É, provavelmente, a fotografia mais bonita que já vi de um filme. O tom naturalista, grande marca da cinematografia do Malick, atinge seu ápice aqui.
É curioso que, ao chegar na fazenda no trem, a personagem Linda já antecipe, ainda que de forma bastante poética, aquele que será o evento divisor de águas da história: a queimada da plantação devido a praga. Sabendo da mística ligação do diretor com a natureza e o divino, eu não acharia estranho que tal praga tivesse vindo como um castigo para aquele ambiente.
Não sei se consigo ter uma opinião sobre a história. Em alguns momentos eu a achei demasiadamente arrastada, mesmo sabendo que esse era o tom que o diretor pretendia dar. O último quarto do filme, quando o conflito se instala de forma permanente, foi de longe o melhor momento do longa.
O filme se torna mais interessante quando se descobre o quão conturbado foi seu processo de produção, muito devido às excentricidades do diretor. A filmagem do filme se arrastou muito mais do que inicialmente previsto no cronograma, pois o perfeccionista Malick nunca gostava de nenhuma cena gravada; muitos membros da produção brigaram com o diretor e se demitiram; o filme demorou tanto para ser gravado que o diretor de fotografia, Néstor Almendros, abandonou a filmagem no meio porque tinha um contrato para filmar um longa do Truffaut; os atores não entendiam direito o que estavam gravando; o orçamento estourou tanto que o produtor executivo teve que hipotecar sua casa para continuar bancando o filme; enfim, foi uma zona.
Como se não bastasse, Malick demorou quase três anos para editar o filme. Ele simplesmente não sabia o que fazer com o material que foi gravado. A solução que o diretor encontrou foi fazer com que a Linda Manz (que interpreta a personagem homônima) fizesse a narração em off do filme – coisa que não estava prevista inicialmente e só foi feita na pós-produção, por isso o estranhamento do
@Focr_BR com a personagem "fora de contexto".
A experiência foi tão traumática que Malick só gravaria outro filme trinta anos depois,
Além da Linha Vermelha.