Um Conto de Duas Cidades é excelente, quase coloquei no top 5. Na verdade foi difícil pra mim escolher o quinto colocado, tive que praticamente escolher de forma aleatória porque caso contrário eu não decidiria nunca, todos os mencionados nas menções honrosas poderiam tranquilamente fazer parte da lista.
Quanto ao Apanhador: as pessoas têm opiniões bem diferentes sobre o livro e também depende da idade em que se lê. Eu li depois de adulto e pra mim uma das características mais legais e ao mesmo tempo raramente mencionadas é o humor do livro. O protagonista diz umas coisas hilárias, eu ria o tempo todo, mas ainda assim eu raramente vejo alguém dizendo algo sobre o humor dele; mas não é um livro humorístico, tem vários assuntos sérios e trágicos tratados ali.
Outro característica é o conceito de narrador não confiável. O protagonista, o adolescente Holden Caulfield, diz que mente o tempo todo. Mas tem umas histórias que ele conta que são tão constrangedoras que é difícil imaginar o motivo dele estar inventando aquilo; porém, ao mesmo tempo, ele consegue ser extremamente sincero e direto em outros momentos, de um jeito que muitos adultos simplesmente não são.
A voz do Holden é bem única, inconfundível mesmo, então a forma como ele fala é uma das coisas mais marcantes do livro. Mas apesar de falar num tom sarcástico ele é na verdade uma pessoa bastante sensível, e apesar das notas baixas, ele tem um alto nível de inteligência emocional, tendo um olhar bastante afiado para o comportamento das pessoas e as intenções por trás dos seus atos.
Enfim, adoro o livro, adoro o personagem, e poderia estar tranquilamente no meu top 5, e na minha mente realmente está (isto é, empatado com todos os outros).