• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

  • Criador do tópico Criador do tópico Spartaco
  • Data de Criação Data de Criação
Entre os compositores aniversariantes do dia 11 de março estão Carl Sprague Ruggles (1876, Marion, em Massachusetts, USA), Xavier Montsalvatge (1912, Girona, na Espanha) e Astor Pantaleón Piazzolla (1921, Mar del Plata, na Argentina).

Ruggles.jpg
Carl Sprague Ruggles.webp

Carl Ruggles foi um revisor incorrigível, dado a trabalhar no ritmo de um caracol, produzindo completamente poucas obras em sua longa carreira (apenas 12 obras). Desenvolveu um estilo altamente dissonante. Ademais, devotou muito de sua vida à pintura, o que poderia parcialmente explicar sua baixa produção musical.

1049876498_extras_fotos_del_dia_0.jpg
Xavier Montsalvatge.webp

Ao contrário de Ruggles, Montsalvatge compôs mais de uma centena de títulos que abrangem todos os géneros musicais, desde o sinfônico até a ópera, o balé e a música para cinema, e que tem integrado o repertório dos mais famosos intérpretes, tais como Alicia de Larrocha, Victoria de Los Angeles, Teresa Berganza, Marlyn Horne, Federica von Stade, Rostropovich, Jean Pierre Rampal e Charles Dutoit.

250px-Astor_Piazzolla.jpg
Astor Pantaleón Piazzolla.webp

A obra de Piazzolla revolucionou o tango tradicional em um estilo novo, incorporando elementos do jazz e da música clássica. Conseqüentemente é considerado o compositor mais importante do tango da última metade do século passado.
 
Não posso deixar de dizer que no dia 11 de março de 1818 nasceu o violinista e compositor italiano Antonio Bazzini (em Brescia).

Bild.jpg
Antonio Bazzini.webp

Incentivado por Paganini, Bazzini começou sua carreira de concertista em tenra idade e se tornou um dos artistas mais conceituados do seu tempo; ele foi muito admirado por Schumann e Mendelssohn.

Em sua carreira de violinista, Bazzini percorreu diversos países, entre os quais Espanha, Dinamarca, França e Alemanha. Voltando à sua cidade natal, ele se dedicou à composição, abandonando as fantasias e as peças de caráter virtuoso, como a sua famosa La ronde des lutins.

Em 1873 Bazzini tornou-se professor de composição no Conservatório de Milão e, em 1882, o seu diretor. Entre seus alunos podemos destacar Catalani, Mascagni e Puccini.
 
No dia 12 de março ocorreu o nascimento de Thomas Augustine Arne (1710, Londres, Inglaterra); cravista e compositor inglês do século XVIII, ele é mais conhecido por sua popular canção patriotica Rule, Britannia!.

Arne.gif
Thomas Arne.webp

Devemos lembrar que Arne foi a figura principal no cenário operístico da Inglaterra, após a morte de Händel, sendo também um reconhecido professor.
 
Hoje, dia 13 de março é o dia de nascimento do compositor austríaco Hugo Wolf (1860, em Windischgrätz, atual Slovenj Gradec, Eslovênia).

w886627a.jpg
Hugo Wolf.webp

Wolf é geralmente lembrado pelos seus lieder, que são realmente muito bonitos; porém, ele também compôs obras para piano, música de câmara, para orquestra e a ópera Der Corregidor.
 
No dia 14 de março comemora-se o nascimento de dois compositores de épocas distintas, mas que tem em comum a situação de que, em certo modo, ficam hoje em dia um pouco obscurecidos, a saber:

CGTelemann.jpg
Georg Philipp Telemann.webp

Georg Philipp Telemann (1681, em Magdeburg na Alemanha), pois apesar de ser um grande compositor e um dos mais prolíficos do período barroco, fica à sombra do fabuloso Johann Sebastian Bach.

johann-strauss-sr-01.jpg
Johann Strauss Sr..webp

Johann Strauss Sr. (em 1804, em Viena na Austria), apesar de ter sido o Rei da Valsa original, está em segundo plano, atrás de seu talentoso filho, Johann Strauss Jr.
 
O dia 15 de março é a data de nascimento dos compositores Eduard Strauss (1835, em Viena, Áustria) e Johan Halvorsen (1864, em in Drammen, Noruega).

s908912a.jpg
Eduard Strauss.webp

Eduard Strauss, filho de Johann Strauss Sr., e irmão de Johann Strauss Jr. e de Josef Strauss, foi o último líder da Strauss Orchestra.

Conta-se que em 1906, para cumprir uma promessa que tinha feito a seus irmãos, ele queimou a biblioteca inteira do referida orquestra, bem como os manuscritos originais da sua família.

No tocante à composição, Eduard Strauss é autor de, aproximadamente, 300 obras, entre valsas de concerto, polcas e outras peças do gênero.

Johan_Halvorsen.jpg
Johan Halvorsen.webp

As composições de Halvorsen, que também foi violinista e regente, são um desenvolvimento da tradição nacional romântica, exemplificada por Edvard Grieg, embora escrevendo em um estilo próprio, marcado por uma orquestração brilhante.

Halvorsen casou-se com a sobrinha do famoso compositor norueguês, e orquestrou algumas de suas obras para piano, como uma marcha fúnebre que foi tocada no funeral do próprio Grieg.
 
Dia 17 de março: data de nascimento do compositor e pedagogo Josef Gabriel von Rheinberger (1839, em Vaduz, Liechtenstein).

rheinberger.JPG
Josef von Rheinberger.webp

Joseph Rheinberger faz parte dos compositores da segunda metade século XIX que, após ter caído em esquecimento, de novo são redescobertos pelos musicólogos. A sua obra é muito diversificada, 197 números de opus: piano, órgão, música coral, lieder, música de câmara, sinfonias, aberturas de concerto, músicas de cena e óperas. Ele definia-se como um clássico, cujos modelos foram Bach e Mozart.
 
Dia 18 de março é o dia do nascimento de dois compositores que eu particularmente gosto: o russo Nikolay Andreyevich Rimsky-Korsakov (1844, em Tikhvin) e o italiano Gian Francesco Malipiero (1882, em Veneza).

rimsky-korsakow-portrait-01.jpg
Nikolay Rimsky-Korsakov.webp

Rimsky-Korsakov, integrante do Grupo dos Cinco, compôs obras sinfônicas de qualidade, 15 óperas, além de peças sacras e de câmara.

gian-francesco-malipiero-3.jpg
Gian Francesco Malipiero.webp

Malipiero, compositor do século XX, fez parte da chamada geração DELL'OTTANTA, que procurou dar uma ênfase maior à música instrumental na Itália.
 
Bom dia prestonautas,

Hoje, dia 19 de março, é o dia em que se comemora o nascimento do compositor, pianista e organista Johann Baptist Joseph Maximilian Reger, em 1873 na cidade de Brand (Alemanha).

max-reger.jpg
Max Reger.webp

Este, infelizmente, é outro caso de um compositor que não figura entre os mais frequentados nas salas de concerto. Não obstante, em minha opinião, ele é um das figuras mais interessantes da história da música, relativamente ao período da virada do século XIX para o século XX.

Ademais, apesar de ter morrido com apenas 43 anos de idade, Max Reger produziu muitas obras de qualidade, entre peças sinfônicas, de câmara, vocal e coral, bem como música para piano e para órgão; são mais de cem números de opus (na verdade até o número 146), fora as não publicadas.
 
No dia 20 de março comemoramos o nascimento dos compositores Ernesto Júlio Nazareth (1863, no Rio de Janeiro, Brasil) e Bernd Alois Zimmermann (1918, em Bliesheim, Alemanha).

34726473_123689334295.jpg
Ernesto Júlio Nazareth.webp

A posição de Ernesto Nazareth, na história da música brasileira, é da maior importância, porque foi ele o fixador de fórmulas melódicas, de esquemas harmônicos e de células rítmicas que se tornaram representativas da musicalidade nacional; para o piano, ele canalizou toda aquela música que andava dispersa pelas esquinas. O formulário rítmico e melódico do choro e da seresta carioca, a gíria improvisatória do maxixe, tudo isso Ernesto Nazareth captou, refinou, filtrou, transfigurou e condensou na sua obra pianística. (Mozart de Araújo in “REVISTA BRASILEIRA DE CULTURA”, Ano IV, n.º 12).

bernd-alois-zimmermann.jpg
Bernd Alois Zimmermann.webp

Zimmermann está em uma posição chave na história da música alemã do pós-guerra. A respectiva produção abrange composições para orquestra (incluindo uma sinfonia, música para balé e concertos), a sua famosa ópera Die Soldaten (1965), além de outras obras vocais, música de câmara, bem como trabalhos de música eletrônica.
 
Hoje, 21 de março, comemora-se o aniversário de dois dos maiores compositores da história da música: Johann Sebastian Bach (1685, Eisenach na Alemanha), e Modest Petrovich Mussorgski (1839, Karevo na Rússia).

jsbach_kleiner.jpg
Johann Sebastian Bach.webp

São compositores que dispensam considerações, pois J. S. Bach, apesar de pertencer ao período barroco, deixou uma pedra fundamental para toda a música ocidental. Sua extensa produção é de uma grandiosidade sem par, que não saberia destacar qualquer uma de suas obras.


repin-mussorgsky.jpg
Modest-Mussorgsky.webp

Mussorgsky, por seu lado, apesar de não ter uma produção abundante, foi, em minha opinião, um dos grandes compositores da música erudita, sendo que, devido a sua originalidade, não foi compreendido em sua época. Ademais, sem dúvida nenhuma, sua ópera Boris Godunov é um marco no cenário lírico de todos os tempos.
 
No dia 22 de março ocorreu o nascimento do compositor, musicólogo e crítico musical Roland Alexis Manuel Levy (1891, em Paris).

67480050.jpg
Alexis Roland-Manuel.webp

Alexis Roland-Manuel, como ficou conhecido, foi aluno de Roussel, além de amigo e biógrafo de Ravel, cuja influência sente-se em sua obra.

Para saber algo mais sobre este compositor, vide o link: http://www.geocities.co.jp/NatureLand/5390/impressionist/roland-manuel/english.html
 
Continuando a mencionar os aniversariantes do dia, hoje - 23 de março - comemora-se o nascimento do compositor de origem austríaca Franz August Julius Schrecker (1878, em Mônaco).

Schreker2.jpg
Franz Schreker.webp

Deve-se salientar que, apesar de atualmente ser pouco conhecido, entre 1910 e 1920, este compositor rivalizava-se com o grande Richard Strauss, inclusive na década mencionada suas óperas eram mais representadas do que as do seu colega alemão.

schreker.jpg

Schreker e sua esposa Maria

Sobre ele transcrevo um trecho do livro História da Música Ocidental de Jean e Brigitte Massin : De origem vienense, mas havendo emigrado para Berlim, Schreker soube surpreender e fascinar, em sua época, através da utilização de libretos de um erotismo exacerbado e, até 1910, desconhecido dos palcos alemães: "Der ferne klang" (O som distante, 1912), que impressionou vivamente o jovem Alban Berg, descreveu, pela primeira vez num palco, o destino de uma prostituta.

Podemos dizer, como bem assinalou Lauro Machado Coelho em sua obra sobre A Ópera Alemã, que Franz Schreker foi a transição entre as óperas de Wagner e Wozzeck de Alban Berg.
 
Também neste dia 23 de março devemos mencionar o nascimento do compositor Ludwig Minkus, nascido Léon Fyodorovich Minkus (1826, em Velké Meziříčí, então no Império Austro-Húngaro).

6052651.jpg
Ludwig Minkus 1865.webp

Minkus é notadamente conhecido por ter composto balés para o St. Petersburg Imperial Theatres. Os mais fomosos foram coreografados por Arthur Saint-Léon e Marius Petipa; dentre os quais destacamos La Source (1866, composto em colaboração com Léo Delibes), Don Quixote (1869) e La Bayadère (1877).
 
No dia 24 de março ocorreu o nascimento dos compositores Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1762, em Lisboa, Portugal) e Cristóbal Halffter Jiménez-Encina (1930, em Madrid, Espanha).

Marco-Portugal_REV_0.jpg
Marcos Portugal.webp

Marcos Portugal é um dos mais prolíficos compositores portugueses de todos os tempos, e a sua extensa obra abrange, principalmente, os gêneros religioso (missas, motetos, hinos, vésperas) e teatral (óperas bufas e sérias).

RETRATO+DE+CRISTÓBAL+HALFFTER.jpg
Cristóbal Halffter.webp

Cristóbal Halffter é um dos compositores mais importantes da Generacion del 51, grupo de artistas que renovaram o panorama musical espanhol com a introdução de técnicas musicais da vanguardia europeia, como o dodecafonismo e o serialismo.
 
Última edição:
bartok.jpg
Bela Bartok (2).webp

O dia 25 de março é a data em que se comemora o nascimento de um dos pilares da música no século XX, e que eu também considero um dos compositores mais brilhantes de todos os tempos: Béla Viktor János Bartók (1881, em Nagyszentmiklós, Hungria).

Bartók foi um dos fundadores da etnomusicologia e do estudo da antropologia e etnografia da música; juntamente com seu amigo, o também compositor Zoltán Kodály, percorreu cidades do interior da Hungria e Romênia, onde recolheu e anotou um grande número de canções de origem popular. O resultado, para a arte do próprio Bartók, foi um estilo baseado em particularidades musicais, alheias à música da Europa Ocidental, mas altamente pessoal; e que incluiu, depois, cada vez mais elementos da grande tradição européia, sobretudo Bach.


Também no mesmo dia, houve o nascimento de outros dois compositores, que merecem ser lembrados, a saber:

hasse-1-sized.jpg
Johann Adolph Hasse.webp

Johann Adolph Hasse, Il Sassone (1699, em Bergedorf, Alemanha); ele foi, por várias décadas, o mais prolífico e popular dos compositores de ópera séria na Itália e Alemanha.

wood_haydn.jpg
Haydn Wood.webp

Haydn Wood (1882, em Slaithwaite, Inglaterra); foi um compositor de inúmeras obras orquestrais, incluindo 15 suites, 9 rapsódias, 8 overtures, 3 peças concertantes, além de várias outras composições, como 180 canções.
 
O dia de hoje, 26 de março, é aniversário do compositor e regente Pierre Boulez (1925, Montbrison, na França); portanto, hoje ele está completando 88 anos de idade.

RTEmagicC_boulez-rondin_02.jpg.jpg
Pierre Boulez.webp

Entre suas principais composições destacam-se Pli selon Pli, para soprano e orquestra (1958-62), Répons, para orchestra de câmara e seis instrumentos solistas com equipamento eletrônico (1981-1982), e a Sonatina para flauta e piano (1946).

Em meu entendimento ele é um dos maiores compositores vivos do mundo. Parabéns.
 
Hoje, dia 27 de março, é a data de nascimento de dois compositores praticamente esquecidos:

Vincent_d'indy.jpg
Vincent d'Indy 2.webp

O francês Paul Marie Théodore Vincent d'Indy (1851, em Paris) é geralmente lembrado apenas por ser um dos fundadores da Schola Cantorum; no entanto, em sua época, foi um renomado professor e compositor; entre os seus alunos podemos recordar Erik Satie, Roland Manuel e Bohuslav Martinu.

grofe.jpg
Ferde Grofé (2).webp

O norte-americano Ferdinand Rudolph von Grofé, mais conhecido como Ferde Grofé (1892, em New York City) ficou conhecido por ter feito a orquestração da primeira versão da Rhapsody in Blue de George Gershwin. No tocante às suas composições, elas mostram grande influência do jazz.
 

Anexos

  • Ferde Grofé.webp
    Ferde Grofé.webp
    5,3 KB · Visualizações: 4
Última edição:
Dia 29 de março é a data em que nasceu o compositor inglês Sir William Turner Walton (1902 em Oldham). Ele e seu compatriota Benjamin Britten são considerados os maiores compositores britânicos do século XX.

william-walton-1.jpg
William Walton in 1928.webp

Entre as suas principais composições destacamos as suas duas sinfonias, três concertos (para violino, viola e cello), duas óperas (Troilus and Cressida e The Bear), o oratório Belshazzar's Feast e a música incidental para os filmes Henry V, Hamlet e Richard III.
 
No dia 30 de março de 1727 (em Bitonto, Itália), nasceu Tommaso Michele Francesco Saverio Traetta.

220px-Tommaso_traetta.jpg
Tommaso Traetta (2).webp

Tommaso Traetta em seu tempo era um conceituado compositor de óperas. Hoje em dia, com as gravações que estão sendo feitas de muitas delas, este operista de transição, entre os períodos do barroco e do classicismo, está sendo revalorizado.

Eis algumas das obras de Traetta gravadas ultimamente: Ippolito ed Aricia (Dynamic), Antigona (Decca) e Le Serve Rivali (Bongiovanni).

Quem possuir tais gravações poderá verificar a importância deste músico para a ópera de seu tempo; como bem frisou o professor e escritor Lauro Machado Coelho, em um dos volumes de sua História da Ópera, compositores como Jommelli e Traetta foram fundamentais para a compreensão do processo de transformação por que passou a opera seria de molde metastasiano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.764,79
Termina em:
Back
Topo