Eu achei injusta a sentença(claro, perdemos. Se tivessemos ganhado seria extremamente justa).
ALF
Se puder, só a titulo de curiosidade mesmo, será que da pra explicar que tipo de pena é essa que o Smeagol vai cumprir?
Reclusão social mesmo, numa cela com um vaso sanitário imundo e uma gaita ou outro tipo de cárcere?
Sobre a sentença:
A Banca de Defesa baseou-se na insanidade mental do réu e em sua dependência do Um. Porém, Smeagol assassinou Deagol pela posse do Um e isso, para mim é crime, sendo o réu doente mental ou não. Cometeu também "pequenos" delitos logo que percebeu que sua droga lhe permitia habilidades extraordinárias até ser descoberto e expulso de sua casa segundo o julgamento de sua avó, cujos motivos e argumentos não estão em questão aqui.
Para mim, segundo as peças apresentadas pelas duas bancas, Smeagol/Gollum pode sim ser responsabilizado pelo assassinato de Deagol e também por todos os seus atos já de posse do Um. O que atenuou a pena foi exatamente essa influência externa de força maior, que agiu como um catalisador para deteriorar ainda mais a mente do réu.
Em vista disso, acredito que seja justa a pena aplicada. O problema de termos duas forças - defesa x acusação - se enfrentando em julgamentos é que apenas uma pode sair vencedora.
Sobre a pena:
A Banca de Defesa, até onde entendi, alegou insanidade mental do réu. Pois bem, julguei-o com base nessa alegação. Houve crime pré-posse do Um e também crimes pós-posse do Um, objeto que, como expliquei acima, acredito ter agido como catalisador para a deterioração da sanidade mental do réu.
Se olharem bem a descrição de cada um dos Vala n'
O Silmarillion verão que as Valier às quais entreguei o réu são:
Estë, a Suave, curadora de ferimentos e da fadiga. Cinzentos são seus trajes, e o repouso é seu dom.
Nienna, irmã dos fëanturi, que vive sozinha. Ela conhece a dor da perda e pranteia todos os ferimentos que Arda sofreu pelos estragos provocados por Melkor.
Tendo em vista as alegações de ambas as Bancas e segundo o resultado das analises dos jurados e minhas, não vejo melhores Poderes para auxiliar o réu em sua recuperação. O que Elas farão com o réu durante o seu período de reclusão ou como serão suas acomodações eu não tenho como determinar pois já está fora de minhas mãos.