Re: [Discussão] Vídeos do Youtube - Só games (Leia o primeiro post)
O Nintendo 64, mesmo com um número aceitável de vendas, foi um fracasso comercial sim... Ele não foi um fiasco como o Saturn, mas muito longe de ter sido bem sucedido...
De onde tira essa teoria, lol. O N64 deu mais lucro e fez mais sucesso que GCN e Super Nintendo e Multiplicou o valor comercial de algumas Developers como a RARE, que depois foi vendida por valor histórico pra Microsoft. O valor em ações da Nintendo decolou. Isso é FRACASSO COMERCIAL?
O Saturn fracassou muito mais pelo total bad timming da Sega pra lançar consoles + consumidores cabreiros com o "histórico" da companhia.
Você inventa argumentos Erunamo, lol. O valor da marca SEGA é enorme e ainda que ela não seja tão conceituada como hoje a SONY e a NINTENDO são, na época tinham muito mais aceitação de mercado que a SONY no quesito VIDEOGAME. Vide outras tantas empresas que tentaram entrar no mercado de Games como a SONY e fracassaram. O que a Sony fez foi conseguir ÓTIMOS ACORDOS COM SOFTHOUSES e produzir mais jogos que qualquer outra empresa na época, sendo MUITOS deles jogos bons. Deve saber que a Nintendo era pra ter fabricado o PSX, mas recusou o projeto da Sony e da mesma forma quebrou contratos com a SQUARE, que hoje caminha lado a lado com a Sony, que a "apadrinhou".
A Nintendo fez cagadas e as Sony se deu muito bem acreditando no potencial do hardware e fazendo ótimos acordos que sustentaram o videogame no principal mercado, o japonês.
O PSX fez o dever de casa direitinho, e como não tinha concorrentes, abraçou o mercado. Simple like that.
"Não tinha concorrentes". Erunamo é o piadista da galera
Gameboy é algo inexplicável e não faz sentido... Ter ou não bons jogos (e ele tem, mas não o suficiente pra justificar essa supremacia) está longe de ser a explicação do pq ele vende tanto... É igual ter Ipod...
Gameboy faz sentido sim:
1 - Desde o Gamegear ele não tinha concorrente, basicamente. Era o único portátil disponível além de porcarias como o N-Gage
2 - Ele tem bons jogos e é barato.
3 - O produto é bom, a bateria dura bastante, você não gasta dinheiro com pilhas e o produto não quebra com facilidade.
Agora que o PSP chegou pra concorrer com o DS deu pra ver que o mercado de portáteis é sim gigantesco. Os dois tão vendendo mais que qualquer aparelho caseiro. Sendo que o PSP vende bem menos jogos, justamente pq tem gente comprando mais pelas vantagens do aparelho do que por jogar, e o DS vende muitos jogos.
Muita gente não gosta de videogame pq não gosta de parar para jogar na frente da TV, mas adorou a proposta de jogar jogos ótimos enquanto se locomove de um ponto a outro. PSP tá se dando MUITO bem. Menos que o DS, mas é um sucesso. E não temmuito a ver a comparação com IPOD, até pq a venda do DS é no mundo todo e não atinge profundamente quem não se interessa por videogames, já Ipod é mais icônico, está em um mercado LOTADO de concorrentes e se tornou uma marca de prestígio para qualquer pessoa que saiba que o outro possui um, especialmente em países em que ele é estupidamente mais caro e vende mais marca do que vantagem em si. Ter um DS não é prestígio pra ser mostrados as outros, justamente porque a maior vantagem dele é satisfazer o próprio usuáiro com os bons jogos e não vender uma marca. Você já jogou um PSP e um DS? PSP È bom no geral, tem muitas funções legais como assistir a vídeos e escutar música, mas como videogame, ele fica bem atrás do DS. Faltam bons jogos e o suporte online do DS é melhor e mais simplificado.
Basicamente não tem muito ver com IPOD.
Eu não sou fanboy da Sony.
Sei...
Um player eu concordo que não ligue pra esse tipo de coisa e se importe em ter o aparelho que tenha os jogos que mais lhe agradam, mas o grosso do mercado não é composto por players e estes levam em conta coisas mais abstratas como "ir com a cara do console", "gostar da marca", "ter o MELHOR console" e até mesmo enxergar no PS3 o "cavalo favorito" por este possuir a "mídia da próxima geração"...
De que planeta você tirou a informação de que o grosso dos consumidores de videogames não é composto por gamers?
E repito... vender aparelho não garante dinheiro pra empresa: o que dá dinheiro são jogos. Videogame (lucro de 10-30% do aparelho), jogo vendido, Lucro de 40-50% em cima de CADA jogo. Jogadores de verdade compram mais de 10 jogos até a fim da vida do aparelho. Alguns compram mais de 20 ou 30 jogos. Eu tinha 23 ajogos originais de Nintendo 64 e eu era CRIANÇA. Hoje o mercado é composto por gamers com idade média acima dos 20 anos, com independência financeira. E aí, o que dá dinheiro? Aparelho ou jogos+royalties+merchandising em cima do jogo?
Além disso, acreditar na lenda de que alguém vai comprar o videogame que com certeza será bem mais caro que um blu-ray player achando que em algum momento a pessoa vai comprar um jogo ou dois mesmo sem gostar de jogos, é ilusão. Quem compra jogos são pessoas que gostam de jogos. Muitas dessas gostam de assistir a filmes e podem ver essa vantagem como algo significativo. Mas, acredite, eu participo de comunidades de gamers suficiente pra saber que nos principais mercados os gamers vão comprar um X360, um Wii e um mBlu-ray player separado pra assitir seus filmes se for preciso, para não comprar um PS3 que não tenha JOGOS bons o suficiente.
Mas, como eu disse, os jogos tão começando a ser mas interessantes. 2008-2009 promete ser uma época com bons lançamentos exclusivos pro console.
Mais: no começo do PS2 também diziam que o fato do PS2 rodar "dvd" era "godly" e isso daria muita vantagem competitiva pro videogame. No final, os dvds players são bem mais baratos e o videogame vendeu mesmo por causa dos JOGOS que ele tem. Essas funções "a mais" que não dão vantagens direta nos jogos, não garantem sucesso.
Conheço um amigo próximo que usa o PC pra jogos e não gosta muito dos jogos de videogame, mas que comprou um Xbox pra rodar dvds, porque achou o preço bom e ainda poderia jogar alguns jogos, disse ele. Basicamente o videogame não tem jogos tão bons que não sejam FPS, que não são do gosto dele e ele, arrependido da compra, usa o aparelho só pra rodar DVDs. Gastou dinheiro a mais à toa e nem FABLE, que ele gosta ele comprou, pq também tem pra PC.
Muitos dos jogos PS3 estão no PC e no X360. Os exclusivos ainda NÃO CONVENCEM.
Enfim.. existem muito mais fatores pra justificar o sucesso (ou fracasso) de um console dq a máxima do "console com os melhores jogos"... O Wii tá vendendo absurdamente de puro Hype... Nada de "consumidores que perceberam que oq importa é a diversão trazida pelos bons jogos"... E sim, acho que o formato da mída do PS3 vai se mostrar um fator relevante na guerra da atual geração...
Com certeza, todos as dezenas de consumidores do Wii estão comprando o videogame por Hype e não porque ele tem um novo zelda, um novo Mario, um novo Smash Bros, um novo Mario Strikers, No more Heroes, Fire Emblem e mais uma lista de jogos
exclusivos de uma só plataforma que são mais do que o dobro de cada um dos concorrentes por um preço mais baixo que os concorrentes e oferecendo um sensor de movimento intuitivo que agrada novos e velhos jogadores.
Concordamos absolutamente.
Da mesma forma o x360 só está vendendo por Hype e não porque tem o melhor sistema de encontros e partidas online, o sistema de achievements, a maior quantidade de jogos de FPS que são os favoritos do americanos, Live Arcade que tem toneladas de jogos de produtoras pequenas e o Xbox Originals que oferece jogos de Xbox por 10 dólares.
Como você vai comprar o PS3 pra rodar filme em blu-ray, talvez não se importe com essas coisas que um gamerzinho desprezível ou dezenas de milhões deles valorizam e têm como razão pra comprar algumas dezenas de jogos de 40-70 dólares.
Shenmue tinha 3 discos... Shenmue 2 tinha 4...
Mas sim, concordo que a quantidade de discos pouco importa, contanto que ele seja um bom jogo... Ou em partes... tem um limite pra isso tb... Por mais que seja tecnicamente possível lançar um zilhão de dvds dupla camada pra comportar um jogo (supondo que ele utilize boa parte da capacidade de armazenamento de um Blu-Disk), chega um ponto que fica insólito... Além de ridículo..
Os únicos jogos que precisam de mais de 10 gigas de espaço, com os kits de desenvolvimento atual são os socados de audio e cenas em animação, como o próprio que citei, saindo agora pra X360. Jogos não trabalham mais com polígonos, trabalham com Shaders e mesmo os mais bem trabalhados não ocupam tanto espaço assim e garantes pelo menos 6 horas de aventuras em cenários diferenciados em um dvd de dupla camada. Quem gastam mais cds são RPGs, com animações em CG, que em alta definição ocupam um espaço retardado. Hoje em dia a maioria dos jogos, com gráficos estupendos, nem usam CGs, Erunamo...
Metal Gear Solid não usou na sua terceira versão e provavelmente não usará na quarta e não utilizará mais do que 1 ou 2 dvds de dupla camada.
Não acho que vc seja detrator da Sony... Mas acho que vc tem uma "simpatia" pela Nintendo (assim como vc acha que eu tenho pela Sony >P).
PSX > All
PS2 > All
PS3
< All
Eu compro os videogames que tenham um custo benefício que valha a pena pra mim. Sua locadora de filmes em blu-ray? A minha não e eu nem gosto tanto assim de assitir a filmes. Pra que eu vou comprar um PS3 sendo que a maioria dos jogos dele tem no X360, sendo que no segundo eu posso jogar online?
Pra que eu vou comprar um videogame com um sensor de movimento no controle se no Wii eu tenho isso muito mais bem-feito? Daqui a uns 2 anos, com uma boa quantidade de jogos e um "pricedrop" adequado eu posso até ter ele. Não vou gastar uma quantidade de dinheiro tão elevada pra comprar 2-3 jogos que me interessam atualmente. Eu gostei MUITo de
FOLKLORE, mas não o suficinete pra comprar um videogame pra jogar ele.
Hum... Não acho a diferença de PS3 pro 360 nem um pouco grande, muito pelo contrário... A coisa é bem sutil até.... E de qq forma não acho que o PS3 vá demorar tanto assim pra se recuperar na "corrida armamentista"...
A menos que o PS3 surpreenda muito com o HOME, o x360 não vai parar de vender mais no ocidente. Japoneses NÃO SE IMPORTAM COM SISTEMA ONLINE. Os ocidentais são o contrário.
Quando fizeram pesquisas sobre o Brawl, a demanda de mais de 90% dos jogadores ocidentais era... "o jogo tem sistema online?". No caso dos japoneses, nem 1/3 se preocupou com isso. Não é á toa que o sistema online do X360 seja disparado o melhor: ele agrada os ocidentais, em especial os americanos.