1980)
Jake LaMotta encarava a vida como um longo e interminável round.
No ringue destroçava os adversários.Fora dele,suas explosões de violência e ciúmes lhe arruinaram o casamento,as amizades e,por fim, a própria carreira.
Cenas de luta impactantes e brilhantemente dirigidas em uma bela fotografia em preto-e-branco,montagem excepcional a cargo de Thelma Schoonmaker e a melhor interpretação de toda a carreira de Robert De Niro.Nunca antes a raiva e a fúria foram tão bem capturadas em película.
Enfim,é Martin Scorsese em seu melhor momento.
Janela Indiscreta (Rear Window,Alfred Hitchcock,1954)
Fotógrafo acidentado passa seu tempo olhando pela janela de seu quarto o que ocorre no interior das janelas (e vidas) alheias, até que um dia ele acredita ter visto um de seus vizinhos cometer um brutal assassinato.
Difícil escolher o melhor filme de Alfred Hitchcock,mas ainda continuo elegendo Rear Window como meu preferido.
Janela Indiscreta é uma reflexão sobre o cinema e Hitchcock nos transforma em cúmplices do vício voyeur do protagonista.
O mestre aqui atinge a perfeição: parte técnica impecável e um roteiro que tece uma trama de mistério complexa ,aliado a diálogos ágeis e inteligentes.
E além disso,a beleza estonteante de Grace Kelly ilumina cada frame do filme quando ela surge na tela.
Doze Homens e Uma Sentença (12 Angry Men,Sidney Lumet,1957)
Doze jurados têm a responsabilidade de decidir se um jovem garoto, acusado de matar o próprio pai, é culpado ou inocente. Com base na enorme quantidade de provas apresentadas pela promotoria, onze deles têm absoluta certeza de que o menino é culpado. Mas um dos jurados não pensa desta forma. Como a lei exige unanimidade na decisão, todos tentarão argumentar para convencer o último jurado de que eles têm razão.
Um único cenário,doze homens em uma sala.A princípio pode parecer que o resultado disto seja um filme enfadonho e cansativo.Nada disso!!! É simplesmente um dos filmes mais poderosos já realizados.
Direção exemplar do estreante Sidney Lumet,que conseguiu criar uma obra de profunda análise da mente humana, que revela reações, preconceitos e estupidez dos homens e também um grande exemplo que um bom cineasta é capaz de fazer um filme brilhante sem precisar de nada além de alguns bons atores e um roteiro inteligente.
De Volta Para o Futuro (Back to the Future, Robert Zemeckis,1985)
Marty McFly é o típico adolescente norte-americano dos anos 80, que é enviado de volta no tempo, para 1955, por uma invenção (o DeLorean) do excêntrico Dr. Brown.
De Volta Para o Futuro é o filme que mais marcou a minha infância e permanece até hoje para mim como o melhor exemplo de que diversão e excelência cinematográfica podem caminhar juntos.Tudo é perfeito e muito bem equilibrado no filme: ação, comédia, romance, viagem no tempo e pequenos detalhes que fazem o filme melhor a cada vez que o revejo.
E a cena no baile de formatura é uma das mais engenhosas,engraçadas e divertidas da história do cinema.
Kill Bill - Volume 1/Kill Bill - Volume 2 (Kill Bill: Vol. 1/ Kill Bill: Vol. 2,Quentin Tarantino,2003/2004)
Vou fazer uma pequena trapaça aqui e incluir os dois volumes como um filme só,pois é quase impossível pra mim analisar Kill Bill como dois filmes.
Tarantino ficou conhecido por expor as suas inúmeras referências cinéfilas nos seus primeiros filmes - principalmente a partir dos diálogos das suas personagens.Em Kill Bill(mais acentuadamente no Vol.1), as referências surgem especialmente a nível visual.É impossível ver os filmes e não perceber as homenagens que vão desde os velhos filmes de artes marciais orientais,os Western Spaghetti e até aos Blaxploitation movies .
Um verdadeiro delírio de sangue, música e humor negro,ou como lembro de ter lido no título de uma resenha sobre o filme: “O som vibrante da vingança”.
Anexos
-
MV5BNDUzMTY0NTE3NF5BMl5BanBnXkFtZTYwNDEyOTM2._V1._SY317_.webp24 KB · Visualizações: 111
-
MV5BMjIxOTg3OTc5MF5BMl5BanBnXkFtZTcwNzkwNjMwNA@@._V1._SY317_.webp17,3 KB · Visualizações: 117
-
MV5BODQwOTc5MDM2N15BMl5BanBnXkFtZTcwODQxNTEzNA@@._V1._SY317_.webp15,6 KB · Visualizações: 115
-
MV5BMTk4OTQ1OTMwN15BMl5BanBnXkFtZTcwOTIwMzM3MQ@@._V1._SY317_.webp15,4 KB · Visualizações: 111
-
MV5BMTU1NDg1Mzg4M15BMl5BanBnXkFtZTYwMDExOTc3._V1._SY317_.webp13,5 KB · Visualizações: 121
Última edição: