F
fcm
Visitante
que nada @Bruce Torres e @Erendis os gaúchos são muito recalcados pra se misturar com os demais. Por mim eles merecem um país inteiro.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
eu quero ficar com os gaúchos!que nada @Bruce Torres e @Erendis os gaúchos são muito recalcados pra se misturar com os demais. Por mim eles merecem um país inteiro.
Nas palavras de meu querido Alberto Schneider, é praticamente um milagre o Brasil ter conseguido continuar uma coisa só depois de deixar de ser uma colônia... Tá aí a América espanhola que não me deixa mentir!
@Mercúcio , ajuda aí! Me ajuda a concluir o argumento
Ta vendo a série Outlander?EDIT: BTW, alguém lembra aqui se a Escócia passou pelo processo de supressão cultural que a Inglaterra realizou com a Irlanda?
Ta vendo a série Outlander?
Depois das revoltas jacobinas, a Inglaterra aboliu os clãs, os tartans e o gaélico.
http://en.wikipedia.org/wiki/Jacobite_risings
Cara, vou ter que comentar, ou não estarei honrando as aulas que tive na faculdade...
Há diferenças culturais gritantes em todo o Brasil, só que essa diferença foi sendo ignorada e destruída durante a construção da historiografia brasileira, propositalmente.
Nas palavras de meu querido Alberto Schneider, é praticamente um milagre o Brasil ter conseguido continuar uma coisa só depois de deixar de ser uma colônia... Tá aí a América espanhola que não me deixa mentir!
O Brasil tinha "potencial cultural" pra ser dividido em pelo menos uns 4 ou 5... E isso nem tem a ver com política!
@Mercúcio , ajuda aí! Me ajuda a concluir o argumento
No encontro realizado no dia 20 de setembro em um hotel em Passo Fundo, os separatistas do grupo falaram das óbvias razões que possuem para se separar do Brasil e volta e meia recaíram sobre a crítica à corrupção e à política nacional. Disseram aceitar pessoas de todos os credos, raças e tendências políticas, desde que o indivíduo esteja “imbuído do desejo separatista”. Na fala dos líderes e palestrantes, “tudo que está errado” é traduzido em repulsa ao Bolsa Família, às cotas raciais, ao processo do Mensalão.
“A gente vê o governo abrindo mais vagas no Bolsa Família, mas não vê postos de trabalho”, reclama Deucher. “Nós queremos nos livrar, porque esse Estado, Brasília, não nos representa. Ele não diz nada para nós, o que ele diz é só coisa ruim”, conclui. A rejeição a Brasília é o mote dos panfletos que os membros imprimem com dinheiro do próprio bolso e distribuem em suas cidades. O mais recente lembrava que, em 2013, os três estados do sul arrecadaram 152 bilhões de reais, mas tiveram “retorno” de apenas 29,3 bilhões. Em letras amarelas, o movimento faz a conta: 80% “do total arrecadado não retornou aos estados”.
Dúvida: deixar os estados mais independentes, como nos EUA, seria uma solução?
Solução exatamente para que?
Eu acho que no aspecto econômico como o Deriel apontou e administrativo melhoraria sim. Agora se for a questão de identidade cultural como o Mercúcio apontou então não.