• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Civilização misteriosa?

De onde é esse trecho, ancalagon_killer? Porque não me parece ser das obras tolkienianas (não existem pixies, leprechauns ou duendes).

Eu achei esse trecho fuçando em alguns tópicos antigos...

Tecnicamente falando, a criação dos Ainur, a Ainulindalë, a criação de Eä, a Dagor Dagorath, tudo isso aconteceu "ao mesmo tempo"! (Analogicamente falando, claro.) Não podemos afirmar que a criação dos Ainur aconteceu antes da criação de Eä, pois novamente, não há tempo fora do Universo e, portanto, não existem relações de temporalidade.

Agora sim eu consegui entender e captar tua mensagem... mas ainda assim aquele trecho que eu postei lá me deixa com uma pontinha de dúvida...

Em tese sim, podia, já que metafisicamente falando, "ações" não requerem tempo nem espaço para acontecerem.


Complicado, não?

Sem dúvida complicado. Metafisicamente falando, não posso dizer nada, pois não sei nada sobre metafísica:lol:.
 
Esse trecho me parece fanfic. Tenho quase certeza que é.

Ha!!!!! Achei!!!!!!!!!! Procurei no google... num artigo da Duvendor dicutindo quem é Tom Bombadil diz que esse texto tava no lost tales. Mas eu num sei se foi descartado... o cara tava usando tais seres como uma hipotese para Tom Bombadil... mas sinceramente os seres debaixo da terra se encaixariam bem na descrição...

Metafisicamente falando,
nem eu.:lol:

:rofl::rofl::rofl:
 
Ha!!!!! Achei!!!!!!!!!! Procurei no google... num artigo da Duvendor dicutindo quem é Tom Bombadil diz que esse texto tava no lost tales. Mas eu num sei se foi descartado... o cara tava usando tais seres como uma hipotese para Tom Bombadil... mas sinceramente os seres debaixo da terra se encaixariam bem na descrição...
Procurando no Index dos dois The Book os Lost Tales, não achei nenhuma referência a "leprechaun". Nem me lembro deles terem sido citados quando li os livros. De qualquer modo, mesmo se tivesse sido citados, é certo que foram descartados.
 
Esse trecho me parece fanfic. Tenho quase certeza que é.


Metafisicamente falando,
nem eu.:lol:

Não Célio, não é Fanfic é uma parte frequentemente citada em todo tópico que inclua a origem de Tom Bombadil que faz parte do Book of Lost Tales I.Capítulo The Coming of the Valar.

Confira no ensaio do Steuard Jensen ( a origem da chamada "teoria do Eco" popularizada pelo Fandom brasileiro de Tolkien que se apropriou da tese sem divulgar o autor.

http://tolkien.slimy.com/essays/Bombadil4Spirits.html

"the sprites of trees and woods, of dale and forest and mountain-side, or those that sing amid the grass at morning and chant among the standing corn at eve. These are... brownies, fays, pixies, leprawns, and what else are they not called, for their number is very great... they were born before the world and are older than its oldest, and are not of it, but laugh at it much, for had they not somewhat to do with its making, so that it is for the most part a play for them..."

Havia no tempo de BOLT I uma classe de "espíritos" que não eram Ainur pq não tomaram parte na Canção e não fazem parte do mundo embora estejam nele e são também chamados mais velhos que os mais velhos.

Lá os Lepraws ( escrito dessa forma por isso vc não os achou no índice) são a versão tolkieniana do gaélico Leprechaun e , inclusive, um ser meio misterioso do The Book of Lost Tales, Tinfang Warble, era derivado dessa espécie e é estudado hoje como um precursor das mesmas idéias que depois geraram Tom Bombadil ( ele , talvez, pode ser o "tio Tim" do Bombadil citado nos poemas de Aventuras de Tom Bombadil.

No conto de Gilfanon se disse que essa raça de seres elementais, que incluíam os "fays" podia ser proveniente do Vazio Primordial , do Vazio exterior como Ungoliant e,portanto, levando em conta a natureza anômala de Ungoliant , de Bombadil e dos seres sem nome de Mória assim como dos Deuses sem nome de Nan Dungorthim ( HoME III) a gente pode dizer que Tolkien não parece ter abandonado de todo essa idéia.

O que , aliás, bate com sua idéia, parecida com a minha de que, de fato, não se tratava de entidades "orfãs" da destruição de Utumno afinal de contas e nem de "criaturas" de Morgoth em todas as suas miríades de categorias mas alguma coisa bem mais sinistra...
 
Última edição:
A passagem é assim : SdA, As duas Torres Pág. 70 .
“Lutamos muito abaixo da terra vivente, onde não se conta o tempo. Ele sempre me agarrava e eu sempre o derrubava, até que finalmente ele fugiu para dentro de túneis escuros. Estes não foram feitos pelo povo de Durin, Gimli, filho de Glóin, muito abaixo das escavações dos anões o mundo é corroído por seres sem nome. Nem mesmo Sauron os conhece. São mais velhos que ele. Agora, eu andei por lá, mas não farei nenhum relato para escurecer a luz do dia.”

Lembrando que Sauron é um Maiar, espíritos que serviam os Ainur, como Mélian, e etc ...
Sendo um Maiar, ele "chegou" a Arda praticamente junto com os Ainur.
Sauron já era servo de Melkor desde o início dos tempos, antes de Angband e seus túneis serem construídos .
Perdoem-me se a suposição for sem sentido, mas se as criaturas são ainda mais velhas, e desconhecidas a ele, aquele que mais idolatrou a obra de Melkor, e usou das rixas que seu chefe criou entre os elfos para posteriormente "dominar" sobre eles, elas não poderiam ser de Utumno. As criaturas de Morgoth eram também comandadas pelo seu maior general, Sauron .
Acredito que sejam criaturas "independentes" de Melkor.
Ora se Ungoliant conseguiu amedrontá-lo completamente, o que diria destas misteriosas criaturas das profundezas que até mesmo Mithrandir receou mencionar.
 
Última edição:
Lembrando que Sauron é um Maiar, espíritos que serviam os Ainur, como Mélian, e etc ...
Sendo um Maiar, ele "chegou" a Arda praticamente junto com os Ainur.
Sauron já era servo de Melkor desde o início dos tempos, antes de Angband e seus túneis serem construídos .
Na verdade, os Maiar são Ainur também. Os Ainur se dividem em duas "classes": os Valar e os Maiar. E Melian, sendo Maia, não era servida por outros Ainur, mas sim servia Ainur mais "elevados".
 
Ora, basta pensar nos fatos ocorridos. Esse poder é Gandalf, um Maia, assim como o Balrog.


Só para constar, você já leu o Silmarillion, Vininfante? Caso não tenha lido, quando o fizer, toda essa questão, Maiar, Ainur, tudo será explicado.

Dorak gostei do se ponto e das opiniões de várias outras pessoas. TT1 citou que poderia ter sido mesmo um erro de Tolkien, a respeito desses seres, porém eu fico smepre na dúvida; embora ninguém seja perfeito eu ainda vivo em dúvoda.

Vininfante. leia O Silma, eu tenho lido ele; e me lembro da parte do livro em que Gandalf narra sua luta com o Balrog e pensando no início da criação de Arda eu não acho nenhum ponto que se encaixe e revele a real origem destes seres. Porém eu acho que de certa forma esses seres foram forjados (ou melhor criados) por Melkor, no momento em que ele foge do tom da canção inicial.
 
Na verdade, os Maiar são Ainur também. Os Ainur se dividem em duas "classes": os Valar e os Maiar. E Melian, sendo Maia, não era servida por outros Ainur, mas sim servia Ainur mais "elevados".


Perdão, foi um erro no emprego do substantivo. :X Estava querendo Mencionar os 'Valar' em vez de Ainur. Já dei um pequeno edit, obrigado por me informar : .

Vi em outro tópico , alguém mencionando a existência de dimensões paralelas, fora de Ëa e do controle de Eru, de onde viriam tais criaturas como Ungoliant ou estas citadas aqui, mas segundo as obras de Tolkien, isso é bem improvável.
 
Nem me lembrava dessa passagem no livro (preciso urgentemente relêr SdA).
Esse Utumno teve algum paper importante na historia da Terra-média?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo