Outro problema nosso é q aqui só tem lançamento do mercado americano, o mercado brazuca parecem uito mais com o mercado europeu do que com o americano, tdo mundo conehce aquela imagme dos 5 nerds envolta de uma mesa matando monstros em dungeons cada vez mais sem sentido, esse é o mercado americano, apesar dos sistemas "alternativos" como GURPS e o storyteller a base do mercado americano é essa, enquanto o mercado europeu tem muito mais interpretação, eu costumo dar o exemplo de que tem muito mais mulher jogando RPG na Europa do q nos EUA, mulheres são mais atraidas por interpretação e cenário do que por hack n' slash
Apesar de achar seu tom um tanto radical, Pereldar, no fundo acabo concordando contigo, e radicalizando também.
É isso a que me referí quando disse que quanto mais jogos e sistemas diferentes, melhor para o RPG em geral. O mainstream atual é hack-slash. O resto foi jogado pra "underground". O problema é que com isso, vem uma penca de gente achar que só o mainstream é que presta, e o resto não - por que não tem popularidade, não vende bem, etc... tss, tss, tss.
O exemplo das mulheres foi ótimo. Aliás sabe o que chamou as mulheres para o RPG, pelo menos aqui no BRasil? Vampire. Isso mesmo. A White Wolf é a responsável por promover uma espécie de "renascimento" do RPG, dando valor ao real significado do termo (Role-Playing / interpretação de papéis), enquanto até então, predominantemente, poderíamos chamar o hobbie de TPG (Tactical playing game), por que cá pra nós, girava em torno de combos, bonequinhos de plástico, e vorpals. Wargamistico demais.
Com Vampire, as mulheres e adultos novos ao hobbie puderam conhecer um significado muito mais amplo e mais fiel à propria sigla RPG. Até o Live Action cresceu!
Pensando bem , a política da Devir de "ir contra o mercado" não me parece burrice, me parece inteligencia e ousadia. É como se esta tentasse lutar contra esse "norte-americanismo caça-níqueis" que você colocou Pereldar, e tentar manter-se o mais eclética possível para mostrar ao brasileiro que o RPG é bem maior do que o mainstream parece mostrar.
